5 dicas para tirar o melhor proveito de seu terreno!

5 dicas para tirar o melhor proveito de seu terreno!

Se você vai comprar um terreno ou se já possui um e está pensando em construir nele, você precisa saber antes de fazer seu projeto de arquitetura que as dimensões do terreno são apenas um dos fatores que serem analisados. E por isso, preparamos este post com 5 dicas para você tirar o melhor proveito do seu terreno e construir o imóvel dos seus sonhos. Acompanhe!

Asalc Arquitetura


1. O projeto de arquitetura deve se adaptar ao terreno

É comum passarmos em frente à uma construção e constatarmos que o terreno está sendo ou será modificada. Mas saiba que muitas modificações podem ser evitadas se o projeto de arquitetura for adaptado ao terreno e não o terreno ao projeto.

Fazer alterações de topografia têm um alto valor, já modificações em um projeto, nem tanto. Sem falar que o próprio terreno pode ser uma fonte e inspiração para a sua construção.

É verdade que existem algumas situações em que é inevitável mexer no terreno, mas vale a pena analisar bem o terreno e todas as suas possibilidade antes de começar o projeto.

2. Terrenos em aclive ou declive são sinônimos de oportunidades

Aclive é quando você para na frente de um terreno e ele tem uma subida. Já o declive é o contrário pois você encontra uma descida.

Terrenos em aclive ou declive favorecem um melhor aproveitamento da paisagem com belas vistas, permitem o acesso e utilização dos terraços, favorecem a entrada de luz natural e sol, facilitam a ventilação e podem motivar interessantes e criativas soluções arquitetônicas.

Por isso ao se deparar com um terreno em aclive ou declive, considere esses fatores e não tenha medo de pensar em algo diferente para o seu projeto.

3. Nem tudo são flores quando se tem um terreno perfeito

Encontrar um terreno completamente plano, sem imperfeições ou problemas visuais, de insolação ou de ventilação é um verdadeiro sonho quando estamos pensando em construir.

Porém, ao mesmo tempo que esse tipo de terreno abre inúmeras possibilidades para o seu projeto, ele traz também a maldição de ter várias opções para escolher, o que acaba trazendo um sentimento de frustração.

4. Pense na área não construída do terreno

Um bom projeto de arquitetura não leva em conta apenas a área construída, mas também os espaços vazios do terreno.

Esses espaços vazios não são sinônimo de desperdício de terreno, muito pelo contrário. Eles são fundamentais para valorizar o projeto, seja no aspecto visual, seja no funcional.

5. Tire partido da natureza presente no terreno e ao redor dele

Que tal fazer um projeto de arquitetura que valorize a natureza do terreno e da área ao redor ao ajudando na preservação do meio ambiente?

Normalmente, a legislação permite a retirada de vegetação exótica, mas protege a nativa, além daquela presente próxima a rios e nascentes de água. Mas mesmo dentre a vegetação exótica podemos encontrar exemplares interessantes e que, de repente vale a pena serem preservados e serem incorporados ao seu projeto.

O terreno como elemento da construção

Hoje em dia encontramos vários recursos e sistemas de fundações que é quase impossível poder afirmar que existam terrenos onde não possa ser levantada uma construção. No entanto, cabe aos profissionais de engenharia e arquitetura analisarem as possibilidades e cada tipo de terreno antes de iniciarem o projeto.

Veja também: A verdade sobre a escolha do melhor tipo de terreno para uma obra. Você já escolheu o seu?

Por isso é importante se cercar de pessoal capacitado e experiente no assunto, evitando assim problemas estruturais e prejuízos na sua obra.

É preciso analisar também a legislação do seu município que pode trazer restrições quanto ao espaço de recuo da rua, altura e área construída do seu imóvel.

E, para saber mais, vale a pena conferir o post: “Construção em terreno com desnível, etapa de terraplanagem” aqui na nossa revista. Boa leitura!

 

Bruna Alvim Campos

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

dasdasdasdasdas

 

[easy-budget]

Você é um profissional ou deseja construir ou reformar?Cadastre-se
×