Entenda o que é planta baixa, para que serve e exemplos

O que é planta baixa - Entenda Antes

Se você é um entusiasta na área da arquitetura e construção civil, já deve ter ouvido falar em planta baixa. O termo é bem comum e faz parte de qualquer projeto arquitetônico ou de design de interiores. Mas, afinal, o que é planta baixa? Deixa que a gente explica! 

A planta baixa é um documento básico elaborado pelo arquiteto para representar o layout de um casa ou determinado ambiente. Com isso, é possível visualizar como todos os cômodos estão interligados, a disposição dos móveis e outros aspectos. 

Pode parecer um pouco complexo para quem não está familiarizado com o assunto, mas garantimos que não é. Pensando nisso, reunimos as principais informações para você entender o que é planta baixa e alguns exemplos para facilitar a compreensão.

O que é planta baixa

Planta baixa - Entenda Antes

A planta baixa é um desenho técnico em escala que mostra as paredes e cômodos de uma estrutura como se fossem vistos de cima. A representação é feita a partir de um corte imaginário à altura de 1,50m do piso. Esta medida é utilizada pois é capaz de abranger as aberturas de portas e janelas, por exemplo. 

A planta baixa pode representar um edifício inteiro, um andar de um prédio ou um quarto individual. O desenho é um dos documentos mais importantes de um projeto arquitetônico e é essencial para projetar ou construir uma casa. 

Basicamente, uma planta baixa contém os seguintes elementos: 

  • Linhas de dimensão: representam as medidas de comprimentos e larguras de cada item na realidade. Por exemplo, o tamanho de uma janela, dimensões do cômodo etc;
  • Escala: paredes, portas e janelas são representadas em escala na planta baixa. Isso significa que cada item desenhado segue uma proporção em relação ao tamanho real. Hoje em dia, as escalas mais comuns são de 1:50 e 1:100. Na escala de 1:50, por exemplo, cada centímetro da planta baixa será 50 vezes menor do que a realidade;
  • Tipos de quartos e itens: estes elementos podem incluir portas, janelas, paredes, escadas, armários, eletrodomésticos e assim por diante.

Veja também: “Como alinhar suas necessidades com o projeto arquitetônico?”

Para que serve a planta baixa 

Planta baixa - Entenda Antes

A planta baixa é considerada um documento obrigatório de qualquer edifício. Assim, as prefeituras municipais exigem a planta baixa para conceder o alvará de construção. Além disso, a planta tem outras funcionalidades práticas para arquitetos e construtores, entre elas: 

  • mostrar uma noção clara da divisão entre os espaços. Isto é essencialmente útil para ajudar a projetar layouts de móveis, sistemas de fiação e muito mais; 
  • permite uma ampla possibilidade para experimentar diferentes alternativas de design de fluxo de pessoas pelo local;
  • ajuda a fazer mudanças necessárias antes de prosseguir para as fases mais elaboradas de planejamento ou construção;
  • serve como base para a elaboração de outros projetos complementares, como elétrico, hidráulico, estrutural etc.  

Veja também: “Como participar do processo criativo de design da sua casa”

Exemplos de plantas baixas

Bem, agora que você já tem uma visão do que é planta baixa e para que serve, vamos ver como é na prática? Existem alguns tipos de plantas e selecionamos os principais exemplos a seguir: 

Planta Baixa técnica

Basicamente, a planta baixa técnica é composta por linhas que indicam a estrutura do imóvel, ou seja, as paredes, portas, janelas e demais elementos da construção. Com essas informações técnicas, é possível usá-la como apoio na construção. 

Planta baixa - Entenda Antes

Planta baixa humanizada

Já a planta humanizada é feita com desenhos elaborados e contém mais detalhes do imóvel, como representação dos móveis e pisos desenhados e coloridos. Esse modelo de planta é bastante utilizado por arquitetos na apresentação de projetos, já que o entendimento é mais simples para pessoas leigas. Assim, eles conseguem visualizar com mais facilidade como o ambiente ficará depois de pronto. 

Planta baixa - Entenda Antes

Planta baixa 3D

Os software de modelagem – como o Autocad – também permitem criar uma planta baixa 3D. Nesse modelo, é possível proporcionar mais realismo ao projeto e o cliente tem a sensação de enxergar o imóvel pronto em miniatura, como nos exemplos abaixo.

Planta baixa - Entenda Antes

Flávio Lima Arquitetura

Planta baixa - Entenda Antes

Jb Design de Interiores

Gostou de aprender o que é planta baixa e para que serve o documento? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário