(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)
É de extrema importância conhecer os tipos de solo quando o assunto é construção civil. Afinal, o tipo de solo onde será erguida uma determinada construção é determinante para as fundações, estruturas e tipo de edificação. Assim, para que você fique sabendo de uma vez por todas quais são os tipos de solo existentes e a sua importância na construção civil, elaboramos este post. Acompanhe e Entenda Antes sobre assunto.
A importância do solo na construção civil
Um determinado tipo de solo pode facilitar ou mesmo limitar o uso do terreno. E, no caso de ser um limitador, ele pode trazer muita dor de cabeça ao arquiteto, engenheiro e proprietário, caso não seja muito bem trabalhado. Afinal, é o terreno que sustenta o peso da construção e determina algumas características básicas do projeto.
Em construções maiores é preciso que seja realizada uma sondagem do terreno para descobrir qual a camada é mais resistente e aí erguer as fundações do prédio. Já em construções menores, que não colocam muita carga sobre o solo, não é obrigatória essa sondagem.
Alguns tipos de solo são mais rígidos e portanto, as construções nele erguidas não necessitam de fundações profundas, cabendo ao engenheiro e arquiteto essa decisão.
Veja também: “Quais plantas usar no jardim vertical?”
Os diferentes tipos de solo
Vamos apresentar aqui os três tipos de solo mais comum, porém ela não é muito exata. É comum que esses tipos se misturem de maneiras infinitas.
Os tipos de solo são divididos de acordo com a densidade da sua composição, das
necessidades especiais que possuem para a construção e como se comporta quando aplicada determinada pressão sobre ele. Assim, podemos dizer que são fatores relevantes para composição do solo a sua:
- Densidade;
- Porosidade;
- Consistência;
- Relação do solo com a água.
1. O solo arenoso
É o tipo de solo composto predominantemente por areia.
O solo arenoso se movimenta facilmente e é altamente permeável, e isso para qualquer construção é uma grande desafio.
Ele requer fundações profundas com estacas, geralmente de aço ou concreto armado, para garantir a segurança da estrutura. As construções erguidas na beira da praia costumam utilizar essas estacas preenchidas com betão, o que aumenta a resistência da fundação.
No entanto, nem tudo é problema. As estradas construídas em solo arenoso apresentam a vantagem de não se tornarem um lamaçal na época das chuvas e não levantam poeira nos períodos de seca.
2. O solo argiloso
É o tipo mais comum de solo encontrado no Brasil e sua importância econômica na construção civil é imensa, já que com ele se fabrica tijolos, telhas, azulejos e pisos cerâmicos.
O solo argiloso, ao contrário do arenoso, possui grande capacidade de aglutinação, formando lama facilmente. É também altamente denso quando não há umidade ou presença de água.
Neste tipo de solo as fundações rasas são as mais utilizadas, sendo que caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado. No entanto, para atingir mais segurança, o uso de estacas também é recomendado.
3. O solo siltoso
O solo siltoso é considerado um tipo ruim de solo. As piores tipos de estrada são aquelas que estão em solo siltoso: formam grandes atoleiros quando chove e, na época das secas fazem muita poeira.
Além disso, é comum a erosão e desagregação natural neste tipo de solo, portanto demanda maiores cuidados e manutenção.
Veja também: “O que é um planejamento de obras e como fazê-lo?”
A mistura dos solos
Como já mencionamos, é comum encontrarmos solos misturados e por isso, é importante um acompanhamento profissional antes de começar qualquer construção. Existem solos classificados como “argiloso-silte-arenoso” ou ainda “areia argilosa”, etc.
Conheça alguns outros tipos de solos:
- Piçarra: solo formado por rochas decompostas e que pode ser escavado com pá ou picareta;
- Tabatinga ou turfa: solo composto de argila e que possui muita matéria orgânica. Geralmente encontrado em pântanos ou locais com água permanente;
- Saibro: solo formado pela mistura de argila e areia;
- Moledo: rocha em estado de decomposição mas ainda dura e de difícil remoção.
_____________________________________________________________________
Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.
Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.
Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!