Como participar do processo criativo do design da sua casa?

Uma das fases mais estimulantes de um projeto arquitetônico ou de decoração de sala é o processo criativo. Nesta etapa, as ideias, necessidades e estilo de vida dos moradores devem ser levados em consideração. Juntamente com o conhecimento sobre as tendências do mercado e das técnicas de construção.

Por isso, é importante trabalhar em conjunto com um especialista em arquitetura e/ou design de interiores. Como cliente, você pode fornecer sugestões, inspirações e expectativas para o projeto. Seja ele de transformação total ou uma nova decoração de sala.

Se você não sabe como participar do processo criativo para definir o design do seu ambiente, não tem problema. Continue a leitura e entenda antes de contratar um profissional para o projeto.

Faça sua lição de casa

Antes de entrar em contato com um arquiteto ou designer de interiores, você precisa elaborar um breve resumo com a sua lista de desejos para o projeto. Considere o que você quer ter em sua casa, anote todas as suas necessidades e destaque os problemas que precisam ser resolvidos. Antes de definir o design da casa, também pense em como o espaço será utilizado agora e no futuro.

Então, não tem desculpa: aproveite as facilidades da internet para buscar imagens de decoração de sala, plantas baixas, materiais, estilo arquitetônico etc. Você pode criar um painel no Pinterest com suas fotos favoritas. Aproveite também para se inspirar e salvar suas ideias favoritas nos álbuns de projetos da plataforma Entenda Antes.

Veja também: Como utilizar a psicologia das cores para decorar seu imóvel?

Suelen Marafioti – Arquitetura e Interiores

Apresente suas ideias

Agora que você já sabe o que quer, chegou a hora de apresentar para o arquiteto ou designer de interiores. Com isso, o profissional tem melhor clareza para definir o projeto e pode ajudá-lo a colocar as ideias em prática da melhor maneira.

Também é importante que você dê sua opinião logo no primeiro esboço. Analise com atenção e discuta sobre qualquer coisa que não corresponde à sua lista de desejos. É muito mais fácil se comunicar de forma transparente enquanto o design ainda está sendo projetado do que após o início da execução.

Une Arquitetura

Veja também: Inspire-se: Alguns modelos e estilos de cozinha para você que está buscando inspiração | Entenda Antes!

Defina o orçamento com antecedência

O orçamento é um dos elementos mais importantes em um projeto de design de interiores. A quantidade de dinheiro que você pode gastar determina o projeto de forma significativa.

A partir do orçamento, o profissional poderá encontrar as melhores soluções de layout. Além dos materiais e itens de decoração. Pode considerar o que é prioridade agora e o que pode ser deixado para depois. Por mais que seja um assunto delicado, o orçamento deve estar bem claro entre o cliente e a equipe de profissionais.

Confie no trabalho do profissional

Sabemos que ter insegurança com o resultado é muito comum. Porém, isso não pode atrapalhar o processo criativo e execução de um projeto. Lembre-se que você contratou um profissional justamente pelo seu conhecimento técnico. Por isso, você deve compreender algumas sugestões e escolhas que o profissional precisa tomar.

Muitas vezes, o trabalho do arquiteto ou designer de interiores esbarra em outras áreas, como engenharia civil e elétrica. Por exemplo, fazer uma sala em conceito aberto envolve questões estruturais da construção e nem sempre é possível executar como esperado. Da mesma forma, sua rede elétrica pode não suportar um sistema de aquecimento e resfriamento que você desejava.

Arquiteta Maria Júlia Migotto

Esteja preparado para abrir mão de algumas coisas e confiar no trabalho desses profissionais. Por mais que suas ideias sejam bem vindas, eles sabem o que é necessário para deixar a casa aconchegante e segura para sua família.

Não tenha vergonha de pedir ajuda

Primeiramente, alguns termos técnicos podem ser confusos para pessoas leigas, mas isso não deve ser um impedimento para que você participe ativamente do projeto.

Mas acima de tudo, não tenha vergonha de solucionar dúvidas e pedir que o profissional explique os aspectos que não ficaram tão claros.

Veja também: Descubra quais as vantagens de ter ambientes integrados em seu imóvel – Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário