fbpx

Você NÃO precisa perder tempo com projeto para construir sua casa. Entenda o porquê!

Você NÃO precisa perder tempo com projeto para construir sua casa. Entenda o porquê!

Seu projeto, a construção de uma casa é algo maravilhoso, você se dedicará para deixá-la do jeito que sempre quis, confortável e bonita para atender as necessidades da família.

Você deve ter estranhado o título desse post, mas calma, vou te explicar direitinho.

Primeiramente vamos entender qual a finalidade de um projeto arquitetônico:

Os projetos de construção servem para organizar a obra e facilitar a sua execução. Portanto a planta baixa junto com os demais desenhos técnicos formam uma espécie de manual do construtor. Onde os profissionais responsáveis por executar a obra irão ter como guia.

Uma vez que os documentos especificam as dimensões das paredes, níveis de piso, tamanho das portas, janelas e outras informações. É possível prever problemas comuns nas obras. Consequentemente, gastos desnecessários e desperdícios são evitados, ao mesmo tempo que a eficiência no canteiro de obras aumenta.

Tudo isso só é possível graças aos estudos e análises detalhadas que são feitos pelos profissionais habilitados, como arquitetos e engenheiros.

Não perca tempo com projeto para construir sua casa
Orçamentos de obra: o que é e como fazer? | Clique para ver Projeto completo EA-138.

Vejamos os 3 piores erros que podem acontecer ao construir sem projeto: 

  • Você terá uma obra irregular, correndo risco de multas e paralização.

O profissional que desenvolve projetos conhece a legislação e o fará de acordo com ela. Construir sem um projeto feito por um profissional autorizado, terá como consequência uma obra irregular.

Além disso pode estar sujeita às penalizações da lei, incluindo multas e demolições.

Em algumas circunstâncias, podendo significar gastos ainda maiores para adequá-la, além do valor do projeto, terá o custo da correção da obra.

  • Erros na execução que acarretam a desperdícios e gastos desnecessários

As interpretações equivocadas ou problemas de comunicação estão aptos a acontecerem, em algumas situações até mesmo com o projeto. Mas se simplesmente não existirem esses desenhos, as probabilidades de erro são muito maiores. O que resulta em situações de construir paredes e ter que derrubá-las por que algo não “encaixou”. 

  • Tempo elevado na execução da obra

O proprietário planeja iniciar uma obra visando o começo, meio e fim, mas sem um projeto, pode ser que nunca tenha fim!

É na fase de planejamento, antes da execução, que planeja-se a duração da obra, principalmente se necessitar certa urgência.

Porém, a falta de planejamento resulta na perda de tempo, como refações, deslocamentos na compra de materiais extras, na escolha e encomenda de materiais.

Além disso também na organização da mão de obra e em diversas outras situações.

Se gasta tempo, gasta dinheiro, sendo impossível um orçamento ou previsão de término da obra, se não existir um projeto.

Veja também: Descubra quais são as 3 principais soluções para quem precisa de um projeto para construir.

Certo, mas então como que eu não preciso perder tempo com o projeto para construir, sendo que ele é tão importante?

Não é que você não precisa de um projeto, você simplesmente não precisa perder tempo elaborando um do zero! 

O desenvolvimento de um projeto é algo demorado, é necessário diversas reuniões com o arquiteto ou engenheiro. Muitas vezes após a segunda reunião o profissional te apresenta um esboço com base nas informações que você forneceu a ele. Contendo por exemplo o tamanho do terreno, quantidade de quartos que deseja, tamanho da construção. Caso deseja fazer um sobrado ou uma casa térrea essas demais informações estarão nesse projeto.

No entanto, existe uma grande chance de você não gostar da ideia apresentada, e pedir para alterar dezenas de coisas. Lembre-se todas essas reuniões e alterações, além do custo, também levam um tempo para serem realizadas.

Hoje em dia, existem outras opções que além de serem mais acessíveis também garantem a satisfação de que você está pagando por um projeto que realmente gostou. Digamos que existem 3 opções para você adquirir o seu projeto, cada uma delas com suas vantagens e desvantagens, como tudo na vida, se você quer conhecer essas 3 opções, clique aqui. 

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Você é um profissional? Anuncie seus projetos! Saiba mais