O que é um planejamento de obras e como fazê-lo?

O que é um planejamento de obras e como fazê-lo?

 

Toda obra, por menor que seja, precisa ter um bom planejamento, pois só com ele é possível começar com o pé direito e programar de forma adequada todas as fases do projeto. Mas, se você tem dúvidas sobre o que é um planejamento de obras, para que ele serve e qual sua importância dentro da arquitetura este post é para você.

Veja também: Por que fazer o planejamento de construção? Entenda Antes!

A Revista Entenda Antes vai esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar na concretização de seu sonho. Acompanhe!

Bruna Alvim Campos


O que é um planejamento de obras?

O sucesso de uma construção está atrelado a um bom planejamento. No entanto, muitas pessoas ainda acham que esse é uma perda de tempo e querem partir logo para a ação. Mas isso é um grande erro!

Planejar é prever as ações e os recursos que serão necessários para realizar uma atividade em um determinado período de tempo. Por sua vez, o planejamento de obras nada mais é do que prever os riscos e os impactos, positivos e negativos, da obra para todos os envolvidos nela: construtora, trabalhadores, proprietários.

O profissional que ficar responsável pelo planejamento deve elaborar estudos e cálculos para definir em que circunstâncias a construção será mais rentável e econômica.

ARCHtec arquitetura e interiores

Qual a importância do planejamento de obras para a arquitetura?

É só por meio de um planejamento de obras completo e bem detalhado que você consegue ter uma visão realista de todas as etapas da construção, podendo assim tomar decisões adequadas durante a execução do projeto.

Sem um adequado planejamento da obra fica praticamente impossível executar de maneira satisfatória qualquer projeto de arquitetura, independentemente do tamanho e complexidade, afinal, ele é um guia para todas as etapas da obra, desde o projeto de arquitetura até a entrega do imóvel.

Iniciar uma construção sem saber ao certo seu tempo de duração ou custo, é muito arriscado, pois existem grandes chances de que você não consiga terminar o que começou. E só com o planejamento é possível estimar o tempo e o custo da obra.

Veja também: A verdadeira importância do planejamento de obras. Entenda Antes!

É claro que podem acontecer imprevistos, mas se sua foi planejada de forma adequada, as chances de que esses imprevistos aconteçam é reduzida, bem como os prejuízos financeiros consequentes deles.

Veja a seguir quais as principais vantagens de um planejamento de obras.

  • Canteiro de obras mais seguro e organizado;
  • Preservação da saúde dos trabalhadores e da comunidade vizinha;
  • Aumento da produtividade do canteiro de obras;
  • Melhora na imagem da empresa construtora;
  • Maior controle financeiro e patrimonial.

Como fazer um planejamento de obras?

Na hora de fazer o seu planejamento é necessário observar alguns pontos essenciais para que não aconteça nenhum erro de planejamento ou prejuízo.

  • Orçamento: precisa ser elaborado de forma cuidadosa e deve ser conferido diariamente durante a execução da obra.
  • Cronograma: tenha um cronograma realista da obra e que preveja os possíveis motivos de atraso: feriados, época de chuvas, número de dias úteis, etc.
  • Equipamentos: ferramentas, máquinas e insumos necessários devem estar definidos no planejamento de obras, bem como as datas em que serão utilizados.
  • Mão de obra: dependendo da região e da época do ano, pode ocorrer a falta de mão de obra e isso pode prejudicar todo o cronograma de obra.

Veja também: Mão de obra necessária para sua construção, quais são os profissionais? Entenda Antes!

  • Comunicação eficiente: é importante que toda a equipe, do escritório ao canteiro de obras, se comunique de forma eficiente e que todos saibam exatamente o que precisam fazer.

ARCHtec arquitetura e interiores

Para saber mais

Quer saber mais sobre o planejamento de obras? Então não deixe de acompanhar nossa revista e os posts anteriores sobre o assunto. Entenda Antes e tenha uma construção ou reforma muito mais tranquila e segura.

Veja também: VOCÊ sabe a importância da reforma? Confira nesta matéria!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Você é um profissional ou deseja construir ou reformar?Cadastre-se
×