(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)
Primeiramente, você já imaginou viver em uma casa com muito espaço, poucos móveis e acessórios para limpar e organizar? Pois saiba que isso é perfeitamente possível quando se escolhe uma decoração no estilo minimalista. Confira neste post como decorar sua casa neste estilo cheio de elegância e personalidade.
Como surgiu o estilo minimalista?
Acredita-se que o estilo minimalista tenha surgido no período após a Segunda Grande Guerra. Nessa época, muitas pessoas haviam perdido tudo ou quase tudo e tiveram que aprender a viver com muito pouco.
O estilo minimalista é isso mesmo: ambientes decorados para conter apenas o essencial, com grande atenção à funcionalidade de cada objeto. Aqui cabe a máxima de que menos é mais.
Há quem defenda que o minimalismo é muito mais que um estilo de decoração. Acredita-se que seja um estilo de vida, e que por isso pode se adaptar a qualquer outro tipo de decoração.
Veja também: “Lagos artificiais, você nunca viu algo tão incrível assim!”
Características do estilo minimalista
Poucos e bons móveis, espaços amplos, tudo prático e funcional. Assim é o estilo minimalista que a cada dia conquista mais pessoas ao redor do mundo.
A decoração minimalista é baseada na sobriedade, não existem objetos apenas decorativos. Tudo é muito simples e cada elemento tem uma função e uma razão de estar no ambiente. Os adeptos da decoração minimalista acreditam que suas casas devem ser um refúgio de paz e tranquilidade em oposição ao caos e confusão do mundo.
Mas vejamos agora as principais características deste estilo:
- Espaços amplos com muita luz natural. Esses dois elementos são a chave para o sucesso de um ambiente no estilo minimalista.
- Linhas simples, estreitas e quase sempre retas. Isso vale tanto para a decoração quanto para a arquitetura.
- Simplicidade nos detalhes. As janelas são lisas e sem peitoris, os rodapés são planos, o chão é completamente polido, bem como as bancadas revestidas de granito.
- As cores devem ser escolhidas de acordo com as características de cada ambiente com o objetivo de facilitar o dia a dia. É possível destacar uma preferência pelas tonalidades básicas e naturais como o branco, marrom, cinza, preto, azul, verde, bege e suas variações.
- Não há necessidade de adicionar cores vibrantes à decoração. Cores vibrantes, segundo as regras minimalistas, causam apenas ruído visual.
Veja também: “Iluminação para jardins – Você também pode ter o jardim dos seus sonhos!”
- Quanto mais claro o ambiente melhor. A claridade permite que o espaço pareça mais amplo.
- Quanto à iluminação artificial, a escolha deve ser por focos embutidos, facilmente regulados.
- Nada de cortinas nas janelas. O estilo minimalista pede luz natural e portanto o máximo que se dever ter nas janelas são estores simples ou blackouts.
- Nada de prateleiras abertas. Porém, se existirem o ideal é que sejam poucos os objetos dispostos sobre elas.
- Os móveis minimalistas não podem obstruir o espaço livre da casa e devem facilitar as tarefas diárias. Mesas, cadeiras, sofá, todas os elementos são escolhidos de acordo com sua função.
- Ambientes mobiliados com o essencial. Móveis inteligentes como a cama futon, pufes e cabideiros são facilmente encontrados em ambientes decorados no estilo minimalista.
Veja também: “Painéis de gesso 3D – Uma transformação com baixo investimento!”
- Geralmente, as portas, armários e gavetas nem sequer possuem puxadores. A opção aqui é pelo click-clack ou então por portas de correr.
- Electrodomésticos e equipamentos eletrônicos podem ficar em destaque. Já que não existem muitos elementos decorativos nos ambientes, eles acabam assumindo o papel de objeto de design ou de arte.
- O estilo minimalista dispensa texturas e estampas. A preferência é por ambientes o mais “despidos” possível.
- Os materiais mais usados na decoração minimalista são: madeira, vidro, inox, cromado, espelho, pele, mármore, granito, pedra e ladrilho natural.
- Nas paredes a melhor aposta é ter poucos quadros, mas com molduras marcantes.
- Escolha uma bonita planta para um canto da sala ou um vaso de orquídea sobre a mesa. É o suficiente para dar vida aos ambientes minimalistas.
Dicas para uma decoração minimalista
Quer entrar de cabeça no estilo minimalista? Então, seguem algumas dicas para te ajudar a trazer essa atmosfera para dentro da sua casa.
Desapego
Para de acumular objetos e móveis que não são utilizados. Doe, venda ou troque tudo o que não mais tiver serventia. Este é o primeiro passo para uma decoração minimalista.
Menos é mais
Tenha poucos elementos em sua casa. Fuja dos excessos. Escolha móveis práticos e fáceis de manter e não tenha medo dos espaços vazios.
Limpeza
Então um ambiente sempre limpo é essencial para uma decoração minimalista. Portanto, mantenha o chão e as superfícies dos móveis limpas e livres de objetos e acessórios desnecessários.
Veja também: “Banheira, spa e ofurô: conheça as diferenças e saiba qual comprar!”
Organização
Também é essencial no estilo minimalista. Tudo deve ter o seu lugar e permanecer nele quando não estiver sendo utilizado.
E ae, o que você achou desse estilo?
Será que você consegue desapegar daqueles objetos que tanto ama para impor o minimalismo em sua casa?
Vá com calma, comece se desapegando aos poucos, logo você terá uma casa com estilo totalmente minimalista.
[…] Série estilos de decoração | Estilo minimalista, dicas e exemplos para você se inspirar. […]
[…] […]