Qual é a importância do Urbanismo para a Arquitetura?

Você sabe o que é Urbanismo e qual sua importância? Se a resposta for não, não deixe de conferir esta matéria e Entenda Antes sobre o assunto. Boa leitura!

O que é Urbanismo?

No dicionário você encontra a seguinte definição para urbanismo: “conjunto das questões relativas a arte de edificar uma cidade”. Ou seja, se trata da forma que os profissionais da área utilizam para expressar sua maneira de ver a cidade.

A palavra urbanismo tem sua origem na palavra latina “urbis” que significa exatamente cidade. É considerado como uma disciplina, uma técnica da arquitetura que tem como foco o planejamento de uma cidade.

O Urbanismo surgiu no final do séc. XIX, devido ao rápido crescimento das cidades por conta da Revolução Industrial. Onde levou muitas pessoas a fugirem do campo para procurarem empregos nos centros urbanos. Com esse crescimento, surgiram vários problemas habitacionais e as cidades passaram a necessitar de soluções eficazes para se organizarem.

Então apesar disso, o conceito de Urbanismo, como conhecemos hoje, só surgiu em meados do século XX na Europa.

Qual a importância do Urbanismo para a Arquitetura?

O crescimento das cidades interfere na qualidade de vida de seus habitantes. Cabe ao Urbanismo encontrar as melhores soluções para o sistema de transporte, a mobilidade, os locais para habitação, os serviços públicos, os locais de lazer e de áreas verdes.

Mas cabe ao urbanista elaborar um planejamento que ordene e resolva os problemas de crescimento e programe o uso do solo. Mas para que seja possível causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Por sua vez, esse planejamento é feito através de um Plano Diretor, onde junto com a sociedade, arquitetos e urbanistas definem um conjunto de princípios e regras para orientarem as construções e a utilização do espaço urbano.

Veja também: Qual é o papel do Urbanista na sociedade? Entenda Antes!

O Plano Diretor é feito a partir de um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade, do município e de sua região e apresenta um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento e futura organização dos usos do solo urbano, das redes de infra-estrutura e de elementos da estrutura urbana, para a cidade e para o município. Essas propostas, definidas para curto, médio e longo prazos, devem ser aprovadas por lei municipal.

 

 

Por sua vez, o Plano Diretor pode acabar servindo como limitador para determinados projetos de arquitetura, ao proibir por exemplo, prédios de determinados tamanhos, o uso de certos materiais, a taxa de ocupação dos terrenos com área construída, etc.

Então assim, antes de iniciar um projeto de arquitetura, é preciso que o arquiteto conheça muito bem o Plano Diretor da cidade onde será erguido o imóvel, pois ele precisa estar de acordo com as regras nele estabelecidas. Do contrário, a obra poderá ser embargada ou até mesmo demolida depois de pronta.

Veja também: A diferença entre Urbanismo e Antiurbanismo. Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário