A Produtividade dentro da Construção Civil!

produtividade na construção civil - Entenda Antes

A construção civil é um setor  que emprega milhares de trabalhadores, gera renda e é um excelente termômetro da economia de um país. Se ela vai bem e está em fase de crescimento, todos os outros setores também crescem e investir nela é quase sempre um bom negócio. No entanto, é preciso estar sempre atendo à questão da produtividade na construção para que ela realmente traga todos os benefícios esperados.

A busca por produtividade significa atingir o objetivo de produzir mais e melhor a partir de uma combinação factível de recursos. Assim, alcançá-la deve ser um objetivo de todos os profissionais do setor. Lembrando que o Brasil é um dos países que apresentam os piores índices de produtividade na construção civil em todo o mundo.

E para te ajudar no desafio de aumentar a produtividade na construção civil, elaboramos este texto. Aqui você  poderá entender um pouco mais sobre os fatores que impactam a produtividade, as ferramentas usadas para medi-lá e como aumentá-la no seu canteiro de obras. Interessante, não?

Acompanhe e boa leitura!

Carregando o assistente...

Aguarde, nosso assistente ajudará você a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio

Aguarde, carregando!

O Entenda Antes te ajuda a realizar o seu projeto.

Conte-nos o que você precisa e receba até 4 propostas de profissionais ou empresas próximos de você!

100% seguro
Cinco estrelas
Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu projeto fechando o melhor negócio!

Preencha algumas informações para realizarmos a indicação dos profissionais e empresas certas

O conceito de produtividade

Não, produtividade não é a mesma coisa que produção. Embora sejam conceitos interligados, a produção é o resultado da atividade, beneficiada por melhores índices de produtividade.

Podemos definir produtividade como:

Minimizar cientificamente o uso de recursos materiais, mão de obra, equipamentos etc., para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de pessoas empregadas, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida no interesse comum do capital, trabalho e consumidores.

Ou seja, produtividade não diz respeito apenas a ganho de velocidade e redução de custos. Ela tem a ver também  com a melhoria das condições de trabalho de todas as pessoas envolvidas na atividade.

A produtividade na construção civil

Produtividade na construção civil se relaciona com a melhor forma de utilizar os recursos disponíveis no canteiro de obras.  Ou seja, significa desenvolver estratégias que permitam usufruir melhor do espaço físico, das ferramentas, dos insumos, dos processos de transporte e, também, das técnicas de gerenciamento e, claro, da mão de obra.

Por isso, quando uma empresa investe em materiais de qualidade e tecnologia na construção, ela percebe um impacto nos custos e na velocidade da obra, mas os ganhos com otimização de produtividade são muito maiores.

Vejamos agora alguns dos fatores que definem o que torna uma construção otimizada ou não.

  • Uso de espaço físico: o espaço disponível e a forma como ele é utilizado pelos trabalhadores são fatores importantes. Quanto mais organizado é o canteiro de obra, mais rápido é o trabalho e mais tranquilo o ambiente.
  • Uso de ferramentas: a eficiência com que os trabalhadores manuseiam suas ferramentas é outro ponto importante quando o assunto é produtividade na construção. Todos os profissionais devem utilizar as soluções adequadas para cada situação e possuírem capacidade técnica para utilizar os instrumentos.
  • Gestão da logística: cronograma, fluxo de fornecimento, transporte de funcionários, lógica de processos e disposição física na obra são fatores que contribuem para uma logística otimizada, produtividade e eficiência em uma construção.

Os fatores impactam na produtividade na construção civil

Agora que você já sabe o que é produtividade, é hora de descobrir quais são os processos, atitudes e ferramentas que podem influenciar de forma positiva ou negativa a produtividade na sua obra. Veja abaixo quais são eles.

1.Capacitação

Trabalhadores capacitados são mais eficientes em sua atuação e estão preparadas para usar tecnologias e novas ferramentas. São também capazes de se adaptarem a situações anormais e imprevistos com rapidez.

2. Retrabalho

Pode acontecer do resultado de algo não sair da forma como havia sido planejado e o retrabalho se torne inevitável. No entanto, isso deve ser evitado ao máximo. Dependendo do que for, um erro de cálculo ou execução pode fazer a obra perder horas ou até meses para refazer um processo ou técnica, trazendo atrasos e prejuízos.

3. Processos modulares

Quando se trata de processos, a melhor forma de trazer impactos positivos na produtividade de uma obra é investir na padronização e modulação de tarefas.

4.Segurança

A segurança na construção não é apenas uma questão de seguir a lei e as normas técnicas. A utilização correta de equipamentos de segurança traz mais proteção e tranquilidade para que o trabalhador possa exercer sua função. Com isso, ele fica mais confiante e consegue focar melhor no seu trabalho.

5. Matéria-prima

Bons materiais proporcionam menos retrabalho e controle sobre o estoque proporciona continuidade ao fluxo de trabalho.

6. Bons fornecedores

Fornecedores comprometidos que entregam soluções com instalação agilizada, qualidade garantida e praticidade para a obra também são fatores que traze mais produtividade.

7. Layout do canteiro de obras

Quando se planeja o espaço de trabalho a circulação de trabalhadores e máquinas é agilizada. E como isso fica bem mais fácil o acesso dos materiais à frente de trabalho.

8. Planejamento e controle de obras

Um bom planejamento é fundamental. Com ele, sua obra não vai enfrentar desabastecimento nem desperdício de materiais. Também serão menos graves eventuais atrasos ou erros.

produtividade na construção civil

Como medir a produtividade na construção civil

Essa é com certeza a maior dúvida dos gestores do setor da construção civil. Afinal, o primeiro passo para saber se sua construtora está bem no quesito produtividade ou se precisa melhorar é saber como medir.

Ferramentas para medir a produtividade na construção civil

Você pode usar qualquer um desses ou até todos em conjunto para ter uma boa ideia do seu custo com mão de obra, comparado à produtividade resultante.

  • TCPO (Tabelas de Composições de Preços para Orçamento)

Um instrumento tradicional para medir a produtividade na construção civil é a TCPO (Tabelas de Composições de Preços para Orçamento). A publicação traz composições de custos para diversos serviços realizados num canteiro de obras.

A TCPO é um dos índices mais importantes da construção civil. Sua primeira edição foi lançada em 1955. Desde então, a tabela tem fornecido informações confiáveis a engenheiros e construtores. Quem produz a versão oficial da tabela é a Pini, portal de notícias da construção que também realiza pesquisas quantitativas e qualitativas.

As composições de custo indicam a quantidade de horas, os equipamentos e a mão de obra necessárias para realizar cada serviços. Com isso, estabelece valores de referência para a produtividade na construção civil brasileira.

Há, ainda, na TCPO uma lista de fatores que impactam positiva ou negativamente para a produtividade de cada serviço.

  • Ranking da produtividade

O ranking da produtividade, criado pela Impacto, que facilita o cálculo do custo médio de construção por pavimento, incluindo gastos com mão de obra.

  • Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil

Outra ferramenta útil é o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil, da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). A entidade adotou, para a publicação, os conceitos de RUP (Razão Unitária de Produção), apresentado como RUP cumulativa e RUP potencial, e de CUM (consumo unitário de materiais).

O Volume 1 do Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil, da CBIC, aborda a produção de:

  • Estrutura de concreto armado convencional;
  • Estrutura em paredes e lajes de concreto moldadas com uso de fôrma de alumínio.

produtividade na construção civil - Entenda Antes

Como aumentar a produtividade na construção civil

Infelizmente, não existem formulas mágicas que garantam o aumento da produtividade no seu canteiro de obras. No entanto, existem algumas práticas que certamente podem te ajudar a melhorar o desempenho da sua equipe.

Assim, podemos dizer que, de uma maneira geral, para aumentar a produtividade na construção civil é preciso:

  1. Reduzir o tempo construtivo;
  2. Padronizar atividades;
  3. Reduzir desperdícios de materiais e aumentar o controle sobre o estoque;
  4. Diminuir retrabalhos.

E para atacar em todas essas frente de forma simultânea, destacamos algumas práticas que podem ser seguidas. Confira abaixo:

1.Planejamento

Como já mencionamos aqui, planejamento é a primeira coisa que deve ser feita para que sua obra seja um sucesso.

Defina quais sã as necessidades e objetivos do seu cliente e, com base nisso, defina as melhores estratégias para a execução do projeto.

No planejamento devem constar:

  • Orçamento;
  • Maquinário específico;
  • Mão de obra necessária;
  • Prazos.

2. Boa gestão

Os gestores não devem estar familiarizados com as atividades e com a estrutura organizacional adotada e terem como objetivo, entre outras coisas:

  • Redução de atividades que não agregam valor;
  • Redução na variabilidade, mantendo o padrão de execução nos projetos;
  • Ter uma gestão o mais transparente possível;
  • Aumento no valor do produto ou serviço

3.Controle de custos

O controle nos custos de produção envolve muito mais que dinheiro. Devem fazer parte desse controle o número de pessoas que serão designadas para determinado serviço e até mesmo a quantidade de máquinas e equipamentos necessários dentro do canteiro de obras.

No mais, medir a jornada de trabalho dos operários, analisando os momentos de pausa e horários para refeições, também ajuda a controlar os índices de produtividade na construção civil.

Ou seja, todos os detalhes que de alguma maneira se relacionam aos custos de tempo e dinheiro devem ser analisadas com muito cuidado.

4.Treine sua equipe

Uma mão de obra inexperiente ou sem a qualificação necessária reduz os índices de produtividade na construção civil. Além disso, os custos gerados com esse desperdício podem chegar a 40% do faturamento.

O treinamento para os operários é primordial não só para potencializar os índices de produtividade, como também para garantir a segurança dos trabalhadores durante a obra.

No mais, é interessante usar mão de obra terceirizada apenas em casos muito específicos. Pois, ao utilizar funcionários terceirizados, o gestor perde a oportunidade de treinar uma equipe completa para o serviço proposto.

5. Faça bom uso da tecnologia

Além dos aparelhos móveis e da internet, máquinas modernas, materiais inovadores podem tornar sua equipe mais produtiva e sanar problemas que costumam desafiar as empresas do setor.

Após identificar o que deve ser feito para melhorar a produtividade no seu canteiro de obras, você deve conhecer as diversas tecnologias disponíveis para o setor da construção civil e assim planejar onde irá investir com o objetivo de buscar modernização.

  • Materiais: terras soldadas, monoforte, lajes mistas, painéis de EPS e microncreto de alto desempenho são algumas alternativas de materiais modernos e econômicos. Eles oferecem maior qualidade e praticidade para o trabalho.
  • Aparelhos digitais: o uso de smartphones, computadores e tablets permite organizar melhor informações referentes à obra, com possibilidades de edição de maneira mais prática e em qualquer lugar, o que torna o trabalho menos burocrático.
  • Máquinas automatizadas: realizam trabalhos com mais rapidez e eficiência. Mas é importante que haja funcionários capacitados para a operação.

6. Invista em equipamentos de qualidade

Com um maquinário moderno e de qualidade no canteiro de obras, sua equipe irá trabalhar com muito mais facilidade. Sem falar, é claro, na segurança e tranquilidade.

Portanto, fique de olho nas novidades da indústria de equipamentos. Veja quais são aqueles que realmente serão  úteis e irão valorizar a sua obra. Com os equipamentos certos não há dúvida que haverá um aumento na produtividade.

Mas claro, uma vez com os equipamentos em mãos, não descuide da manutenção dos mesmos. Uma manutenção preventiva pode evitar muitos contratempos e atrasos.

7. Sincronize o material e mão de obra

Com certeza, um dos grande motivos de produtividade é mão de obra ociosa. Afinal, além de gerarem custo para você ou para o seu subcontratado, elas não estão produzindo.E veja bem, com isso a obra deixa de progredir, podendo gerar atrasos no cronograma.

Assim, se  mão de obra for paga por período de tempo, não por empreitada, é extremamente importante prever todos os materiais e ferramentas necessários para o serviço programado. Para isto, é necessário ter sempre em mãos o checklist de ferramentas e o cronograma da obra para fazer a compra do material na hora exata.

Profissionais para Construção - Entenda Antes - Produtividade

Conclusão

Melhorar a produtividade na construção civil não é algo impossível, mas não é um trabalho fácil. No entanto, todo o trabalho pode valer a pena. Melhorar a produtividade na construção civil é fundamental para aumentar a competitividade não só do setor, mas da sua construtora também.

Por isso, não deixe de estudar o tema. E também não negligencie o controle e a tomada de medidas para melhorar continuamente a produtividade na construção civil.

Se você gostou do conteúdo apresentado neste post continue seguindo nosso blog. Estamos sempre trazendo novidades para os profissionais e entusiastas da construção civil, arquitetura e decoração.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário