Conhece o estilo bangalô? Aprenda sobre este estilo e se inspire!

Sabemos que a arquitetura caminha lado a lado com o desenvolvimento das cidades. Mesmo assim, os ambientes urbanos com arranha-céus impressionam e enchem os olhos de muita gente. Mas, em oposição à isto, ter uma casa com atmosfera campestre e próxima do contato com a natureza é o sonho de consumo de muitas pessoas.

Então este segundo cenário reflete o estilo bangalô, um tipo de construção modesta que utiliza materiais naturais e explora a área externa ao máximo. Quem assiste a filmes e séries americanos, já deve ter reparado nos cenários com as tradicionais casas de bangalô. Se este é um estilo de arquitetura e decoração que tem um lugar em seu coração. Continue a leitura e aprenda sobre os bangalôs e inspire-se em alguns projetos incríveis!

História do bangalô

Mas fazendo jus à aparência clássica, o estilo bangalô carrega muita história consigo. A palavra bangalô tem origem indiana e foi nessa região. Mais precisamente em Bengala, na Índia. Que surgiram as primeiras construções nesse estilo em meados do século XIX.

Então na época, a Índia era colônia britânica e os embaixadores que viajaram para a região se inspiraram nas casas dos trabalhadores locais. Assim, construíram casas com estruturas simples para repousarem durante as visitas. O projeto das casas possuía de 1 ½ a 2 andares, teto baixo, grandes varandas cobertas e amplas janelas para manter o ambiente fresco.

Devido a isso, esse conceito de arquitetura logo se espalhou pela Grã-Bretanha e acabou chegando aos Estados Unidos em 1900. Quando as pessoas se cansaram de casas ornamentadas e buscavam uma moradia mais simples.

Veja também: Como foi a Arquitetura ao longo da história? Entenda Antes!

A partir daí, o estilo bangalô se popularizou em outras partes do mundo por causa da sua simplicidade e charme particular. Somado à isto, boa parte da ascensão deste estilo deve-se ao fortalecimento dos movimentos artísticos. Eles valorizavam a produção de peças artesanais, bem comuns nos bangalôs.

Foto: Robert Crum / Shutterstock

Características do estilo bangalô

Ao longo do tempo, o estilo bangalô sofreu algumas alterações para tornar as construções mais eficientes. Ainda assim, é possível elencar algumas características que se mantém na maioria dos locais.

A parte exterior de um bangalô geralmente tem uma atmosfera acolhedora, típica de casas do interior. Entre os materiais mais usados na fachada estão madeira, tijolo e pedras. O aspecto visual não é simétrico, mas é equilibrado com colunas quadradas e cônicas. O telhado é um ponto marcante: muitas vezes é baixo e de duas águas.

A varanda ou alpendre coberto geralmente contorna todos os lados da casa e é responsável por proporcionar conforto e integração com a área externa.

Já na parte interior, o layout costuma ser dividido em quartos, cozinha, banheiro e sala de jantar em torno de uma área de estar central. A decoração dos bangalôs é simples: peças artesanais e de materiais naturais são bem-vindos no espaço.

Inspire-se!

Agora que você já conhece mais sobre o estilo bangalô, que tal se inspirar na arquitetura de casas incríveis?

Bangalô tradicional

A varanda acolhedora, o telhado inclinado e o jardim impecável são os elementos mais marcantes do estilo bangalô. Todas as características ficam evidentes nesta casa clássica que, apesar de simples, tem um charme único!

Bangalô moderno

Reforçamos que esse tipo de arquitetura valoriza a simplicidade. Mas isto não quer dizer que os bangalôs não podem ter um toque de modernidade!

Esta casa é a prova de que é possível manter o equilíbrio entre elementos campestres e urbanos. A arquitetura da casa e o jardim representam elementos clássicos dos bangalôs e se opõem aos materiais modernos, como vidro e concreto aparente.

Foto: Marc Jao

Veja também: Conheça a arquitetura cinética, e porque ela está crescendo cada vez mais. Entenda Antes!

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Preencha agora:

Cep Inválido!

Em qual categoria o orçamento se encaixa?

Construção
Reforma
Decoração
Paisagismo e Jardinagem
Loteamento
Projetos em geral
Instalações e serviços
Pavimentação
Mudanças
Reparos e serviços
Outros

Qual o tipo de imóvel?

Quando pretende começar?

Adicione um título e descrição em seu pedido:





Deixe seu comentário