fbpx

O que é peitoril e qual sua importância na construção?

O que é peitoril e qual sua importância na construção?

O que é um Peitoril

O peitoril pode até passar despercebido quando você observa as janelas de uma construção. No entanto, esse pequeno recurso arquitetônico é bem útil tanto para fins decorativos quanto funcionais.

Essa é uma das formas mais comuns de proteger um edifício contra a umidade e fazer você economizar bastante dinheiro com a manutenção da casa. Além disso, o peitoril complementa a decoração de qualquer ambiente. A estrutura permite que você coloque vasos de plantas, enfeites, livros etc.

 

Se você ainda não sabe ao certo o que é peitoril e qual sua importância na arquitetura, não tem problema! A seguir, reunimos as principais informações e alguns exemplos de aplicação de peitoris. Confira!

O que é peitoril?

O peitoril é uma base fixada na parte inferior das janelas. Esse elemento pode ser colocado tanto na parte interna quanto na parte externa da janela. Existem diversos modelos de peitoris mas, geralmente, eles são feitos de pedras. As mais comuns são mármore, granito e ardósia.

A principal funcionalidade do peitoril é manter a água da chuva longe da sua casa. Além disso, o peitoril proporciona um melhor acabamento na arquitetura de qualquer imóvel, seja ele residencial ou comercial.

O que é um Pendoril

Como e quando utilizar o peitoril?

O peitoril pode ser instalado em praticamente todos os ambientes da casa: em janelas de salas e quartos, na base de janelas basculantes comuns em banheiros e cozinhas etc.

Contudo, é importante considerar a instalação do elemento ainda na fase de planejamento da obra. Isso porque o peitoril é colocado bem abaixo da janela e, geralmente, é um pouco maior que a estrutura da janela.

Mesmo sendo um item simples, é importante ter em mente alguns detalhes antes de encomendar os peitoris para sua construção. O peitoril para áreas externas precisa ter o formato pingadeira. Isto significa que a peça precisa ficar para fora do muro e possuir um sulco.

Além disso, é essencial que o peitoril seja instalado com uma leve inclinação para baixo. Assim, a água da chuva pode escoar sem correr o risco de escorrer pela janela.

Vantagens do peitoril

peitoril - entenda antes

 

Já citamos que o peitoril serve para manter a água na parte externa da casa. De fato, esta é a principal vantagem deste recurso arquitetônico. Sem ele, a água da chuva não tem para onde escapar e penetra nas paredes. Assim, surgem as infiltrações que resultam no aparecimento de mofo, manchas e ocorrência de doenças respiratórias para quem mora no imóvel.

Além disso, existem outras vantagens que tornam os peitoris partes importantes de uma construção. Confira as principais:

 

Veja também: Você NÃO precisa perder tempo com projeto para construir sua casa. Entenda o porquê!

 

Mantém a integridade estrutural

Os peitoris contribuem com a integridade estrutural da janela. Eles servem com um enquadramento para mantê-la no lugar. Sem um peitoril, a estrutura da janela poderia oscilar, comprometendo a integridade de uma construção e causando rachaduras.

 

peitoril - entenda antes

 

Pode ser decorativo

No exterior, o peitoril pode ser um complemento à arquitetura da construção. Assim, é possível adaptar o item de acordo com o estilo da casa, desde os mais simples, até os mais clássicos.

Além disso, não podemos esquecer da variedade de cores e padrões do mármore e granito, o que torna o peitoril visualmente atraente.

O que é um Peitoril

Peitoril, parapeito e guarda-corpo: quais são as diferenças?

Muitas pessoas confundem o peitoril com parapeito e guarda-corpo. No entanto, cada um dos termos tem um significado e explicaremos as diferenças a seguir.

  • Guarda-corpo: é a proteção utilizada em escadas, sacadas, rampas e passarelas. Diferentemente do peitoril, o guarda-corpo é um recurso de segurança com a função de prevenir quedas em função da altura.

 

peitoril - entenda antes

 

  • Parapeito: o parapeito também serve como item de proteção. Ele é um tipo de muro, geralmente feito de alvenaria e erguido até a altura do peito. Existem vários tipos de parapeitos que são bastante utilizados nas bordas de janelas, terraços, varandas, pontes etc.

 

peitoril - entenda antes

 

Não perca tempo com projeto para construir sua casa

 

Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta e opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Compartilhe com as pessoas, isso pode ajudar quem está pensando em instalar um peitoril, um parapeito ou um guarda corpo! 

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Você é um profissional? Anuncie seus projetos! Saiba mais