Gerenciamento de obras para novos investimentos na construção civil

Gerenciamento de obras em investimentos na construção civil - Entenda Antes

Os investimentos na construção civil são grandes apostas de muitos empreendedores. O setor é um dos mais promissores e oferece uma ampla variedade de opções para os investidores. Contudo, muitas pessoas que estão entrando nesse mercado, não conseguem o retorno esperado por causa de erros básicos. Um deles é a falta de gerenciamento de obras para voltar a investir em novos projetos. 

Sem uma boa gestão, as obras não são entregues no prazo, os gastos inesperados aumentam, o que pode resultar em prejuízo no empreendimento. Então, se você quer apostar em investimentos na construção civil e ainda não sabe como lidar com a gestão de obras, não tem problema. Aqui estão as principais informações que você precisa saber sobre o assunto. 

Importância do gerenciamento de obras

Projetos de construção podem ser muito estressantes e desafiadores – até mesmo para os profissionais experientes na área. Para os investidores não é diferente. Existem vários fatores que precisam ser considerados em qualquer empreendimento imobiliário. Desde encontrar a melhor cotação, lidar com fornecedores e prestadores de serviços, até tomar decisões importantes. 

Por isso, o gerenciamento de obras é essencial para todos os envolvidos na construção. Seja para arquitetos e engenheiros responsáveis pela elaboração e execução de um projeto ou para os investidores. Afinal, todos estão dedicando seu tempo e dinheiro na construção e qualquer falha no processo pode comprometer o retorno financeiro esperado. 

Gerenciamento de obra nos investimentos na construção civil - Entenda Antes

A gestão de obras bem-sucedida permite que as equipes trabalhem em ritmo acelerado e garante que os empreendimentos sejam entregues dentro do prazo e do orçamento. Além disso, o gerenciamento assegura que a obra esteja de acordo com as normas da construção civil. 

Para você ter uma noção, o acompanhamento de uma obra pode gerar uma economia de 6% a 9% para quem faz investimentos na construção civil. Tudo isso graças à diminuição de desperdício, gastos imprevisíveis e baixa produtividade. 

Veja também: “Mão de obra necessária para sua construção, quais são os profissionais?”

Veja também: “A verdadeira importância do planejamento de obras”

Como aumentar a rentabilidade de um investimento

Muitos investidores começam aplicando seu dinheiro em um empreendimento e, com os ganhos, investem novamente em outro projeto. Porém, antes de chegar na parte dos ganhos, existe um longo processo que influencia diretamente no rendimento de um investimento. 

Então, antes de mais nada, é necessário avaliar a rentabilidade do investimento para aumentar seu retorno financeiro. Portanto, você pode levar em consideração as seguintes dicas: 

  • É mais vantajoso investir em imóveis na planta ou no início da construção. Dessa forma você economiza com os preços mais baixos de lançamento.
  • Faça o pagamento à vista pois, assim, você elimina os juros de parcelamento e pode negociar melhores descontos. 

Gerenciamento de obras em investimentos na construção civil

Como calcular o retorno dos investimentos na construção civil

A rentabilidade dos investimentos na construção civil depende de diversas variáveis, como o prazo para obter o retorno e a forma de aplicação do imóvel (para aluguel ou venda). Ainda assim, os investidores podem determinar a lucratividade de uma propriedade a partir do cálculo de retorno sobre o investimento (ROI). 

Em suma, o ROI mede a porcentagem de dinheiro que um investidor vai ganhar após reduzir os gastos envolvidos na aquisição de um imóvel. Basicamente, o cálculo pode ser feito a partir da fórmula: 

ROI = (ganho alcançado – custo do investimento) / custo do investimento x 100

Então, vamos usar o exemplo de um investidor que comprou um imóvel na planta por R$200 mil e pretende vendê-lo por R$350 mil. Logo: 

ROI = (350.000 – 200.000) / 200.000 x 100

ROI = 75%

Veja também: “Como saber quanto irei gastar em minha construção?

A partir do cálculo, você consegue ter uma visão de quanto vai conseguir de retorno em seu investimento na construção civil. Juntamente com o acompanhamento de obra, é possível ter maior controle e se preparar melhor para apostar em novos investimentos. E aí, está preparado para potencializar seus investimentos na construção civil?

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário