Como alinhar as suas necessidades com o projeto arquitetônico?

Está pensando em construir ou reformar sua casa mas não sabe como deixar tudo com a sua cara? O trabalho com um bom arquiteto é a solução!

Veja também: As diferenças entre arquiteto, engenheiro e designer de interiores – Entenda Antes!

Esses profissionais podem enxergar possibilidades e encontrar soluções para suas necessidades. Mas, para criar um projeto arquitetônico funcional e do jeito que você sempre sonhou, é preciso alinhar alguns pontos com o arquiteto.

Quanto mais informações detalhadas você fornecer, mais fácil será para o profissional atender suas necessidades. A seguir, listamos alguns tópicos sobre o que precisa ter em um projeto e como discutir sobre eles com o seu arquiteto. Boa leitura!

Transmita seus sonhos e desejos

Se você já tem uma visão clara da casa dos seus sonhos, ótimo! Mas se não sabe por onde começar, não tem problema.

O primeiro passo para iniciar um projeto arquitetônico é pensar sobre as características que você gostaria de ter em sua casa.

Para isso, busque imagens para se inspirar em projetos de casas que tenham a ver com o seu estilo. Separe as suas fotos favoritas e reflita quais são os detalhes que você mais gosta.

Flávio Lima Arquitetura

Vale a pena também mostrar essas imagens para o arquiteto. Assim, ele consegue visualizar suas referências e entender seu gosto.

Veja também: 3 Erros cruciais que podem acabar com a sua construção – Entenda Antes!

Nesse momento também é importante transmitir todos os seus sonhos e desejos para o arquiteto. Você quer uma casa retro ou contemporânea? Sonha em ter uma casa digna de capa de revista ou prefere algo menos chamativo?

O arquiteto precisa conhecer todos os seus desejos para ver o que é possível realizar e como expressar esses sonhos em um projeto arquitetônico funcional.

Analise suas necessidades

Por falar em funcionalidade, você não pode esquecer de considerar as suas necessidades para fazer o seu projeto.

Antes de elaborar um projeto, o arquiteto vai passar boa parte do seu tempo conversando com você e outros membros da família. Nesse tempo, ele vai descobrir qual o estilo de vida e as necessidades de vocês para analisar como construir uma casa funcional.

Se vocês têm o hábito de receber os amigos e familiares para um churrasco no fim de semana, pode considerar uma área externa com um espaço de lazer maior.

Marcio Erlim – Arquiteto

Se você prefere cozinhar enquanto passa o tempo com a família e distrai os convidados, uma cozinha conectada à sala de jantar pode ser uma boa opção.

INDESIGN ARQUITETURA

Essa conversa preliminar é essencial para assegurar que a casa que você construiu é ideal para a maneira como você vive.

Fale sobre o seu orçamento

A quantidade de dinheiro que você pode gastar em seu projeto determina o design da casa de forma significativa. Por isso, é importante definir o orçamento com a maior precisão possível e deixar claro para o arquiteto.

Como profissional especialista em construção de casas, ele pode ajudar usar o dinheiro de forma inteligente. Por exemplo, se você quer um revestimento que ultrapassa o orçamento, o arquiteto pode indicar uma solução similar, mais barata e que combine com o seu projeto.

Essa etapa está ligada ao planejamento da construção, temos algumas matérias que podem te ajudar muito nesse momento acesse: 5 Dicas INFALÍVEIS de como planejar a sua construção – Entenda Antes!

Defina o prazo para a entrega do projeto

Esse é um fator que não pode deixar de lado para evitar problemas entre clientes e arquitetos.

Fazer projetos de casas pode ser uma tarefa demorada e que não é feita do dia para a noite. Da mesma forma, você pode estar ansioso ou tem urgência para receber o projeto arquitetônico do seu imóvel.

Veja também: Quais são as etapas para realizar o projeto arquitetônico? Confira!

Para evitar desentendimentos entre clientes e arquiteto, é recomendável definir um prazo para a entrega do projeto. Então, conversem e tentem negociar uma data que seja ideal para as duas partes.

Boa parte do sucesso da relação entre clientes e arquitetos e definida por uma comunicação clara?

Falando abertamente sobre seus desejos, necessidades, orçamento e prazos, o profissional vai saber exatamente como criar um projeto arquitetônico funcional.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário