Psicologia das cores. Como usar para decorar seu imóvel? Entenda Antes

Psicologia das cores. Como usar para decorar seu imóvel? Entenda Antes

 

Um dos pontos mais importantes na hora de decorar, diz respeito às cores utilizadas. As cores estarão presentes no ambiente de qualquer forma. Não há como fugir disto, então é importante aproveitar a oportunidade para trazer mais harmonia ao ambiente. Isso da mais identidade para ele, já que as cores é que dão a primeira impressão. Tanto boa ou ruim.

As cores, mais do que servirem como funções estéticas. Também podem proporcionar diversas sensações, e para que elas sejam positivas. É preciso que sejam escolhidas de forma adequada para se equilibrar com o restante do ambiente.

A psicologia das cores exerce o papel de desvendar quais as sensações uma cor pode causar. E algumas áreas do cérebro são estimuladas quando em contato com o ambiente. Hoje não existem mais regras para sua utilização. Já antigamente era comum se ver a maioria das casas com tons neutros por medo de errar no resultado final.

Mas atualmente, as cores vêm ganhando mais espaço dentro dos ambientes e passaram a ser componentes de destaque. O crescimento do mercado da construção dispõe de materiais e móveis dos mais variados possíveis para compor a decoração do ambiente. Facilita na hora de estabelecer o equilíbrio, possibilitando harmonizar móveis com as cores escolhidas.

Veja também: Conheça os acabamentos mais adequados para cada ambiente da sua casa – Entenda Antes!

Mas, mesmo que haja essa liberdade para brincar com as cores, vale lembrar que é importante analisar as sensações que cada cor traz. Pois pode fazer do ambiente, um lugar pouco agradável para se estar, onde uma cor que cairia bem para a cozinha, ser utilizada para decorar um quarto, por exemplo.

Antes de determinar as cores para cada ambiente, mesmo sabendo quais influências psicológicas elas causam, é importante que se defina com clareza a função de cada ambiente. Principalmente se ele contar com mais de uma ocupação.

Como pode acontecer, por exemplo, de um cômodo destinado a espaço de trabalho, também servir eventualmente como quarto de hóspedes, sendo levado em consideração que um quarto é um lugar em que as pessoas costumam relaxar, enquanto que uma área de trabalho prevalece a ideia de ser um ambiente de produtividade, então para que não haja conflito entre esses dois princípios, a psicologia das cores pode ser uma grande aliada na hora de definir a cor ideal para tornar o ambiente mais agradável.

Com as definições exatas do papel que cada ambiente vai exercer na residência, o próximo passo é liberado: a escolha das cores. E para que este procedimento seja facilitado, este artigo irá auxiliar, mostrando com clareza o significado de cada uma elas, para evitar erros ao utilizá-las.

Azul

O azul transmite calma e tranquilidade, por isso, é indicado utilizá-lo para espaços em que se pretende relaxar, além de estar relacionado também ao rendimento, por isso pode ser utilizado em locais como quartos, escritórios e até mesmo em banheiros, já que ele também é destinado ao relaxamento.

Aline Bispo

Contudo, deve-se utilizar esta cor com cautela, pois quando utilizada em demasia causa a sensação de monotonia, por isso, vale arriscar em cortinas, objetos decorativos ou até mesmo uma parede, mas evitando o excesso. Tons azuis escuros são mais indicados para pequenos detalhes, pois podem levar sentimentos negativos.

 


Preto

Esta cor pode assustar quando se afirma que existe a possibilidade de ser utilizada como decoração, principalmente pelo fato de geralmente estar associada a pensamentos negativos. Mas, quando bem utilizada, pode dar mais sofisticação ao ambiente, em virtude de também ser considerada uma cor nobre, que pode transmitir a sensação de poder.

OTANNO ARQUITETURA DE INTERIORES

O preto pode ser muito interessante quando contrastado com outras cores como o branco ou mesmo o cinza, transmitindo sofisticação. Mas muito cuidado ao utilizá-lo em ambientes pequenos, pois pode dar a impressão de que ele é menor do que parece.

Verde

É muito nítida a associação do verde com a natureza, e quando se pensa nela, logo as emoções se encaminham para a calma, paz e o equilíbrio.

Arquiteta Maria Júlia Migotto

Portanto, pode ser utilizado como componente de vários elementos, indo desde um simples objeto até uma parede. Geralmente se vê em quartos e salas. É visto como um ambiente de descanso, em ambientes externos, acentuando mais ainda a paz que a natureza remete. Sendo possível estar próxima à ela de alguma forma. Também costumam aparecer em espaços relacionados à saúde, em virtude de constantemente aparentar um ambiente mais tenso. Por isso, as sensações que esta cor transmite, pode de certa forma trazer tranquilidade.

Veja também: Como equilibrar as cores em uma decoração? Entenda Antes!

Vermelho

O vermelho por si só já é marcante, por isso, é preciso tomar muito cuidado ao utilizá-lo. Equilibrando seu uso ao resto do ambiente, para que não cause cansaço visual e nem irritação. Por isso não é aconselhado seu uso em excesso em locais de permanência mais duradoura. Como quartos, cozinha (dependendo do objetivo do morador), já que ela desperta o apetite. Por isso é tão utilizada em restaurantes, e também em salas.

Realizze Planejados

Sua utilização se torna mais equilibrada quando compõe o ambiente através de objetos decorativos e/ou móveis pequenos como uma rack ou aparadores.

Laranja

Fellipe Ribeiro Arquitetura

Assim como o vermelho, o laranja também pode estimular o apetite. Portanto o propósito do morador é que vai decidir se seu uso é adequado ou não para a cozinha. Já em locais como salas de estar ou outros locais em que se recebe visitas essa cor é uma ótima escolha. Pois remete a sensações como alegria e otimismo, fazendo do ambiente um espaço muito agradável. Mas também é uma cor marcante, aconselha-se apostar apenas em detalhes.

Roxo, violeta e lilás

Os tons mais claros como a maioria está ligado ao conforto, a paz exterior e também ao bem estar espiritual, por isso, é bastante utilizada em locais relacionados em ambientes da medicina em que se trabalha com a mente, pois tem forte influência no estímulo à manter a tranquilidade.

Já o roxo, uma cor mais vibrante se associa à criatividade, podendo ser usado em espaços destinados ao trabalho, exemplo, sempre mantendo o equilíbrio pelo impacto que sua cor causa.

Amarelo

Por estar associada ao sol, essa cor traz sensação de energia, alegria e calor, o que cai bem em espaços com tons mais frios. Como o cinza, aumentando a sensação de calor e brilho, uma opção para residências em que a incidência de luz é menor.

Fellipe Ribeiro Arquitetura

Seu uso em espaços de convívio comum pode trazer mais alegria ao ambiente, já que esta cor estimula a alegria, sendo uma boa aliada para quem valoriza a boa relação entre as pessoas.

Branco

As grandes possibilidades de uso que ele permite desfrutar, faz do branco umas das cores mais vistas dentro das residências. A neutralidade do seu tom facilita sua aplicação em qualquer ambiente. Tem a vantagem de poder combinar com outras cores, causando um contraste interessante. Além de causar a sensação de amplitude do lugar.

Aline Bispo

Conhecida como a cor da paz, consequentemente estimula a positividade, por isso, em qualquer ambiente eu seja aplicado, o branco sempre será uma boa escolha.

Independentemente de qual cor escolher, deve haver sempre o equilíbrio, tanto dos demais elementos do ambiente como entre as cores. Quando se opta por escolher uma única cor para compor diversos itens ela pode se tornar cansativa para o local, ao invés de estimular emoções positivas, para isso, quando houver o uso de uma cor de origem, é importante que se utilize o círculo cromático para que as cores sejam combinadas de maneira correta.

Veja também: Dicas de decoração para o seu Home Office – Entenda Antes!

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção! Nós iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

dasdasdasdasdas

 

[easy-budget]

Você é um profissional ou deseja construir ou reformar?Cadastre-se
×