Diferenças entre os sistemas construtivos – Vantagens e Desvantagens!

Com o crescimento significativo na área da construção civil, muito se fala sobre as inovações que ela vem sofrendo. A todo instante surgem novidades tecnológicas que auxiliam na melhoria do processo de construção. Também auxiliam na qualidade do resultado final e na diminuição da manutenção. O sistema construtivo, por exemplo, está entre as particularidades da construção que está sempre sendo inovada. Com o intuito de facilitar a obra como um todo.

O que são sistemas construtivos?

Os sistemas construtivos são basicamente caracterizados como um método de construção, que tem como objetivo dar estabilidade à mesma, através da estrutura escolhida para ser construída na execução. Dentre os principais sistemas, estão: ALVENARIA CONVENCIONAL, PAREDE DE CONCRETO, ALVENARIA ESTRUTURAL, CONTAINER, WOOD FRAME E STEEL FRAME.

Veja também: Sistema construtivo a seco, conheça o Steel Frame – Entenda Antes!

Alvenaria convencional

É o sistema mais utilizado na construção civil no Brasil. A alvenaria utilizada geralmente é a de blocos cerâmicos (popularmente chamado de tijolo cerâmico). E sua função dentro da construção é a de vedar os espaços e separá-los. Dividindo a edificação em diversos ambientes. Para a sustentação da edificação deste tipo de sistema construtivo, a alvenaria convencional recebe o auxílio da estrutura. Que é composta por pilares, vigas e laje de concreto armado.

Vantagens:

  • Não há a necessidade de mão de obra especializada, gerando uma facilidade maior para encontra-la, assim como os materiais utilizados.
  • Maior possibilidade de mudanças futuras dos ambientes e capacidade de criar grandes vãos já que a alvenaria não possui função estrutural, realçando a estética.

Desvantagens:

  • Desperdício de material pelo uso excessivo de argamassa para alinhar paredes, e também na quebra de tijolos ao assentá-los.
  • Longo tempo na execução da obra.

Parede de Concreto

Esse sistema construtivo tem todas as suas paredes construídas em concreto armado, tornando-as paredes maciças. Para dar forma às paredes, são montadas fôrmas (que podem ser de madeira ou metal) no próprio canteiro de obras, moldadas de acordo com a necessidade da obra, como por exemplo, os vãos para receber as esquadrias e os locais em que serão embutidas as tubulações hidráulicas e elétricas.

Vantagens:

  • Diferente do sistema construtivo de alvenaria convencional, ele apresenta pouco desperdício de material.
  • Sua execução é mais rápida, colaborando para cumprir os prazos de entrega da obra.
  • Reutilização de material, em virtude da reutilização das fôrmas na mesma obra já que esse sistema construtivo é indicado para obras em grande escala.
  • Resistente à temperaturas elevadas.

Desvantagens:

  • Nas construções em pequena escala, o sistema encarece a obra pela necessidade da utilização de fôrmas, que são caras para serem fabricadas.
  • O Isolamento térmico e acústico é prejudicado.
  • Pelo fato de possuir paredes maciças, são impossibilitadas de serem quebradas, não sendo possível alterar paredes e tomadas.

Alvenaria estrutural

Com muitas características semelhantes ao sistema construtivo de parede de concreto, a alvenaria estrutural utiliza blocos de concreto ou até mesmo blocos cerâmicos que são fabricados para este fim, tanto para vedação como para a estrutura da construção. Nas edificações com mais de quatro andares, é necessário a utilização de barras de aço para a sustentação da edificação, e projetos elétricos e hidráulicos devem ser ajustados de acordo com o projeto de alvenaria, visto que não existe a possibilidade de quebra de paredes para a distribuição de tubulação.

Vantagens:

  • Substitui vigas, lajes e pilares, já que o próprio bloco tem função estrutural.
  • Pouco desperdício de material.
  • Material duradouro, diminuindo a manutenção da obra.
  • Agilidade de construção com mão de obra qualificada enriquecendo a qualidade da execução.

Desvantagens:

  • As paredes não podem ser modificadas, pois elas também têm função estrutural.
  • As aberturas são limitadas em virtude dos vãos, prejudicando a estéticas, além de que elas devem ser projetadas de acordo com a disposição dos blocos.

Container

Utilizado para transportar cargas em navios, aviões e também em transportes terrestres, este equipamento é feito em aço, fibra ou alumínio. Caracterizado por ser um sistema construtivo sustentável e moderno, o container vem ganhando notoriedade e adeptos por todos os cantos, especialmente no Japão e Europa, onde já é muito utilizado como método de construção.

Após o fim de sua vida útil, o container teoricamente é descartado, tornando-se entulho, então, para que isso não ocorra, ele é reaproveitado como método construtivo, passando por um processo de melhoria do material, desde pintura até acabamento, para então, ser utilizado como residências, escritórios, etc…

Vantagens:

  • Construção sustentável pela sua reutilização.
  • Construção econômica, pois não utiliza mão de obra para a execução de terraplanagem, fundação, como é necessário em obras convencionais, assim como a utilização de materiais utilizados nessas obras como areia, tijolo que também não são necessários, além do menor uso de água e energia.
  • Facilidade para instalação em diversos locais, assim como as várias possibilidades de lugares em que ele pode ser colocado, podendo ser desmontada e montada em outro local.

Desvantagens:

  • Ao passar pelo processo de recuperação, é necessária uma avaliação detalhada do container, pois pode conter resquícios das cargas transportadas anteriormente, podendo até mesmo ser prejudiciais à saúde.
  • Mão de obra especializada para solucionar problemas como isolamento térmico e acústico (que são fracos), e também para o corte dos vãos que receberão as esquadrias.
  • Amplo espaço no terreno para a manobra do guindaste para a colocação do container.Veja também: O que é Arquitetura Sustentável e como utilizar esse estilo de decoração? Entenda Antes!

Wood frame

Muito utilizado nos Estados Unidos, a estrutura Wood Frame é feita geralmente com madeira de reflorestamento, como o pinus. Composto de madeira maciça, este método construtivo ainda é pouco utilizado no Brasil por conta da umidade predominante no país, o que pode prejudicar a construção, mas se ainda assim optar-se por este modelo de construção, é importante lembrar que a madeira utilizada neste sistema construtivo passa por um processo de tratamento chamado de autoclave, que garante durabilidade e resistência à ela, protegendo-a de umidade e cupins.

É possível que uma casa seja feita inteira de estrutura Wood frame, desde a vedação até a estrutura, pois o peso da construção é distribuído igualmente em todas as partes, tornando-a resistente.

Vantagens:

  • Isolamento térmico e acústico favorável.
  • Agilidade na construção.
  • Obra organizada, pois as madeiras já chegam prontas com os tamanhos de acordo com a obra, mantendo o canteiro de obras mais limpo, além do que, também não é necessária a utilização de água para a construção, colaborando também para manter a limpeza da obra e para a sustentabilidade.

Desvantagens:

  • A impermeabilização deve ser feita com mais cuidado.
  • Mão de obra especializada.
  • Os pavimentos são limitados.

Veja também: Impermeabilização de sua construção, o que é e para que serve? Evite dores de cabeça! Entenda Antes!

Steel frame

Bem semelhante ao wood frame, o sistema construtivo steel frame possui o mesmo método construtivo, mas ao invés de serem produzidos em madeira, são feitos de aço, formando o esqueleto da construção, e sua vedação é constituída de madeira, aço galvanizado ou drywall.

Vantagens:

  • Economia de materiais como cimento e tijolos, diminuindo o desperdício dos mesmos.
  • Construção rápida. Considerável conforto térmico e acústico.

Desvantagens:

  • Mão de obra mais cara por ser especializada.

A ampla opção de sistemas construtivos podem muitas vezes confundir quem vai iniciar uma obra. Por isso suas vantagens e desvantagens devem ser analisadas, para que se encontre o modelo que mais se adeque às necessidades de quem vai construir.

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário