Brunete Fraccaroli: a arquiteta das cores

A arquiteta das cores

Foto: Casa Cor

A decoração é um dos pontos mais importantes da própria arquitetura. Esta é a etapa em que os interiores dos projetos são decorados/trabalhados. Portanto, há quem diga que é uma das partes mais importantes, já que os moradores estão em constante contato com ela.

Por isso, é muito importante conhecer mais sobre tipos de decoração e, em especial, diferentes designers com estilos diferentes. Dessa forma, isto contribuirá para uma visão mais “ampla” sobre o assunto, e na escolha que futuramente será feita para decorar os imóveis.

E que melhor maneira de conhecer a decoração, senão conhecer os arquitetos e designer responsáveis por diferentes tipos dela?

Sendo assim, conheça agora a arquiteta e designer de interiores Brunete Fraccaroli.

A arquiteta Brunete Fraccaroli em seu escritório

Foto: Reprodução

Brunete é uma das arquitetas mais renomadas do Brasil, com mais de 30 anos atuando no mercado. O seu talento com a decoração é inquestionável e, por isso, ela ganha cada vez mais reconhecimento. Por conta do seu talento, a arquiteta não possui só reconhecimento nacional, como também internacional.

Ainda mais, ela ainda participa de conferências em Chicago, Miami, Punta del Este, Nova York, Berlin, Buenos Aires e, no próprio Brasil.

Carreira na arquitetura

Desde a infância, Brunete sempre foi apaixonada por cores e humor, em entrevista, brinca dizendo que até chegou a pintar um gato que tinha de azul. Ainda nessa época, a arquiteta conta que era influenciada pelos seus tios a ouvir música clássica – coisa que até hoje ela ama.

No entanto, apesar de amar cores e decoração, a arquitetura não era sua escolha principal na época dos vestibulares. Ainda em entrevista, conta que sempre gostou da medicina, cirurgias plásticas, ou melhor, da estética.

Entretanto, isso não durou tanto tempo, quando passou a pensar sobre o futuro na profissão, ela imaginava que teria que “se casar com a medicina” e, a partir desse momento, optou pela arquitetura.

A arquiteta, se formou pela Universidade Mackenzie de São Paulo, foi na arquitetura que ela redescobriu sua paixão pelas cores e passou a sempre as colocá-las em seus projetos.

No início de sua carreira, ela estagiou por quatro anos com o também arquiteto, Ruy Ohtake. Curiosamente, o arquiteto foi quem influenciou Brunete a seguir no rumo da arquitetura de interiores.

Outra curiosidade sobre a carreira, é que atualmente a arquiteta afirma ter “diminuído o ritmo”, mas, afirma que, no passado chegava a trabalhar a 18 horas por dia durante 7 dias por semana.

Na década de 1990, começou a fazer parte da diretoria da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), onde fez parte por 13 anos. Já em 2003, ela se tornou a presidente da associação. De 2006 até a atualidade, ela participa do conselho deliberativo da ABD.

Projetos

Em seus projetos, Brunete Fraccaroli busca explorar formas, textura e cores, pois essas são suas maiores paixões. A mesma garante que não tem medo de ousar, ainda lembra um momento em que se desafiou a decorar um ambiente de marrom, já que ela não gostava muito da cor e queria fazer um ambiente ficar bacana.

Como foi supracitado, a arquiteta Brunete, ama interagir com cores em seus projetos e, sempre procura uma forma de inovar. É claro, isso tudo sempre conciliando com o sonho de imóvel do cliente, porque como a própria diz “o arquiteto pode até discordar ou tentar inverter a situação, mas ele tem que realizar o sonho do cliente!”.

Um projeto que ilustra bem a conciliação das cores com o branco, é um apartamento em Guarujá projetado pela própria Brunete, onde na decoração são usados tons de verde, azul, amarelo etc.

Apartamento no Guarujá projetado por Brunette Fraccaroli

Foto: Rômulo Fialdini

Apartamento no Guarujá projetado por Brunette Fraccaroli

Foto: Rômulo Fialdini

Apartamento no Guarujá projetado por Brunette Fraccaroli

Foto: Rômulo Fialdini

Bom esse é um dos exemplos de imóveis decorados pela arquiteta. Outra curiosidade, é que a arquiteta afirma que gosta de trabalhar com vidros.

Então, Brunete Fraccaroli procura trabalhar com cores em seus projetos e, no seu escritório não seria diferente. Seu escritório possui diferentes cores em sua composição, garantindo um aspecto inovador e sofisticado.

O escritório da Brunete Fraccaroli, projetado pela mesma.

Foto: Tuca Réines

O escritório da Brunete Fraccaroli, projetado pela mesma.

Foto: Tuca Réines

O escritório da Brunete Fraccaroli, projetado pela mesma.

Foto: Tuca Réines

Em 2016, Brunete Fraccaroli criou um projeto para a mostra da Casa Cor, esse projeto buscava homenagear sua cadelinha Sissi. Todo o projeto da casinha foi feito sob medida e, quando só as imagens são vistas, muitas pessoas não notam a diferença, isso pela perfeição colocada no projeto.

A casa da Sissi é um projeto de Brunete Fraccaroi e apresentado na Casa Cor.

Foto: Demian Golovaty

A casa da Sissi é um projeto de Brunete Fraccaroi e apresentado na Casa Cor.

Foto: Demian Golovaty

A casa da Sissi é um projeto de Brunete Fraccaroi e apresentado na Casa Cor.

Foto: Demian Golovaty

A casa da Sissi é um projeto de Brunete Fraccaroi e apresentado na Casa Cor.

Foto: Demian Golovaty

Lindos esses projetos, não são? Para ver mais projetos de Brunete Fraccaroli, acesse seu site clicando aqui.

Carreira no entretenimento

Além do reconhecimento em sua área, a arquiteta Brunete Fraccaroli foi uma das cinco mulheres a compor o elenco do reality show “Mulheres Ricas” na TV Bandeirantes.

Dessa forma, em 2012, ao lado de Lydia Sayeg, Narcisa Tamborindeguy, Val Marchiori e Débora Rodrigues ela começava a ser uma celebridade da TV. O reality, foi transmitido por duas temporadas e acabou no ano seguinte à estreia.

Brunete Fraccaroli e a primeira formação do elenco de "Mulheres Ricas"

Foto: Reprodução

Porém, mesmo antes da televisão, a arquiteta foi convidada pela empresa Mattel para ser usada de inspiração para a boneca Barbie quero ser arquiteta.

Este convite surgiu após uma matéria que dizia que a mesma tinha um jeito dócil e que não entra em brigas, como “uma barbie”. Após essa matéria, ela resolve adicionar a Barbie em seu painel de agradecimentos da Casa Cor. Após a repercussão desse painel, ela recebe o convite para ser o rosto da Barbie quero ser arquiteta.

Outrossim, nesse momento ela começou sua coleção de bonecas Barbie que atualmente passa de 480 bonecas Barbie diferentes. Em entrevista assume que sempre que vê uma boneca Barbie acaba comprando.

Brunette Fraccaroli e a boneca Barbie quero ser arquiteta

Foto: Reprodução

A arquiteta por trás dos projetos

Apesar de ser arquiteta e designer, Brunete Fraccaroli assume que não foi a responsável pela decoração de sua casa. Ela conta em entrevistas que os móveis em sua casa foram recebidos de presente de alguns clientes.

Pessoalmente, se considera mais contemporânea, porém, assume que gosta de todos os estilos.

Ademais, ela prefere um ambiente mais clean em sua casa, principalmente em seu quarto, já que como em suas palavras afirma que, “Como eu mexo muito com cor, quando chego em meu quarto gosto de ficar totalmente sem nenhuma cor”, isso se referindo ao branco.

Sala de estar de Brunete Fraccaroli

Brunete ainda é responsável por administrar a fabrica herdada do bisavô – a fábrica Fraccaroli -, que produz aromas e essências naturais.

Por fim, carreira e o talento de Brunete Fraccaroli são admiráveis, e o seu estilo de decoração é único. Mas, e aí, gostou de conhecer mais sobre um dos maiores nomes da arquitetura e decoração no Brasil? Quer ver mais artigos sobre arquitetura, decoração etc.?

Contudo, acesse nossa Revista Digital para conhecer mais assuntos sobre a arquitetura, construção, decoração e muito mais.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário