Projeto aprovado e agora? Próximos passos… Entenda Antes!

Projeto arquitetônico aprovado e regulamentado junto a prefeitura, tudo pronto para começar a obra, mas aí você se depara com as seguintes questões:

  • Por onde começar?
  • Quem vai construir minha casa?
  • Como escolher a equipe de mão de obra?
  • Quantas pessoas preciso contratar?

Como essas são dúvidas comuns, principalmente para quem está construindo pela primeira vez, vamos tentar responder essas e outras questões nesta nova matéria da nossa Revista Entenda Antes. Acompanhe!

Como contratar mão de obra para sua construção?

O ideal é contratar um arquiteto ou engenheiro para oferecer ajuda na hora de planejar sua obra e indicar quais serão os outros profissionais que você precisará contratar.

Veja também: As diferenças entre arquiteto, engenheiro e designer de interiores – Entenda Antes!

O importante é consultar o máximo de pessoas possível e reunir referências de bons profissionais que já trabalharam pra elas: mestres de obras, pedreiros, ajudantes, gesseiros, etc.

Uma outra opção é fazer uma solicitação ao Entenda Antes dizendo o que você está fazendo e o que precisa e nós iremos te ajudar a comparar e contratar os profissionais ideias.

Além disso, é importante também que você conheça o trabalho. O ideal é visitar obras já concluídas para conferir a qualidade do trabalho e procurar saber a opinião dos antigos clientes. Até mesmo fotos já ajudam.

Já se você está contratando o serviço de uma empreiteira, você deve checar as referências da empresa, se é reconhecida no mercado, se possui histórico em sites de reclamações, se entrega a obra no prazo etc, e também o seu portfólio de trabalhos já realizados.

Isso tudo nós do Entenda Antes fazemos para você 😉

Visite a empresa, confira os trabalhos já executados e tire todas as suas dúvidas sobre o projeto, prazos, materiais e orçamentos.

Importante na hora de contratar é não se fixar apenas no menor preço, pois às vezes o barato sai caro e um profissional desqualificado pode prejudicar gravemente a sua obra te deixando de cabeça quente.

Lembre-se sempre que aqui no Entenda Antes você pode fazer uma solicitação para te ajudarmos a cotar esses serviços… O mais legal é que serão profissionais próximos que irão te retornar. É muito rápido, cômodo e fácil.

Ao preencher apenas um formulário você poderá receber até 4 propostas, além disso, poderá ver quem aceitou sua solicitação e acessar sua página para ver suas avaliações e trabalhos realizados.

Quem contratar para minha obra?

Não basta apenas contratar um arquiteto, engenheiro e alguns pedreiros para que sua construção vá adiante. Será preciso contratar também uma série de outros profissionais para que seu imóvel fique do jeito que você sempre sonhou.

Você precisará contratar os seguintes profissionais, entre outros, dependendo do tamanho e complexidade da obra:

  • Mestre de obras: responsável pela fiscalização e supervisão da obra, por distribuir as tarefas, manter a ordem no canteiro e intermediar a relação entre o engenheiro e os demais trabalhadores.
  • Encarregado: faz o papel de mestre de obras, porém, com qualificações inferiores.
  • Pedreiros: são os responsáveis pelos serviços de alvenaria, reboco, contrapiso, concretagem, revestimentos de paredes e de pisos e acabamentos em geral, etc.
  • Ajudante de pedreiro: sem a qualificação de um pedreiro, ele serve como auxiliar dos mesmos.
  • Servente: é o “faz tudo” da obra e auxilia todos os outros profissionais.
  • Armador: é responsável por cortar, dobrar e montar as armaduras estruturais em aço, preparando a obra para concretagem.
  • Pintor: responsável pela pintura, tanto interna quanto externa.
  • Gesseiro: é quem aplica o gesso de parede e de teto.
  • Encanador: executa a parte hidráulica da construção.
  • Carpinteiro: faz todo o trabalho que envolve madeira.
  • Eletricista: cuida das instalações elétricas da construção.

 

Veja também:Mão de obra necessária para sua construção, quais são os profissionais? Entenda Antes!

Quantos profissionais devo contratar?

Não existe uma resposta pronta para essa pergunta.

Tudo vai depender da complexidade e do tamanho da obra, bem como, é claro, do orçamento e do tempo disponível.

O engenheiro ou arquiteto é quem deve calcular o número exato de profissionais necessários.

Veja também: Como evitar erros na fase de acabamento da sua construção?

Gostou dessa matéria? Que tal compartilhar com aquele amigo que está pensando em construir?

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

(2) Comentários

  1. Boa tarde, obrigado pela atenção, tenho plobremas na estrutura da minha casa, como trincas nas paredes e vigas laje, o que faz??? Me ajude por favor.

Deixe seu comentário