O que é Sustentabilidade e como ela se encaixa na decoração? Entenda Antes!

O que é Sustentabilidade e como ela se encaixa na decoração? Entenda Antes!

A consciência ambiental está cada vez mais presente na sociedade, desde a alimentação e vestuário até o descarte de lixo. Mas você sabia que a sustentabilidade também pode ser incorporada no design de interiores?

Projetos de arquitetura e design ecológicos garantem ambientes muito mais relaxantes, leves, agradáveis e com muito bom gosto!

Veja também: As diferenças entre arquiteto, engenheiro e designer de interiores – Entenda Antes!

Existem muitas maneiras de fazer escolhas melhores para você, sua família e o mundo, afinal, um planeta saudável resulta em pessoas saudáveis vivendo em um lar saudável. Quer saber mais sobre a decoração sustentável? Então continue a leitura!


O que é Sustentabilidade?

Basicamente, a sustentabilidade pode ser definida como uma maneira de utilizar os recursos naturais de forma que atenda as necessidades atuais sem prejudicar as gerações futuras.

Em outras palavras, sustentabilidade significa reduzir os danos ao meio ambiente, viver em harmonia com a natureza e criar um sistema econômico que garanta qualidade de vida para as pessoas enquanto os recursos naturais são renovados.

Na decoração, a sustentabilidade está relacionada à escolha de produtos e materiais que causam menos impacto na natureza, desde o processo de fabricação até o descarte.

Como ter uma decoração sustentável em casa?

É possível decorar a sua casa de forma sustentável e ecologicamente correta ao mesmo tempo que mantém o seu estilo pessoal e preenche o espaço com beleza e qualidade.

Dependendo do seu orçamento e do tempo que tem disponível, você pode modificar sua casa para ter uma decoração mais sustentável de uma maneira que funcione bem para você. Por exemplo, você pode escolher um móvel produzido com recursos renováveis, usar materiais reciclados, reutilizar peças antigas, entre outras atitudes.

Veja também: Quais são os tipos de energias sustentáveis? Aprenda agora quais os tipos! Entenda antes!

Use plantas na decoração

Essa é uma das maneiras mais fáceis de incluir a natureza em sua casa ao mesmo tempo que decora o espaço.

Une Arquitetura

As plantas fornecem mais oxigênio em todos os ambientes e ajudam a eliminar produtos químicos presentes no ar, deixando-o mais refrescante.

Existe uma enorme variedade de tipos, tamanhos e cores de plantas que você pode usar, apenas atente-se aos cuidados para mantê-las saudáveis.

Veja também: Dicas de como montar uma parede verde que dê pouca manutenção – Entenda Antes!

Escolha materiais produzidos de forma sustentável

Na hora de escolher os móveis da sua casa, opte por aqueles que passam por um processo de fabricação ecologicamente correto. Materiais como o plástico, por exemplo, podem ser mais baratos mas não são sustentáveis.

Arqtª Thaís Gonçalves

Então, tente encontrar móveis no estilo que você tenha preferência e que sejam feitos a partir de matérias-primas materiais sustentáveis, como a madeira de reflorestamento. Além de lindos esses móveis duram por muito tempo.

Recupere, recicle e reutilize

Reutilizar uma peça de mobiliário, arte ou objeto que seria jogado no lixo abre oportunidades para você usar a criatividade e adicionar um toque pessoal na decoração da sua casa.

Une Arquitetura

Você pode usar mesas, cadeiras, garrafas plásticas ou de vidro, caixotes de madeira, cano de PVC e muitos outros materiais para dar um novo significado e utilidade em sua decoração.

Pense na eficiência energética

A forma como você ilumina sua casa tem impacto na atmosfera do ambiente e também na utilização dos recursos naturais. Por isso, escolha produtos e materiais com maior eficiência energética, seja cortinas que permitam a passagem de luz, sistemas de iluminação de baixa energia ou paredes de cores claras.

O design de interior inteligente pode incorporar janelas grandes e claraboias para captar o máximo de luz natural e deixar a casa mais arejada.

Essas são apenas algumas maneiras de fazer uma decoração sustentável em sua casa e manter o ambiente acolhedor. Se você quer adotar práticas sustentáveis em sua casa, pense sempre sobre a origem de uma peça, como foi feita e o que você fará quando não precisar mais desse item. Com o tempo, você vai ver como pode ser positivo!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Solicite um orçamento
×