Como ser simples e sofisticado ao mesmo tempo? Design Escandinavo!

Design Escandinavo

Se você clicou nesta matéria para encontrar a resposta da pergunta, já vamos logo adiantando que SIM. É possível ser simples e sofisticado ao mesmo tempo! A capacidade de unir simplicidade e elegância é uma das principais características do design escandinavo.

Ao escolher uma decoração escandinava, nosso interior ganha tanto em conforto, beleza e funcionalidade. Mas você sabe o que este estilo de decoração significa e por que o design escandinavo vem ganhando mais espaço na arquitetura e design de interiores? Para conhecer mais sobre o estilo típico dos países do norte da Europa, basta continuar a leitura.

Estilo escandinavo: o que é?

O estilo escandinavo ou nórdico é caracterizado por quatro componentes principais: simplicidade, praticidade, linhas limpas e um toque de sofisticação.

Pertencente à escola do modernismo, o estilo escandinavo é um movimento de design que inclui o uso de materiais naturais, como couro e madeira. Além disso, a decoração escandinava é frequentemente influenciada pela conexão com a natureza, seja no uso de plantas ou na iluminação natural.

Uma marca registrada da decoração nórdica é a paleta de cores neutras. Branco, bege, cinza e tons pastéis são cores as mais utilizadas.

Design Escandinavo

As origens do estilo escandinavo

Assim como o nome sugere, o estilo de decoração surgiu nos países escandinavos, incluindo Finlândia, Suécia e Dinamarca. As condições naturais do norte europeu, com invernos longos e pouca luz do dia fizeram com que a população adaptasse suas casas. Como na maior parte do ano as pessoas passavam dentro de casa, elas sentiram a necessidade de ter um ambiente aconchegante, espaçoso e com muita luz natural.

Então, foi na década de 1950 que nasceu este estilo de design, combinando beleza, conforto e funcionalidade. O contraste entre a simplicidade e a elegância fez com que o estilo escandinavo tornasse popular até mesmo no Brasil, um país com clima tropical.

Como decorar no estilo escandinavo

Quer transformar o interior da sua casa ou apartamento em um espaço sofisticado, funcional e acolhedor ao mesmo tempo? Então o design escandinavo é a escolha certa. Aqui estão algumas dicas sobre layout, mobiliário, cores, materiais e estampas que mais combinam com uma atmosfera nórdica.

Use acessórios têxteis

O uso de tecidos quentes – como lã, algodão e couro – é comum em uma decoração escandinava. Portanto, aposte em acessórios têxteis, como cortinas, almofadas, mantas e tapetes. Tais elementos reforçam a sensação de conforto e amenizam o incômodo, como barulho ou frio.

Design Escandinavo

Combine madeira e acabamentos metalizados

Este estilo de decoração faz uso de elementos de madeira, tanto no piso quanto em móveis e acessórios. Mas, uma tendência recente aposta na combinação de elementos amadeirados e acabamentos metalizados. Por exemplo, luminárias de cobre são instalados em um teto de madeira para adicionar interesse visual e brilho ao espaço.

Decore com plantas

Para trazer um toque de natureza e vida em seu interior, aposte em elementos naturais. Então, considere decorar seu ambiente escandinavo com folhagens e flores frescas.

Design Escandinavo

Concentre-se em cores neutras

A paleta de cores do estilo escandinavo é baseada em tons neutros, incluindo branco e suas variações, marfim, cinza, marrom e preto. Então, aposte nessas cores para criar um efeito limpo e suave ao design de sua casa.

Em uma típica decoração escandinava, as paredes são frequentemente pintadas de branco para que os móveis e peças decorativas se destaquem. Para criar mais dinamismo à decoração, é possível adicionar cores mais vibrantes, como fúcsia, verde e azul.

Design Escandinavo

Quanto mais luzes, melhor!

Os espaços escandinavos costumam ter grandes janelas para aproveitar ao máximo a luz do dia. Além da iluminação natural, existem diferentes fontes de luz que você pode incluir para iluminar todo o espaço.

Os espelhos, por exemplo, devem ser estrategicamente localizados para ampliar o ambiente e refletir a luz natural. Luminárias e pendentes com design moderno também são bem-vindos neste estilo de decoração. Já as luzes de velas e candelabros funcionam bem para criar o clima de conforto e aconchego no espaço.

Design Escandinavo

Usando as dicas acima como seu guia, você será capaz de criar um espaço que incorpora a simplicidade e a elegância, típicos de um design escandinavo. Se você precisar de mais ajuda para seguir este estilo de decoração em sua casa, converse com um de nossos arquitetos e design de interiores!

Confira mais matérias como essa acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário