Principais Tendências da Decoração!

Regras de Decoração

Vai construir, reformar ou está apenas querendo atualizar a decoração da sua casa? Então este artigo é para você. Reunimos em um só lugar as principais tendências de decoração para que você deixe sua casa ainda mais bonita e estilosa.

Vem com a gente e mergulhe neste mar de tendências. Temos certeza que você vai gostar, se empolgar e começar agora mesmo a planejar as próximas compras.

Principais tendências de decoração do momento 

1. Padrões e formatos não lineares para fugir do tradicional

Padrões e formatos não lineares que fogem do tradicional, como as listras offset, são uma forte tendência de decoração para este e os próximos anos.

E vale usar a padronagem em todos os cantos da casa. Paredes, almofadas, tapetes e objetos diversos podem deixar seus ambientes com muito estilo e modernidade. 

Aposte sem medo de errar!

Tendências de decoração - Formatos assimétricos

2. Formas geométricas que são pura diversão

Quer inovar com ousadia na sua decoração? Invista em formas geométricas, afinal elas são divertidas e fundem com perfeição o vintage e o contemporâneo.

Círculos, retângulos e listras se inspiram nos projetos de móveis e sistemas modulares e multifuncionais projetados entre as décadas de 1930 e 1960 e em padrões do Art Deco.

E para quem deseja adotar a tendência, saiba que ela pode ser usada tanto em superfícies verticais quanto nas horizontais. Explores as paredes e os pisos usando revestimentos, como papéis de parede, ladrilhos hidráulicos, azulejos e pastilhas que contenha padrões geométricos.

Tendências de decoração

3.Paleta suave como base da decoração

Os tons neutros (beges, branco e cinzas), seguem em alta, trazem equilíbrio e sensação de amplitude para os ambientes e quando combinados com outros tons deixa tudo muito chique e estiloso.

Confira as características de cada uma delas:

  • Branco: presente na maioria das residências, é a cor mais discreta e recebe muito bem qualquer tonalidade. Não é à toa que paredes brancas são as melhores superfícies para trabalhar diferentes elementos (estampas, texturas etc.);
  • Creme: é o tom pastel do amarelo, ou seja, um branco com pequenas quantidades de amarelo;
  • Cinza: em todas as suas variações, da mais clara à mais escura, são considerados tons neutros. É ideal para integrar ambientes porque faz uma perfeita transição entre paletas suaves e intensas;
  • Bege: é o queridinho nas composições elegantes e traz calor para a decoração. É uma ótima alternativa ao branco, já  que seu fundo amarelado proporciona conforto visual;
  • Fendi: é um misto de cinza e bege com um toque de verde. Lembra muito as superfícies de concreto e por isso é ideal para projetos contemporâneos ou no estilo urbano;
  • Marrom: café, chocolate, caramelo, terracota, são todas opções de marrom que valorizam móveis, pisos, painéis e outros elementos de madeira.

Aposte sem medo de errar.

Tendências de decoração - paleta suave

4. Verdes, rosas e amarelo mostarda como cores dominantes

Ao lado dos tons neutros, verdes, rosas e amarelo mostarda são uma forte tendência. Essas cores combinam muito bem com madeira clara e podem ser usadas em cadeiras, tapetes, objetos e em todos os ambientes, da cozinha ao quarto.

Aposte no verde em muitas  variedades, incluindo os verdes mais lavados, do mar, esmeralda e hortelã, rosas em tons ricos como amora, goiaba, e pastel e o amarelo mostarda.

E por falar em cores, leia nosso artigo sobre Brunete Fraccaroli: a arquiteta das cores e se inspire.

Tendências de decoração - cores dominantes

5. Tom sobre tom ganha espaço em todos os ambientes

Ainda falando em cores, vale apostar no tom sobre tom ou  tour sour ton em  francês. Essa tendência sempre funciona e chega prometendo ser a mais valorizada e aplicada em projetos durante os próximos anos.

Assim, que tal decorar sua casa combinando a parede com a mesma cor dos móveis e objetos escolhendo uma única tonalidade para reinar absoluta? Basta utilizar a mesma cor, porém, em diferentes tons, do mais claro ao mais forte.

A técnica do tom sobre tom pode ser usada em qualquer cômodo da casa, desde quartos, salas, banheiros, cozinhas e até lavanderias.

Tendências de decoração - Tom sobre tom

6. Paredes com colagens para colorir o espaço

Se você adora arte e gostaria de ter uma galeria nas paredes de casa, esta é a hora certa. Colagens nas paredes é uma das principais tendências de decoração do momento. Elas buscam trazer o que existe de mais artesanal e personalizado nos projetos, seja com figuras abstratas, grandes desenhos ou mesmo pequenos recortes.

E claro, você pode usar também adesivos e lambe-lambes deixando sua parede ainda mais estilosa e charmosa. Só tenha o cuidado de escolher imagens de tamanho diferentes para que a decoração fique mais equilibrada.

Tendências de decoração - Colagens

7. Elementos naturais e sustentáveis

Os materiais naturais são um ótimos ótimos para compor sua decoração. Aposte em madeira, bambu, pedra, lã, couro, palha, vime, barro e cerâmica se você gosta desse toque natural e sustentável na sua casa.

Invista também em plantas naturais que trazem além de conforto térmico mais aconchego para os ambientes.

No mais, a crescente popularidade desses materiais em pratos de cerâmica, cestos de palha, esculturas de madeira e móveis indicam um retorno à simplicidade como essência e dão vida aos espaços. Então o grande benefício desses materiais, além da alta durabilidade, é que agregam valor ao longo do tempo e não saem de moda.

E para trazer mais sustentabilidade para a sua casa, confira Como tornar sua casa sustentável?

Tendências de decoração - Elementos naturais

8. A hora e a vez do maximalismo 

O minimalismo reinou absoluto nos últimos anos, mas agora chegou a vez do estilo exuberante do maximalismo. Ambientes repletos de itens grandiosos, com cores vivas e a ocupação de todos os espaços são motes deste estilo decorativo.

O maximalismo na decoração explora cores e elementos diferentes. Basicamente, tem como base o exagero e mistura de diversos elementos que trazem vida e personalidade aos ambientes.

Tendências de decoração - Maximalismo

9. Revestimentos coloridos reaparecem

Revestimentos coloridos e quadrados ganham mais destaque com o rejunte branco e remetem às cozinhas dos anos 70 e 80. E eles ficam ainda mais bonitos em tons claros.

Solte sua criatividade e colora sem dó as paredes da sua cozinha e banheiros com revestimentos coloridos e quadrados. As possibilidades são diversas e o resultado muito charmoso.

Então se a ideia é também ter um piso colorido, não deixe de conferir o artigo Aprenda a usar o piso colorido na decoração de sua casa.

Tendências de decoração - revestimentos coloridos

10. Cozinha monocromática para dar um basta ao branco

A cozinha toda branca é um coringa no que diz respeito a versatilidade, mas é muito sem graça, não é mesmo? Mas isso tem hora para acabar, a tendência agora são as cozinhas monocromáticas e coloridas, remetendo aos anos 50.

Além de muito charmosas, a cozinha monocromática tem funcionalidade, capacidade de manter o ambiente clean e organizado, além de trazer uma sensação de amplitude .

Entre as cores mais usadas para dar graça à cozinha estão o rosa, que traz luminosidade e é acolhedor, o verde, mesclando várias tonalidades, além de azul, vinho e branco. 

Tendências de decoração - Cozinha monocromática

11. Cama rebaixada predomina

Com inspiração oriental, a cama rebaixada é um item que vem sendo cada vez mais valorizado. Também é uma das tendências de decoração está invadindo quartos de casal, solteiro e até mesmo os infantis.

De acordo com a crença japonesa, dormir próximo ao chão permite que a terra absorva o peso e os maus fluidos do dia. Assim podendo renovar as energias gastas, proporcionando um sono mais tranquilo. Mas por aqui, a tendência dá um toque de modernidade, personalidade e aconchego.

E para complementar a decoração, aposte em camas rebaixadas com cabeceiras criativas ou em veludo, que trazem o aspecto mais estilo e aconchego ao espaço.

Outra dica é usar uma em tons escuros, como o cinza e o preto, para deixar o ambiente com uma pegada mais urbana e contemporânea. Também incrementar o quarto com móveis e objetos de cores vivas.

Tendências de decoração - cama rebaixada

12. Conforto como prioridade

Muitas almofadas, sofás grandes, tapetes e cadeiras revestidas vão dominar as tendências de decoração dos próximos anos. A ideia é que o máximo conforto seja uma prioridade.

Por isso não economize nesses itens e se jogue em tudo que trouxer conforto e aconchego, mas sem abrir mão da beleza e do estilo. 

Brinque com cores e desenhos, diferentes acabamentos, texturas, formatos e tamanhos. Lembre-se que as almofadas mais clássicas são as quadradas, mas também existem modelos retangulares, redondos e triangulares

Já quando o assunto é textura e acabamento, você pode usar capas inteiras e de algodão, veludo, tecidos felpudos e também tricô e crochê.

Tendências de decoração - Conforto

13. Sistemas inteligentes para facilitar o dia a dia

A tecnologia é uma tendência que não tem volta. Seu objetivo é facilitar a vida em casa com o uso de sistemas inteligentes para controle dos equipamentos por meio de aplicativos. Iluminação, áudio, cortinas, temperatura, eletroeletrônicos, sistema de segurança são alguns dos exemplos mais comuns.

Mas além disso, está a otimização do tempo e a economia. As soluções automatizadas se tornam mais sustentáveis e contribuem para a economia de energia. Isso influencia em mais pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inteligentes com custo mais baixo, aliadas a sustentabilidade.

Seguindo essa mesma tendência, a iluminação de LED ganha espaço, já que ajuda a economizar energia e tornar os ambientes ainda mais aconchegantes.

Tendências de decoração - sistemas inteligentes

14. Móveis multifuncionais para casas pequenas

Basicamente, móveis que se adaptam a diversos tipos de ambientes e diversas funções são mais que uma tendência e moda, são uma necessidade para que mora em casas e apartamentos pequenos. No mais, esses móveis são práticos e ajudam a otimizar as atividades dos moradores.

Por exemplo, se você tem crianças em casa que além de espaço para brincar precisam de espaço para estudar ou se você recebe hóspedes com frequência, esses móveis são perfeitos!

Assim, invistam em camas baú ou com gaveteiros, bancos e pufes que se transformam em mesas e aparadores. Também berços de bebês que possuem a opção de serem ampliados e se transformarem  em cama.

Tendências de decoração - móveis multifuncionais

15. Estilo  wabi sabi em destaque

Outra tendência que merece destaque é o estilo wabi sabi, inspirado na cultura japonesa. Não é uma ideia nova, mas você pode ter certeza que irá combinar muito bem com os novos conceitos de vida e moradia.

O wabi sabi é um jeito diferente de ver o mundo, baseado na abordagem de que até mesmo algo imperfeito, incompleto e envelhecido tem uma beleza especial. Algo que faz todo sentido com as ideias de simplicidade, economia e sustentabilidade.

Para conhecer outros estilos de decoração confira:

Tendências de decoração - Wabi sabi

16. Mistura do antigo com o novo

Outra tendência de decoração que continua em alta é a de misturar, num mesmo ambiente, peças de visual antigo e novo.

Dicas de como fazer essa mistura:

  • Use móveis velhos repaginados, que ganham acabamentos, aplicações e puxadores diferentes;
  • Misture um aparador retrô com uma estante moderna, de metal ou madeira;
  • Enfeite os móveis em estilo industrial com objetos de decoração cheios de memórias como porta-retratos, vitrolas, telefones;
  • Use na sua sala um sofá novo, um rack moderno e um móvel de apoio provençal colorido para dar um toque vintage;
  • Coloque luminárias modernas com arranjos florais no estilo antigo;
  • Acrescente um oratório vintage com os santos da sua devoção em um cômodo moderno e com mobília contemporânea.

Tendências de decoração - moderno com antigo

Gostou de conhecer todas essas principais tendências de decoração? Está pronto para realizar uma transformação na sua casa? Então agora procure mas referências, converse com um profissional (decorador ou designer de interiores), visite lojas e monte um projeto com o seu estilo e personalidade, dentro do seu orçamento e de acordo com as necessidades da família.

E para mais dicas de decoração, engenharia e arquitetura não deixe de acompanhar nosso blog. Temos sempre dicas e novidades para deixar sua casa ainda mais bonita, prática e confortável.

Autor: Tânia Tiburzio

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário