Terraplanagem, construção em terreno com desnível

O sonho de ter a casa própria, ou melhor, construí-la do jeito que sempre imaginou é um desejo na vida de quase toda população. Afinal, grande parte das pessoas querem escolher cada detalhe da sua casa. Após a decisão de construir a própria casa, vem a aquisição do terreno, onde o mesmo pode ser plano ou então conter algum declive. É então nesta etapa que entra a terraplanagem, caso for necessário a movimentação de terra.

Nessa matéria você terá uma visão geral sobre o assunto, confira e Entenda Antes de fazer!

Você conhece o profissional que leva consigo o nome de Topógrafo?

O primeiro passo para construir a casa própria é fazer aquisição do terreno! Já o próximo passo é procurar profissionais da área que trabalham com Projetos Arquitetônicos. Assim eles podem dar continuidade à este sonho e consequentemente atender as necessidades que você tem.

Para que o Projeto Arquitetônico seja criado da melhor forma possível, o profissional precisará de dados técnicos e informações sobre o lote que será implantada o projeto. Dentre essas informações, listada abaixo estão quatro delas;

  1. Dimensões e condições do terreno.
  2. Informações sobre a variação de cotas.
  3. Presença e localização de elementos estranhos à obra – árvores, lagos, antigas pavimentações, etc.
  4. Prever serviços como terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros.

Quem dispõe desses dados citados acima, sendo possível então, a produção de uma planta topográfica para o profissional do Projeto Arquitetônico é o Topógrafo.

Desse modo o projetista poderá criar o projeto com as informações reais do terreno, e a partir disso determinar se realmente à necessidade da movimentação de terra.

O que é terraplanagem?

A terraplanagem nada mais é do que toda movimentação de terra onde futuramente será implantada uma construção.

Já sabemos que na aquisição de um terreno, o mesmo pode ser plano ou seja, uma superfície lisa, sem desigualdade de nível, e do mesmo modo pode não ser.

A terraplanagem é utilizada em terrenos que contém declives e/ou diferentes tipos de níveis, que podem causar dificuldades na hora de construir.

O objetivo principal desse serviço é retirar terra dos locais mais altos do terreno e colocar nas partes mais baixas, criando então um terreno plano.

Na imagem acima é possível observar na linha azul o perfil original do terreno, o vermelho indica o corte ou seja a parte mais alta, onde foi retirada a terra para ser colocada no verde, o aterro, que era a parte mais baixa, criando então a superfície plana, conhecida como platô, onde será implantada a futura construção.

Porém cada caso é um caso, no exemplo acima explicamos um dos tipos mais comuns de terraplanagem, em seguida mais um exemplo;

Em alguns casos o terreno se encontra em um desnível muito grande, sendo necessário então a compra de caminhões de terra para que seja possível deixar o terreno plano para implantar o projeto.

Nesse exemplo acima, visualizamos o terreno original na cor amarela, e dependendo do rumo que o projeto for tomando, é necessária a compra de terra.

Nesse caso é interessante que o projetista, tente ao máximo explorar o terreno original com as técnicas construtivas existentes. Assim, gerando então economia para o cliente, pois o aterro nessa situação tem um custo alto. Mas neste caso em específico foi necessário o uso de vigas para deixar o terreno plano.

Mas, afinal, o que é Aterro?

O Aterro ou Corte de terreno significa colocar terra, e materiais para preencher e/ou elevar o terreno. É muito usado para deixar o terreno plano. Mas essa técnica pode ser utilizada tanto para retirar desníveis quanto para criar desníveis propositais. Como por exemplo, o aumento da área da obra.

Veja abaixo um exemplo de aterro:

Em alguns ocasiões, é necessária a utilização de muro de arrimo para conter toda a terra que não foi mexida. Pois em dias chuvosos por exemplo, pode ocorrer deslizamentos caso não tenha o muro de arrimo.

Dica do Entenda Antes para você!

Todos serviços estão ligados a você, a realização do seu sonho, precisamos contar com profissionais que atendam suas necessidades. Sendo eles arquitetos, engenheiros, topógrafos, empresas que realizam o serviço de terraplanagem e etc.

Tudo é custo para o seu bolso, na hora de construir, economizar de forma certa é uma ótima opção. Lembre-se que tanto o serviço do topógrafo e o de terraplanagem é possível ter orçamentos, cotações de valores. Além das conversas com os profissionais envolvidos para saber qual vale mais a pena.

Além disso para te auxiliar montamos uma matéria de como fazer a cotação de materiais de forma correta, especialmente para você leitor da Revista Entenda Antes.

Acesse: “Cálculo rápido para descobrir a quantidade de material para a sua construção.”

Este post foi útil para você? Então continue acompanhando nosso site para receber mais dicas como essas!

_____________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário