Como aproveitar a luz solar direta? Veja quais são suas vantagens!

Trazer mais luz solar aos espaços internos tem uma infinidade de benefícios. Primeiramente, a iluminação natural é sinônimo de sustentabilidade. Como você não precisa acender as luminárias durante o dia, acaba economizando energia e recursos naturais.

A luz solar também pode aumentar a produtividade e conforto das pessoas, melhorar o humor, fornecer estímulo mental e visual. Além disso, a iluminação natural realça a beleza de tecidos e móveis, tornando o ambiente mais atrativo.

Para que você consiga aproveitar a luz solar direta em sua casa da melhor maneira, selecionamos as principais soluções que podem ser incorporadas na construção e decoração de ambientes. Confira!

Portas de vidro

Uma maneira valiosa para trazer luz solar para um espaço é reduzir as portas tradicionais de madeira que bloqueiam a passagem de luz. Ao utilizar portas de vidro ou portas francesas, por exemplo, a luz é transmitida entre os cômodos com mais facilidade.

ATPH Arquitetura engenharia e construção

Uma desvantagem é que a transparência do vidro reduz a privacidade e, portanto, não é apropriado para todos os ambientes. Para resolver esse problema, é possível utilizar as portas de vidro em lugares de transição. Como em uma passagem para a área externa ou corredor. Outra alternativa é optar pelo vidro fosco que melhora a privacidade do ambiente e ainda fornece uma boa iluminação natural.

Veja também: Como utilizar cortinas e persianas na decoração de seu ambiente?

Fachada de vidro

As fachadas de vidro combinam com o design de construções contemporâneas, além de transformar o que seria uma luz natural mínima em um espaço totalmente claro e com uma bela visão.

ATPH Arquitetura engenharia e construção

Tal construção, no entanto, exige bastante cuidado na hora de definir o tipo de vidro. Nem todos são indicados para tal finalidade. Portanto, é melhor contar com a ajuda de profissionais qualificados para planejar e executar o projeto.

GE Arquitetos

Veja também: Inspire-se com as fachadas residenciais contemporâneas – Entenda Antes!

Claraboia

As claraboias são soluções populares para levar a luz solar a ambientes escuros. Elas podem ser colocadas acima de uma escada, em um espaço de estar ou jantar, em um banheiro ou ilha da cozinha, por exemplo.

A solução é eficaz para trazer o dobro da quantidade de iluminação natural que uma janela convencional. É ideal para ambientes onde não é possível fazer o envidraçamento lateral.

Normalmente, as claraboias são fixas, o que significa que elas não podem ser abertas ou fechadas. Porém, já é possível encontrar alguns modelos retráteis que permitem que a luz solar entre diretamente no local.

Teto de vidro

Uma ótima ideia para aproveitar a luz solar em um ambiente é introduzir telhas de vidro em algumas partes do telhado. O material transparente ou translúcido permite uma boa iluminação natural e dispensa o uso de energia elétrica em boa parte do dia.

OTANNO ARQUITETURA DE INTERIORES

Espelhos

Além de truques na construção, a decoração também pode ser sua aliada para aproveitar melhor a luz solar que entra na casa. O espelho é uma alternativa pois, em vez de absorver, ele reflete a luz.

Experimente usar espelhos de diferentes formatos e tamanhos e instalá-los em uma parede oposta a uma janela para refletir o máximo de luz. Um benefício adicional é que os espelhos também criam a sensação que o ambiente é maior, ao mesmo tempo que melhoram a iluminação natural.

Veja também: Como utilizar a psicologia das cores para decorar seu imóvel?

Paleta de cores

As cores claras refletem a luz natural. Portanto, vale a pena pintar as paredes em tons mais claros e frios, como branco, azul e cinza. A mesma dica serve para a escolha de móveis, estofados e acessórios de decoração, especialmente se eles ficarem próximos a uma passagem de luz. Também vale ter uma atenção especial às persianas e cortinas, pois materiais pesados e escuros podem impedir a entrada de luz solar direta em sua casa.

Aline Bispo

Paisagem

Se você tem árvores no quintal ou fachada de casa, precisa ficar de olho na paisagem. Isto porque galhos de árvores grandes podem bloquear a passagem de luz pelas janelas. Para solucionar o problema, faça a poda das árvores regularmente ou substitua árvores altas por uma vegetação menor que seja adequada ao seu ambiente. Preservando as plantas e aproveitando a luz solar é possível manter a sustentabilidade da construção sem muito trabalho.

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário