Desvantagens das casas pré-fabricadas

No No artigo anterior, falamos das vantagens das casas pré-fabricadas  Porém, como nem tudo são flores, vamos falar agora sobre as desvantagens das casas pré-fabricadas.

Acompanhe e fique por dentro do assunto antes de construir ou reformar!

desvantagens das casas pré-fabricadas

O que são casas pré-fabricadas e quais são as suas vantagens

No nosso artigo Descubra o que são as casas pré-fabricadas, explicamos o que são as casas pré-fabricadas, como surgiram, etc, mas não custa nada repetir.

Pois bem, as casas pré-fabricadas surgiram na década de 1950 por conta da necessidade de reconstruir os edifícios destruídos durante as guerras. Por sua vez, entre os tipos de construções que se beneficiavam desse sistema, podemos citar os edifícios escolares, habitacionais, industriais e hospitais.

O grande diferencial das casa pré-fabricadas é que, primeiramente, seu componentes (estruturas, peças ou módulos), são produzidos industrialmente. Após serem produzidas, as peças são transportadas para o canteiro de obras. E, em seguida, de acordo com o projeto e as orientações do fabricante, elas são montadas por profissionais  especializados.

Hoje, no mercado brasileiro, é possível encontrar módulos de diferentes materiais. Inclusive, é possível, e até desejável, que essas matérias-primas sejam combinadas para garantir uma maior estabilidade. Sendo assim, os módulos podem ser:

  • Metálica, também conhecida pelo seu nome em inglês, o steel frame;
  • Concreto;
  • Madeira, também é conhecida pelo seu nome em inglês, o wood frame.

Vantagens das casas pré-fabricadas

Entre as vantagens desse sistema construtivo, podemos destacar:

  1. Controle de gastos:  o custo das casas pré-fabricadas jé está determinado no início da obra, e a não ser que ocorra um grande imprevisto ou mudança de planos, ele não irá se alterar.
  2. Conforto térmico e acústico: as casas pré-fabricadas oferecem um maior conforto acústico e térmico em seu interior quando comparadas às de alvenaria comum.
  3. Redução do tempo da obra: estima-se que o prazo de entrega das casas pré-fabricadas sejam 40% menor do que o das tradicionais construções de alvenaria.
  4. Sustentabilidade na obra: a construção de uma casa pré-fabricada não gera tanto entulho e não consome tanta energia e água como a construção de uma casa de alvenaria tradicional.
  5. Aparência e personalização: é possível pensar em infinitos layouts e tamanhos, bem como diversas formas de acabamento, tudo de acordo com as necessidades e desejos do futuro morador.

Bem, agora que você já sabe das vantagens, é hora de falarmos das desvantagens das casas pré-fabricadas. Porém, se você quiser saber mais sobre sistemas construtivos, dê uma conferida nos nossos artigos Sistemas construtivos: tudo o que você precisa saber,  Sistema construtivo a seco, conheça o Wood Frame Sistema construtivo a seco, conheça o Steel Frame, vai valer a pena.

casas pré-fabricadas - concreto

As desvantagens das casas pré-fabricadas

Veja a seguir algumas das desvantagens das casas pré-fabricadas.

1. Personalização

É possível  ter uma casa pré-fabricada e ainda assim personalizada, com o layout, tamanho e acabamentos desejados e de acordo com as necessidades dos moradores. Porém, ainda assim, elas não são tão flexíveis quanto as casas convencionais.

Em casas de alvenaria, você tem total liberdade na hora da construção e decoração do imóvel. É só contar suas ideias para o arquiteto e ele faz do jeitinho que você sonhou.

No entanto, já existem algumas empresas com sistemas construtivos em aço por exemplo que consegue ter um gral de personalização muito grande, ou seja, essa questão pode variar de sistemas para sistemas.

2. Mão de obra especializada

Esta, infelizmente, ainda é um dos desafios das casa pré-fabricadas no nosso país.

A mão de obra desse sistema precisa ser mais treinada e especializada que a de uma construção convencional. O motivo disso é que para a construção de casas pré-fabricadas é preciso usar técnicas específicas que garantem o funcionamento, qualidade e segurança dos pré-fabricados, fabricação das peças passam por uma avaliação de qualidade.

E claro, antes de qualquer coisa, é preciso procurar um arquiteto que entenda do assunto na hora de projetar sua casa pré-fabricada. O projeto precisa ser rico em detalhes, pois assim existe uma menor margem para improvisos e erros.

Casas-pré-fabricadas-de-madeira-com-janelas-de-madeira

Uma boa notícia é que as empresas no Brasil que estão se especializando em construção industrializada possuem treinamentos específicos para esses profissionais e a cada dia o número de profissionais com foco em construção industrializada vem aumentando, já que isso é a grande tendência do mercado.

3. O transporte das peças

Quanto mais próximo da obra melhor! As peças das casas pré-moldadas são levadas de caminhão até o canteiro de obras e, o valor do transporte dessas peças costuma ser elevado. Assim, o ideal é que as peças sejam compradas o mais próximo possível da obra. Para que manter a economia da obra.

Por isso, antes de assinar o contrato de compra da sua casa pré-fabricada é importante analisar não os riscos do traslado dos módulos até o local e também o valor que isso vai custar. Na grande maioria das vezes acaba mesmo assim compensando o valor do frete, mas não custa avisar 😉

4. Maior investimento inicial

No artigo sobre as vantagens das casas pré-fabricadas, mencionamos entre que, utilizando esse sistema construtivo é possível ter um maior controle dos gastos da obra, certo? Porém, quando o assunto é o orçamento da obra é preciso que fique claro que na casa pré-fabricada o investimento inicial é maior do que aquele feito em uma construção convencional. Como a construção é rápida, você basicamente pagará o valor integral em 2 ou 3 meses, pois esse é o período que a obra ficará pronta.

Na casa que é construída pouco a pouco, o proprietário pode comprar os materiais de acordo com o desenvolvimento das obras. Ou seja, ele não precisa desembolsar todo o dinheiro investido na construção de uma vez.

Já nas casas pré-fabricadas, é normal que as construtoras exijam um grande adiantamento antes de darem início a montagem.

5.    Necessidade de volume mínimo

Por fim, uma das desvantagens das casas pré-fabricadas é que pode ser necessária a compra de um volume mínimo. Isso se dá porque é preciso viabilizar financeiramente a obra, por conta da fabricação e da logística envolvida no transporte e montagem.

Assim, infelizmente, em alguns casos de obras muito pequenas, acaba não compensando, ainda mais se a logística não colaborar.

E aí, gostou de saber quais são as vantagens das casas pré-fabricadas? Deixe sua opinião aqui nos comentários e, também, caso surjam dúvidas, pode registrá-las! E claro, não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre o assunto, principalmente nosso artigo Casas pré fabricadas – O Guia completo para quem vai investir em construção.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário