Como evitar erros na fase de acabamento da sua construção?

Não importa o tamanho da sua construção ou reforma, é preciso estar sempre atento aos detalhes, principalmente na fase de acabamento, parte final da obra e também mais cara, pois os produtos e os materiais necessários possuem preços mais elevados.

Veja também: Por que contar com um arquiteto para planejar sua obra?

Assim, da escolha correta dos materiais à mão de obra escolhida, tudo precisa estar perfeito. Então, para te ajudar a evitar erros na fase de acabamento da sua construção, selecionamos algumas dicas. Confira!

Marcio Erlim – Arquiteto

1. Falta de planejamento e projeto executivo

Nenhuma construção poderia começar sem um mínimo de planejamento e um projeto executivo, pois são eles que evitam diversos problemas, principalmente na fase de acabamento, onde detalhes são muito importantes.

Veja também: Descubra os erros mais comuns que ocorrem pela falta de planejamento de uma obra – Entenda Antes!

Uma obra bem planejada estabelece o prazo de execução, a contratação do profissional qualificado para cada etapa, a compra do produto no tempo certo e na quantidade adequada.

O projeto executivo é importante pois é ele que irá detalhar os itens que serão instalados em cada ambiente, os pisos e revestimentos, a forma de aplicação, etc.

Ele vai te ajudar a escolher de forma adequada, por exemplo, o tipo de piso, o modelo de janela, a tinta e outros produtos de acordo com cada ambiente, para que combinem com os móveis, com a decoração e que não causem danos como escorregões, infiltrações entre outros.

Quando tudo está planejado de forma correta, as chances de qualquer imprevisto ou atraso diminuem bastante, e imprevistos ou atrasos é tudo que você não precisa no final da sua obra, quando você não vê a hora de se mudar de vez para a casa nova.

Bruna Alvim Campos

2. Não seguir cronograma

O cronograma deve ser seguido sempre, por mais difícil que isso possa parecer, e é essencial quando se depende de terceiros, o que frequentemente acontece na fase de acabamento.

Instalação de gesso, revestimentos, pisos, porcelanato, armários e vidros, geralmente precisam de profissionais especializados que costumam ter a agenda cheia e de repente, por causa de um ou dois dias de atraso na obra, não poderão mais te atender.

NovoPiso Decorações

Sempre defina prazos e conte com possíveis atrasos, da mão de obra, das entregas e também decorrentes de interferências externas, como chuva e umidade.

3. Não ter o controle dos gastos

Todo os gastos devem ser colocados sempre na “ponta do lápis”. Antes de qualquer compra, verifique os materiais de construção que você precisará usar e os custos com profissionais, se necessário.

Veja também: Como saber quanto irei gastar em minha construção? Entenda Antes!

A fase de acabamento é a parte mais cara da construção de uma casa, e representa, em média, 60% do seu custo total. Por isso é muito importante ter controle de tudo que é gasto, do contrário, você poderá ter surpresas desagradáveis ao final da obra e acabar gastando mais do que poderia ou deveria.

4. Não fazer as compras de materiais na quantidade adequada e com antecedência

Na hora de comprar os materiais é importante pensar na quantidade necessária e seguir direitinho o planejamento e o projeto executivo da obra. Calcule as áreas que serão revestidas e o tamanho de todos os materiais que serão utilizados para evitar desperdícios ou falta de matéria-prima.

Faça suas compras e encomendas com bastante antecedência, pois muitas vezes o material que você precisa pode não estar no estoque e pode demorar um pouco para chegar. Isso evita atrasos e contratempos na obra.

E atenção! Na hora de comprar pisos, azulejos e pastilhas, lembre-se que poderá ocorrer possíveis quebras e perdas de material. Assim, compre pelo menos 10% a mais.

FREITAS ARQUITETURA E INTERIORES

5. Não observar a ordem correta de execução dos trabalhos

Para que o resultado final fique perfeito e dentro do cronograma, é preciso seguir uma ordem no momento da execução que deverá ser a seguinte:

  • Inicie a colocação de pisos, azulejos, soleiras e pingadeiras
  • Rejunte
  • Instale bancadas, gesso e esquadrias
  • Pintura das paredes internas e externas
  • Iluminação
  • Metais e louças

Então, gostou das dicas? Pronto para começar a tão esperada e temida fase de acabamento da sua construção?

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário