fbpx

Lagos ornamentais e piscinas naturais, tenha um paraíso em sua casa!

Lagos ornamentais e piscinas naturais, tenha um paraíso em sua casa!

Lagos ornamentais e piscinas naturais: Uma incrível forma de trazer um pedaço da natureza em sua forma mais natural possível para dentro de sua propriedade.

lagos artificiais, piscinas naturais e lagos ornamentais

Os lagos ornamentais e piscinas naturais são um descanso para os olhos, de uns tempos pra cá estão ganhando destaque nos projetos arquitetônicos e paisagísticos. Afinal, quem não quer a sensação de bem-estar e natureza por perto? Seja em espaços residenciais ou comerciais, as dicas a seguir são muito úteis para você que também pretende incluir lago ornamental ou uma piscina natural no seu projeto. Confira!


O local ideal para a construção dos lagos ornamentais e piscina naturais

lagos artificiais, piscinas naturais e lagos ornamentais

 

Os lagos ornamentais são um recurso de decoração e paisagismo muito sofisticado. Existem inúmeras possibilidades de formatos e tamanhos. Bem como grande variedade de materiais como pedras e plantas que podem ser utilizadas na decoração e também os peixes, que dão vida ao lago.

Sua construção não é difícil e pode levar de 3 a 7 dias quando se tratar de um projeto de pequeno porte.

Mas antes de tudo, é preciso escolher com cuidado o local onde será construído seu lago ornamental. O ideal é que a área escolhida não seja próxima de grandes árvores ou espécies frutíferas, já que o acúmulo de folhas e frutas no lago ou piscina natural pode interferir em seu ecossistema, ocasionando problemas com limpeza.

Prefira um local que dê visibilidade e destaque ao seu lago, como por exemplo, no meio do jardim. Mas, evite os locais mais baixos do terreno. E se tiver crianças em casa, cuide para que ele fique protegido e que seja raso.

É importante destacar, que você não deve se preocupar com a quantidade de sol. Os lagos artificiais podem ser construídos em áreas com pouco sol direto, mas, se você quer fazer uma piscina natural o ideal é que a área receba bastante sol, para você aproveitar ao máximo sua piscina natural.

Leia também: Banheira, spa e ofurô: conheça as diferenças e saiba qual comprar

 

Diferença e características de um lago ornamental e uma piscina natural

Lago ornamental: Os lagos ornamentais tem o objetivo de decorar o ambiente, trazendo mais vida e alegria para o espaço. Geralmente os lagos ornamentais possuem profundidade de aproximadamente 50 centímetros, sua largura e comprimento pode variar de projeto para projeto, eles sempre possuem formatos bem orgânicos.

Também não podemos deixar de mencionar os lagos ornamentais internos, como em áreas de luz, jardins de inverno e vãos livres sob escadas podem comportar pequenos lagos valorizando o ambiente e trazendo a natureza para dentro de casa.

lago ornamental

Piscina natural: As piscinas naturais já são muito requisitadas no Brasil, além de agregar um estilo mais tropical, elas ampliam o bem estar e conforto nos ambientes, também nos permite a possibilidade de nadar entre os peixes e plantas, o que torna a experiencia incrível.

A ausência de produtos químicos e o pH balanceado proporcionam uma sensação indescritível, a água não possui cheiro de cloro e não provoca irritação dos olhos e nem ressecamento da pele ou dos cabelos. A piscinas naturais podem ter diversas profundidades, no entanto, geralmente são construídas com aproximadamente 1,5 metros de profundidade no ponto mais fundo.

Podendo mesclar algumas laterais da piscina com bordas de pedras naturais e outras laterais em alvenaria, proporcionando acessos em “praia”, descendo aos poucos até a área funda, e também, a possibilidade de saltar diretamente na parte mais funda.

As “piscinas praia” não são apenas surpreendentes, mas também proporcionam a acessibilidade, mais segurança para as crianças e animais de estimação, além das áreas fundas para mergulho e natação. Esse tipo de piscinas é bastante requisitado, tanto pela estética agradável, quanto pelas questões de segurança e conforto.

Cada projeto é feito de forma única, então, os tamanhos mencionados aqui, são apenas para você ter uma base inicial.

 

Vale ressaltar que os lagos ornamentais e piscinas naturais também podem compor o design paisagístico de empresas, muitas empresas aderem em fazer um lago ornamental em suas sedes, para proporcionar mais beleza e bem estar aos clientes e funcionários, dando vida e trazendo maior referência de bem estar ao nome da empresa.

Como é o buraco para o lago ornamental ou piscina natural? 

lagos artificiais, piscinas naturais e lagos ornamentais

A profundidade do lago deve ter ao menos 50 cm na parte mais funda no caso do lago ornamental, para piscinas geralmente ficam entre 1,20 e 1,50, mas podem chegar em profundidades bem maiores, de 2, 3, 5 metros de profundidade.

As pedras tem função estrutural no lago. Em alguns casos, é possível fazer uma parede de contenção em uma das laterais do lago ornamental ou piscina natural, por exemplo em uma situação onde existe um espaço menor no terreno.

Depois de cavado, ele deve ser compactado para evitar problemas com o deslocamento da terra.

Leia também: Vasos para decoração – os ambientes de sua casa não serão mais os mesmos!

Impermeabilização do lago artificial

lagos artificiais, piscinas naturais e lagos ornamentais

Os lagos artificiais podem ser feitos em alvenaria ou em sistemas que envolvam mantas de impermeabilização.

Em construções de alvenaria, devem ser utilizados produtos impermeabilizantes bem específicos. Já quando a construção é direta na terra a utilização de mantas de impermeabilização é o mais indicado.

Os lagos ornamentais em alvenaria geralmente são geométricos, possuem linhas retas e geométricas. Eles podem abrigar plantas e peixes, gerando um bonito contraste com suas formas rígidas. Os acabamentos podem ser os mais variados, de pedras rústicas a pastilhas de vidro.

A decoração do lago artificial

lagos artificiais, piscinas naturais e lagos ornamentais

Para finalizar, o lago pode ser decorado com areia e pedras de diferentes tipos e tamanhos, naturais ou artificiais.

O acabamento com pedras naturais nas bordas e areia no fundo, podendo ser areia branca ou preta. Com o tempo as pedras tornam-se levemente esverdeadas, com aparência mais natural. Já a areia sempre se mantém clara (areia branca), variando do branco até um verde esmeralda fraco.

Procure usar pedras maiores nas bordas do lago e, algumas menores, para preencher os espaços.

lagos artificiais, piscinas naturais e lagos ornamentais

A areia especial para lagos e piscinas naturais também é muito utilizada no fundo, deixando o lago bem claro e bonito, essa areia também é muito utilizada para fazer a montagem de mini prais, são piscinas naturais em formato de praias.

Equipamentos para o lago artificial

Para garantir a qualidade da água e da sobrevivência dos peixes, é preciso contar com filtros biológicos, bombas e filtros UV.

Cada projeto de lago ornamental ou piscina natural irá necessitar de equipamentos específicos, dada a dimensão de projeto para projeto.

Também outro fator bem importante que é a localização geográfica da propriedade que irá ser montado o lago ornamental ou piscina natural. Cada região tem a sua temperatura, umidade relativa do ar e outros fatores que influenciam no ecossistema do lago.

Leia também: Iluminação para jardins – Você também pode ter o jardim dos seus sonhos!

A vegetação e os peixes 

lagos artificiais, piscinas naturais e lagos ornamentais

Você pode escolher as plantas e peixes que preferir. Existem muitas espécies de plantas que podem ser utilizadas. Mas algumas das espécies mais utilizadas são: jiboia, papiro, aguapé e alface d’água.

lagos artificiais, piscinas naturais e lagos ornamentais

Elas podem ser plantadas dentro do próprio lago, porém, é mais cômodo colocá-las em vasos próprios, mergulhados.

Já os peixes, devem ser escolhidos com muito cuidado. Os mais comuns são as carpas e os kinguios. Por serem peixes de água fria, suportam melhor as baixas temperaturas, são bonitos e com muitas variações.

É preciso ainda ficar atento às condições de vida dos peixes, cuidando da qualidade da água, da alimentação regular e correta e evitar a superlotação do lago.

A manutenção dos lagos ornamentais e piscinas naturais 

Manter lagos ornamentais não é tão complicado quanto parece, mas é uma atividade que precisa de certos cuidados.

A manutenção deve ser feita, pelo menos, uma vez por mês e não gasta mais que uma hora. Nessa ocasião você deve aplicar alguns produtos específicos  caso exista desequilíbrio da água e fazer a limpeza/troca dos filtros. Deve também conferir a vazão das bombas, medir o pH da água.

Conclusão

Como se pode perceber o processo de construir lagos ornamentais e piscina naturais não é assim tão complicado. Porém, é necessário contar com profissionais experientes e capacitados, pois cada projeto é único e existem diversos fatores que influenciam o seu planejamento. O lago ornamental e piscina natural, como mencionamos no início, é a construção de um ecosistema natural, é praticamente uma uma recreação de um pedacinho de um lago do pantanal ou praia doce em seu quintal.

Conte conosco para construir o seu lago!

CONTATO PARA ORÇAMENTOS: 

Entre em contato e fale com um especialista, iremos orçar seu lago ou piscina natural, sem custo!  Whats: 43 9 9665-9499
Ou solicite por nosso formulário: https://entendaantes.com.br/contato/ 

Atendemos em diversas regiões do Brasil.

Se inspire com mais alguns modelos de lagos ornamentais e piscinas naturais: 

 

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

(13) Comentários

    1. FIQUEI LOUCA COM TANTAS COISAS LINDAS.
      ADOREI TUDO
      QUERO SABER O Q VOU GASTAR EM UM LAGUINHO DE 1.80 M DE LARGURA POR 5 M DE COMPRIMENTO E 50 CM DE PROFUNDIDADE DO QUE PRECISO?
      OBRIGADA
      CACIA

  1. gostaria de fazer orçamento de um laguinho com 4x5x60cm de profundidade, com aparência de areia, no terraço da minha casa.

  2. Olá, desejo construir um lago em um sítio em Igarape/ MG. Tenho espaço para construir de inúmeros tamanhos, por isso, gostaria de saber a localização de vossa empresa para eventual execução do serviço.

Deixe seu comentário

dasdasdasdasdas

 

[easy-budget]

Você é um profissional ou deseja construir ou reformar?Cadastre-se