fbpx

Como fazer um jardim vertical de forma simples e fácil?

Como fazer um jardim vertical de forma simples e fácil?

jardim vertical - entenda antes

O jardim vertical, também conhecido como parede verde é sucesso entre os paisagistas. Uma técnica que integra a natureza aos ambientes urbanos e é muito utilizado em áreas externas e internas. Por isso, é uma opção para quem não tem muito espaço na sua casa e quer inovar o ambiente. Além disso, podendo misturar flores, plantas e utilizar diversas cores para sua composição, por exemplo.

Esse tipo de jardim é fixado no sentido vertical ou suspenso por suportes na vertical em paredes ou muros criando painéis verdes com plantas de diversas espécies. Podem ser painéis decorativos ou suportes com plantação de ervas. É também muito utilizado em fachadas de edifícios com propostas sustentáveis. Afinal, eles criam um isolamento térmico natural e ajudam no controle da iluminação natural que incide nas fachadas. Por fim, tem como propósito de economizar energia, reduzir a poluição do ar e poluição sonora.

jardins verticais

O jardim vertical

Ele, nada mais é do que um jardim fixado no sentido vertical ou suspenso por suportes na vertical em paredes ou muros. Criando painéis verdes com plantas de diversas espécies.

Atualmente, os jardins verticais vêm sendo muito usados em fachadas de edifícios com propostas sustentáveis, pois ele cria um isolamento acústico e térmico natural, além de ajudar no controle da iluminação natural que incide sobre as fachadas dos edifícios.

Veja também: O que é um telhado verde e como usá-lo em sua obra? Entenda Antes

Assim, muitos edifícios de grande porte estão investindo no jardim vertical para economizar energia com sistemas de ar condicionado, reduzir a poluição do ar e poluição sonora, e também para criar ambientes mais amigáveis para quem mora ou trabalha neles.

Mas se engana quem pensa que o jardim vertical é uma exclusividade dos grandes edifícios. Você também pode ter um jardim vertical, o tamanho que desejar.

Pode ser pequenos painéis decorativos, calhas de PVC suspensas com plantação de ervas, muros ajardinados ou ainda painéis internos.

Jardim vertical interno

Como surgiu o jardim vertical

No Brasil, é muito comum muros cobertos com plantas escandentes (que crescem para cima), tais como a unha-de-gato ou a hera. Mas, o jardim vertical é mais do que isso. Trata-se de uma intervenção paisagística em paredes externas e/ou internas dos edifícios, que são cobertas por vegetação através de diversas técnicas.

O jardim vertical, é uma intervenção paisagística em paredes externas e/ou internas dos edifícios, que são cobertas por vegetação através de diversas técnicas.

Um dos idealizadores do sistema foi o designer e botânico francês Patrick Blanc. Ele, que trabalha no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e é especializado em plantas de sub-bosque tropical, desenvolveu um circuito de recirculação fechada com a água de irrigação e os nutrientes.

 

Não perca tempo com projeto para construir sua casa

 

Vantagens do Jardim Vertical

Os Jardins Verticais trazem muitos benefícios para o ambiente, vejamos alguns:

  • Dão um toque aconchegante e trazem vida às casas, deixando a estética mais bonita;
  • Funcionam como isolamento térmico e acústico na construção;
  • Ajudam a aumentar os níveis de oxigênio nos ambientes e nos edifícios’;
  • Purificam, limpam e melhoram a qualidade e umidade do ar;
  • Revitalizam a área verde e contribuem para reutilização de água;
  • Ajudam na diminuição dos efeitos da emissão de carbono;
  • Reaproveitam espaços de maneira sustentável;
  • Melhoram a produtividade em ambientes de trabalho;
  • Protegem paredes e muros;
  • Possibilidade do cultivo de hortaliças para o consumo próprio.

Sua ideia também inclui o uso de vegetação local, para que o sistema se adapte melhor às alterações e condições climáticas.

Seu primeiro jardim vertical foi para o Cité des Sciences em Paris, em 1986. E, desde então, cidades e prédios do mundo todo começaram a aderir à técnica.

Interessante que a ideia do jardim vertical aconteceu durante uma viagem para a Tailândia com seus alunos. Foi lá que ele percebeu que as plantas podem crescer em qualquer lugar, elas apenas precisam de água suficiente.

Tipos de Jardim Vertical

Como fazer um jardim vertical de forma simples e fácil?

Normalmente feito de materiais leves, os jardins verticais se adaptam a diversos tipos de ambiente e contém vários tipos de vegetação. Vamos ver alguns tipos.

Jardim Vertical Natural

Esse tipo de jardim é utilizado tanto em ambientes externos quanto ambientes internos e é feito de diferentes espécies de plantas naturais. Por isso, é preciso avaliar a incidência de luz solar para não prejudicar no crescimento das plantas. Para ter essa “parede verde” é necessário ter um ponto de água, bem como um ponto de energia e um ponto de dreno.

 

jardim vertical natural - entenda antes

jardim vertical natural - entenda antes

 

Jardim Vertical Preservado

Excelente para ambientes fechados com pouca incidência de luz solar. Pois, é feito com plantas preservadas (processo de conservação que mantém textura, folhagem e integridade), sem necessidade de manutenção ou irrigação. São acomodadas em placas ou quadros que depois são fixadas no ambiente.

 

jardim vertical preservado - entenda antes

jardim vertical preservado - entenda antes

jardim vertical preservado - entenda antes

 

Jardim Vertical Musgo Moss

É uma planta preservada em formato arredondado de modo artesanal. Além disso, são 16 variações de cores que dispensam manutenções periódicas e dão um requinte ao ambiente.

 

jardim vertical musgo - entenda antes

 

Jardim Vertical Artificial

Feito de materiais de alta qualidade esse tipo de jardim reproduz formas, cores e texturas de plantas naturais. Em resumo, é produzida normalmente de seda fina ou poliéster, dispensam manutenção e podem ser colocados em ambientes internos ou externos.

 

jardim vertical - entenda antes

 

Veja também: Você NÃO precisa perder tempo com projeto para construir sua casa. Entenda o porquê!

Como fazer um jardim vertical

Jardim vertical para área pública

A grande versatilidade é um dos principais benefícios de um jardim vertical. É possível que ele seja instalado em uma área externa ou interna, em casas ou apartamentos. Também em ambientes grandes ou pequenos.

No entanto, jardins verticais precisam ser bem feitos. Caso contrário podem causar um cheiro desagradável devido ao apodrecimento das plantas.

Para jardins verticais em fachadas extensas e muros altos, onde as pessoas não conseguem ter acesso facilmente, o ideal é contratar uma empresa de paisagismo especializada para elaborar um projeto. Essas empresas utilizam materiais apropriados, substratos que são mais leves e não vão sobrecarregar a estrutura da fachada, parede ou muro.

No mais, elas podem projetar um sistema de irrigação automático com adubagem líquida. Ou um sistema de escoamento da água e ainda escolher as espécies adequadas para o jardim vertical.

 

jardim vertical - entenda antes

 

Por sua vez, se a ideia é fazer um jardim vertical simples em uma área menor, você pode utilizar vasos de barro, que absorvem melhor a água, dispostos verticalmente, ou ainda estruturas prontas para jardins verticais feitas de concreto, de plástico, estruturas cerâmicas, placas de fibra de coco e até mesmo feitas com canos de PVC.

E na hora da fixação, utilize painéis de madeira, treliças metálicas ou de bambu e cordas. Mas lembre-se que a estrutura tem que ficar firme e ser muito bem fixada, com furos para que a água escorra e com um sistema de dreno para essa água excedente caso o jardim seja interno.

 

jardim vertical - entenda antes

Como escolher as plantas do seu jardim vertical

Com a estrutura do seu jardim vertical definida, é hora de escolher as plantas que irão compor o jardim.

É possível cultivar praticamente qualquer espécie de plantas e até de árvores em jardins verticais. No entanto, as raízes precisam ter espaço para se desenvolverem no suporte utilizado e também é preciso que o suporte possa aguentar o peso da planta e da terra úmida.

 

plantas jardim vertical - entenda antes

 

Quando jardim vertical for próximo da cozinha ou da varanda gourmet, uma boa ideia é plantar espécies comestíveis. Como o manjericão, orégano, alecrim, tomilho, sálvia, hortelã, coentro, salsinha, pimenta, etc.

Também é muito comum e fica muito bonito, plantar suculentas no jardim vertical. E elas ainda têm uma grande vantagem: não precisam ser irrigadas com frequência e se adaptam bem a meia sombra.

É importante escolher espécies de plantas que não perdem suas folhas com as estações, assim você terá um jardim sempre bonito o ano todo.

 

plantas jardim vertical - entenda antes

 

Veja também: 10 dicas para você começar a fazer um jardim vertical

Dicas para seu Jardim Vertical

Jardim Vertical - Como fazer um jardim vertical

 

Para fazer um jardim vertical a primeira coisa a se fazer é observar o seu espaço para entender o que pode ser feito ali e que tipo de planta combina com o ambiente. Pois, precisamos criar um ambiente harmônico e não simplesmente colocar uma parede de flores.

Pense sempre no custo benefício. Afinal, não adianta investir em plantas de custo alto se não tiver tempo de cuidar. Se sua rotina permitir é possível cultivar mini hortas, plantar temperos, pois esses tipos de jardins exigem manutenção frequente. O solo, clima e irrigação devem ser levados em conta. Avalie se elas têm as mesmas características e tipo de cuidado. Em casos de plantas naturais elas tem que ser hidratadas adequadamente, cuidado para não encharcar o solo e em caso de viagens planeje antes.    

 

jardim vertical - entenda antes

 

Algumas plantas são mais vistosas como é o caso da samambaia. Elas precisam de um espaço vertical mais exclusivo. Por isso, você pode optar por colunas, aparadores ou correntes de teto.

Aproveite para fazer do seu cantinho verde um ambiente agradável e aconchegante onde você pode meditar. Bem como fazer yoga, ler um livro, ouvir música ou até conversar com amigos e família.

Leia também: Você NÃO precisa perder tempo com projeto para construir sua casa. Entenda o porquê!

Procure aprender sobre o Feng Shui. Pois, pode ajudar, já que é uma técnica milenar chinesa de arrumação de cômodos com o objetivo de equilibrar as energias e atrair harmonia. Por meio dessa prática você pode escolher locais indicados para cada tipo de planta que ajudam a cortar energias negativas.

Todavia, não se esqueça de podar suas plantas periodicamente, retirando galhos e folhas secas ou ramos que se cruzam e raspam um no outro. Ao passo que isso auxilia no crescimento saudável das plantas deixando seu jardim mais bonito.

 

Como fazer um jardim vertical?

 

Utilize um substrato especial no lugar da terra convencional. Pois ele garante que as plantas fiquem vivas e se adaptem a uma estrutura vertical. Vocês podem optar por substratos que já vêm com adubo que liberam aos poucos quantidades pequenas de fertilizante quando entram em contato com a água.

Por fim, depois de tantas dicas legais sobre o jardim vertical que tal começar a pensar em montar o seu? Prático, fácil e com toda certeza melhora a qualidade de ar no ambiente. Está esperando o que? Se inspire e abuse da sua criatividade!

 

feng shui - jardim - entenda antes

 

Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta e opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Compartilhe com as pessoas, isso pode ajudar quem está pensando em desenvolver um lindo jardim vertical, interno ou externo!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Você é um profissional ou deseja construir ou reformar?Cadastre-se