Plantas na Decoração, quais são as vantagens?

Plantas na Decoração

Primeiramente, o uso de plantas na decoração, além de outras vantagens, traz mais beleza e harmonia para a casa. Porém, o uso de plantas também tem algumas desvantagens que é importante que você Entenda Antes de decorar seus ambientes.

Confira neste post tudo que você precisa saber sobre o uso de plantas na decoração e só depois decida usá-las ou não para enfeitar sua casa.

Plantas na DecoraçãoMarcio Erlim – Arquiteto

Vantagens do uso de plantas na decoração

Deixam o ambiente mais aconchegante

Qualquer ambiente fica mais aconchegante quando decorado com plantas. Elas transmitem imediatamente uma sensação de ambiente agradável e confortável, além de muito mais charmoso.

Garantem mais tranquilidade

Cuidar de plantas é uma excelente terapia, traz calma e tranquilidade e em uma rotina agitada.

Purificador de ar

As plantas removem as toxinas do ar, tais como o formaldeído (presente em tapetes, vinil, fumaça de cigarro e sacolas de supermercado), benzeno e tricloroetileno (ambos encontrados em fibras sintéticas, tintas e solventes).

As plantas purificam o ar puxando os contaminantes para o solo. Lá, os microorganismos da raiz convertem essas substâncias em alimento para a planta.

Veja esses exemplos de plantas na decoração: “Essas casas são para quem ama jardins – Entenda Antes!”

Plantas na Decoração

Respiração mais fácil

Durante a fotossíntese, as plantas absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio, em um padrão oposto ao dos humanos. Ou seja, pessoas e plantas são parceiros naturais. Por isso, colocar plantas em espaços internos pode aumentar os níveis de oxigênio.

No entanto, no período da noite, a fotossíntese cessa e as plantas respiram normalmente como seres humanos, absorvendo oxigênio e liberando dióxido de carbono. Assim, prefira colocar no quarto plantas como orquídeas, suculentas e bromélias epífitas que continuam absorvendo dióxido de carbono mesmo durante o período noturno.

Liberação de umidade

As plantas, além de oxigênio, liberam vapores e água, o que aumenta a umidade do ar em torno delas.

Por isso, uma boa ideia é colocar várias plantas juntas para aumentar a umidade de um quarto ou sala, ajudando a manter a saúde respiratória, diminuindo a incidência de pele seca, resfriados, dores de garganta e tosse seca nos moradores e frequentadores da casa.

Melhora o foco

Estudam demonstram que 70 dos alunos ficavam mais focados nos estudos quando as aulas ou palestras aconteciam em lugares em que haviam plantas.

Assim, uma boa ideia pode ser colocar algumas plantas no home office ou no quarto de estudo das crianças.

Plantas na Decoração

Melhoras para a saúde como um todo

Além de serem benéficas para o sistema respiratório, o uso de plantas nos ambientes internos também contribui para a saúde como um todo.

A presença de plantas em quartos de hospital, por exemplo, acelera as taxas de recuperação de pacientes cirúrgicos, de acordo com alguns estudos. E, em comparação com pacientes em quartos sem plantas, eles necessitavam de menos medicação para a dor, tinham menor frequência cardíaca e pressão arterial controlada. Por isso, experimentavam menos fadiga e ansiedade e saindo do hospital mais cedo.

Em pesquisa semelhante, plantas na decoração de escritórios diminui a fadiga, os resfriados, dores de cabeça, tosse e dores de garganta.

Plantas na DecoraçãoMarcio Erlim – Arquiteto

Desvantagens do uso de plantas na decoração

Trabalho com a manutenção

Não adianta ter lindas plantas em casa mas não cuidar para que elas permaneçam saudáveis.

Algumas plantas precisam ser regadas mais vezes quando estão ao ar livre. Pois o solo nos vasos secam mais rapidamente!

Será preciso também alimentar suas plantas com adubos e fertilizantes, também limpá-las para remover o pó. Assim como você faz com seus móveis e demais objetos da casa.

Necessidade de umidade

A maioria das plantas dentro de casa necessitam de 50 por cento de umidade do ar para ficarem saudáveis e bonitas. Isto é uma desvantagem, especialmente durante épocas do ano onde o tempo está mais seco em alguns lugares.

Para resolver o problema, coloque suas plantas em bandejas cheias d’água ou use um umidificador nos ambientes com plantas.

Insetos

Algumas plantas podem atrair insetos indesejados para sua residência e isso pode ser tornar um incômodo, principalmente se algum morador em casa tiver medo ou nojo desses bichinhos.

Use fertilizantes e pesticidas para minimizar ou acabar de vez com o problema.

Veja também: “Qual a importância da fase de acabamento?”

Plantas na Decoração

Bolores e fungos

Pode acontecer de algumas plantas não receberem a quantidade adequada de luz e calor e por isso desenvolverem fungos em suas folhas ou mesmo no solo. Então essas ocorrências podem acabar matando a planta.

Contudo, elas podem liberar esporos de mofo e poluentes no ar que você respira.

Cuidados nas férias

Primeiramente, para viagens mais longas você irá precisar fazer alguns arranjos especiais, do contrário ao retornar não encontrará elas vivas. Então se você vai viajar por uma semana ou alguns dias, tenha certeza que suas plantas ficarão bem.

Você pode pedir para alguém regar suas plantas uma vez por semana, cobrir suas plantas com plástico e assim criar um terrário temporário ou criar um sistema de drenagem com um balde de água e um pedaço de corda de fibra natural.

Gostou da matéria? Acesse nossa revista para ver mais matérias como esta.

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário