Quais são as etapas para realizar o projeto arquitetônico? Confira!

Você está prestes a realizar seu sonho e começar a construção da sua residência. Porém, não sabe como transmitir ao arquiteto tudo que você deseja?

Saiba que isso é muito comum, mas as dicas deste post vão te ajudar a alinhar as suas necessidades com o projeto arquitetônico e a entender as etapas para realizar essa construção. Confira!

IGOR HENRIQUE

Escolha um arquiteto que tenha projetos no estilo que você deseja

A maioria dos arquitetos projetam levando em consideração os gostos do clientes, porém, muitos possuem características únicas, que geralmente são marcadas em seus projetos.

Por isso é importante você se identificar com os projetos já realizados pelo profissional, dessa forma, vocês terão mais afinidade e gostos parecidos.

Além disso, ele poderá te dar sugestões criativas e novas ideias para a construção da sua casa, coisas que talvez você nunca tenha sequer imaginado.

Bruna Alvim Campos

Seja claro quanto ao orçamento

É preciso ser claro e honesto com o seu arquiteto com relação ao orçamento, já que todo o trabalho começa pelo planejamento da obra e nele está incluso o orçamento.

É claro que o custo de uma construção, por mais simples que seja, não costuma ter uma previsão exata, já que o preço dos produtos e da mão de obra pode variar no decorrer da obra. Mas, é fundamental estabelecer pelo menos um limite máximo para os gastos. Portanto, deixe bem claro para o arquiteto o orçamento disponível.

INDESIGN ARQUITETURA

Diga e mostre o que você quer

É interessante que já na primeira reunião com o arquiteto você diga e mostre exatamente o que você quer.

Faça uma lista com as coisas que você tem em mente para a sua casa, o que não pode faltar de jeito nenhum, quais são suas inspirações e qual a rotina da família. Fale como quer utilizar determinado cômodo, como quer que o espaço seja dividido, como gostaria que fosse a área externa, por exemplo.

Veja também: Como alinhar as suas necessidades com o projeto arquitetônico?

Interessante que você mostre fotografias de projetos e ambientes que você goste para que ele tenha uma ideia mais completa do que você espera dele. Isso irá ajudar muito o seu arquiteto.

“Dica: Utilize seus álbuns de ideias no Entenda Antes para salvar e mostrar ao profissionais suas inspirações e gostos.

Quando receber o primeiro esboço do projeto arquitetônico diga exatamente o que você achou, o que gostou e principalmente do que não gostou. Não tenha receio de fazer críticas ao projeto, afinal é a sua casa e ele, como profissional, está acostumado com isso.

Marcio Erlim – Arquiteto

Faça perguntas

Na maioria das vezes o cliente não tem conhecimentos sobre arquitetura, então é importante que você questione tudo que você não entender no seu projeto.

A função do arquiteto é transformar seus sonhos, desejos e ideias em realidade, por isso você precisa transmitir suas expectativas de forma objetiva. E ele, por sua vez, precisa responder todos os seus questionamentos.

É preciso ter em mente que um pequeno detalhe no projeto pode ser algo que não te agrade no final e depois será mais difícil ou mesmo impossível de alterar.

INDESIGN ARQUITETURA

Confie no seu arquiteto

Por último, mas não menos importante, você precisa confiar no profissional que você escolheu. Você não se consulta com um médico ou pega orientações com um advogado que não confia, não é mesmo? O mesmo acontece com o seu arquiteto.

É fundamental que você confie no profissional que contratou, por isso, não saia contratando qualquer um, o ideal é conversar com no mínimo 3 arquitetos para depois tomar uma decisão. E lembre-se, o não coloque o preço como principal métrica de escolha.

Bruna Alvim Campos

Essas são as algumas etapas que ajudam na hora de alinhar sua necessidades com o projeto arquitetônico e também na hora de realizar a sonhada construção do seu imóvel.

Veja também: Conheça os acabamentos mais adequados para cada ambiente da sua casa – Entenda Antes!

Entenda Antes de realizar um projeto!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário