Nomes da Arquitetura: Arquiteta Márcia Müller!

Sempre dizemos que a decoração é considerada uma das partes mais importantes do projeto. Por isso, muitas pessoas ficam receosas quanto a quem escolher para este trabalho. E, muitas dúvidas  acabam surgindo sobre o estilo de decoração que será escolhido.

Se você tem dúvidas sobre isso, confira nossa série de estilos de decoração, falamos sobre diferente tipos, como estilo asiático, estilo contemporâneo, estilo industrial ou até sobre os tipos de arquitetura, como clássica, contemporânea etc. Se ainda tiver interesse surgir dúvidas sobre um tipo que não citamos, confira nossa revista, possuímos diversos artigos sobre o tema.

Antes de falarmos sobre a arquiteta de hoje, saiba que possuímos mais artigos falando sobre outros grandes nomes da arquitetura, como Frank L. Wright, Paulo M. da Rocha e Brunete Fraccaroli.

Agora sim, depois de falar um pouco sobre a decoração, vamos apresentar um dos grandes nomes atuais da arquitetura e decoração no Brasil. Conheça no artigo de hoje a arquiteta Marcia Malta Muller.


Carregando o assistente...

Aguarde, nosso assistente ajudará você a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio

Aguarde, carregando!

O Entenda Antes te ajuda a realizar o seu projeto.

Conte-nos o que você precisa e receba até 4 propostas de profissionais ou empresas próximos de você!

100% seguro
Cinco estrelas
Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu projeto fechando o melhor negócio!

Preencha algumas informações para realizarmos a indicação dos profissionais e empresas certas


Marcia Muller e Manu

Marcia e Manu Muller

A relação de Marcia Muller e a arquitetura

A arquiteta Marcia Muller é formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua na área há mais de 30 anos. Além disso, ela é sócia proprietária do escritório Marcia Muller Arquitetura, onde cria projetos arquitetônicos e interiores ao lado de sua filha, Manu Muller.

Quando perguntada sobre quando começou seu amor pela decoração, Marcia Muller afirma que foi aos 13 anos quando visitou com seus pais uma casa de campo projetada por Sergio Rodrigues.

Após a faculdade, a arquiteta Marcia Muller iniciou sua carreira na arquitetura ao lado do arquiteto carioca Claudio Bernardes – que já atuava na área. Sua experiência com o escritório Claudio Bernardes se estendeu por 4 anos. Uma curiosidade sobre Claudio Bernardes, é que durante sua carreira, buscou valorizar materiais em seu estado natural, assim como Marcia.

Ao escrever um artigo cujo o tema é “Arquitetura não é decoração”, a arquiteta fala um pouco sobre a relação da arquitetura e decoração aprendidos na faculdade. Ainda, fala sobre a escola Bauhaus que trabalhava a arte, cores, músicas etc. e foi fechada quando o partido nazista de Hitler assumiu o poder.

Nesse artigo, uma frase é citada pela arquiteta e, diz muito sobre o que pensa: “arquitetura é muito mais que decoração – arquitetura é um mundo infinito de possibilidades criativas!”

Em uma de suas entrevistas, foi perguntada sobre sua forma de trabalho e a arquiteta diz “o estilo é de cada cliente. Tento interpretar o desejo dele com uma visão técnica e procuro fazer daquele sonho uma situação harmônica”, acrescentou ainda que “estamos numa era atemporal de estilos e o caminho é o da sustentabilidade. O objetivo é a espontaneidade, a sensação de que a casa não tenha sido produzida por outra pessoa”.

Projetos

Atualmente, a arquiteta conta com a parceria de sua filha – Manu Muller – em seus projetos. Além disso, possui trabalhos tanto em todo Brasil quanto no exterior quanto e, já trabalhou com grandes nomes, como o cantor Gilberto Gil.

Ainda possui experiência de trabalho com grandes empresas – como a TV Globo, construtoras e até a Som Livre. Ao lado de sua filha e parceira, as arquitetas possuem projetos para a Casa Cor, onde fazem um excelente trabalho combinando ambientes e cores.

Nas palavras de Marcia “o projeto é um mapa”. Ou seja, com o auxílio de um projeto arquitetônico, o custo de obra é reduzido. Lembrando que, a obra em si pode possuir alguns imprevistos. Porém, ao criar um projeto, definimos a finalidade de cada elemento da composição deste projeto de obra.

Contudo, uma característica que será apresentada nos projetos a seguir é a sustentabilidade. Assim como Claudio Bernardes, Marcia busca usar elementos, como madeira de demolição e materiais sustentáveis.

Agora, vamos mostrar alguns dos seus projetos, as imagens que vamos utilizar estão presente no site da própria arquiteta.

Projeto AL

Projeto AL

Projeto AL

Perceba que o ambiente possui cores, mas não é carregado delas. Isto é um ponto importante, pois o excesso de algumas cores pode gerar sentimentos incômodos, como estresse, por exemplo. Confira mais sobre esse assunto em nosso artigo sobre ‘Psicologia das cores’.

Apartamento Madrid

O projeto do apartamento Madrid é composto por tons de vermelho e marrom com móveis mais claros. Isso acompanha a ideia de um ambiente contemporâneo, confira:

Apartamento Madrid

Apartamento Madrid

Apartamento Madrid

Apartamento Madrid

Apartamento AK

Apartamento AK

Apartamento AK

Apartamento AK

O apartamento acima também possui características contemporâneas. Mas, diferente do anterior, o projeto busca uma decoração mais clean e monocromática.

Apartamento DB

Apartamento DB

Apartamento DB

Apartamento DB

Apartamento DB

Aqui temos outro projeto contemporâneo que cria um contraste entre cores mais escuras e mais claras. Por exemplo, a cozinha é decorada na cor preta, enquanto os quartos possuem cores mais claras.

Mostra Casa Cor RJ – 2019

Casa Cor 2019

Casa Cor 2019

Casa Cor 2019

Percebemos que nessa obra, houve a combinação tons de azul, dourado a um ambiente branco. Essa combinação foi muito bem planejada por elas, pois apesar dos tons de azul e dourado,  o espaço não ficou sobrecarregado de elementos e cores. A mostra apresentada é o seu projeto da Casa Cor mais recente e também pode ser acessado no blog das arquitetas.

Mostra Casa Cor RJ – 2018

Deixamos este projeto por último porque além das imagens, as arquitetas gravaram uma entrevista sobre a mostra. Durante o vídeo, elas explicam a composição do ambiente e, a ideia de cada um. A entrevista também pode ser acessada através do site

Sendo assim, clique aqui para conferir o vídeo completo sobre a mostra.

Casa Cor 2018

Casa Cor 2018

Casa Cor 2018

Pessoalmente, nós admiramos os projetos de Marcia e Manu Muller. Mas, e você, o que achou? Tem interesse em conhecer mais projetos delas? Acesse a aba de projetos presente em seu site e confira mais obras.

Antes de encerrar, gostaríamos de dizer mais uma curiosidade sobre Marcia Muller e Manu. Todas as terças-feiras, as arquitetas escrevem artigos para o blog Lu Lacerda.

Nesses artigos, elas trazem sua visão sobre diversos assuntos, como a arquitetura, decoração e dicas sobre outros temas também.

Por fim, o que você achou do tema? Gostou de saber mais sobre a carreira e projetos de um dos grandes nomes da arquitetura e decoração brasileira atual? Quer ler mais artigos como esse?

Acesse nossa revista digital para estar por dentro do mundo da arquitetura, decoração, construção e mais.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário