Conhece a madeira de demolição? Como usar em sua decoração? – Entenda Antes!

A decoração sustentável está em alta e envolve muito mais do que reaproveitar garrafas e caixotes. Designers de interiores e proprietários de imóveis cada vez mais incorporam materiais reutilizados na decoração, dando-lhes uma nova vida. Uma das tendências nesse sentido é a madeira de demolição. Como o próprio nome já diz, é um material retirado da demolição de construções antigas.

Veja também: O que faz um Designer de Interiores? Entenda Antes!

Com design único – afinal nenhuma madeira é igual a outra – e durabilidade excepcional, a madeira de demolição na decoração é ideal para quem busca um estilo rústico moderno para sua casa.

Quer saber mais sobre o material e como utilizá-lo na decoração? Então continue a leitura e entenda antes de decorar com a madeira recuperada.

Características da madeira de demolição

Design Reveste Pinta

Diminuindo a extração de madeiras novas, a madeira de demolição é mais que uma alternativa ecológica. O material também é bastante utilizado na arquitetura contemporânea! Devido sua aparência, história e durabilidade. Na maioria das vezes, essas peças carregam as marcas de pregos, parafusos e desgaste do tempo! Isso as tornam pontos de destaque e totalmente únicas para qualquer espaço.

Geralmente, essa madeira é recuperada de imóveis antigos ou qualquer outra coisa que tenha utilizado madeiras nobres em sua construção. Ela também pode vir de descartes de fábricas ou troncos de árvores que penetraram em rios e mares.

Então ao invés de ser descartada, a madeira passa por um processo de higienização e recuperação! Até que o material fique pronto para uso novamente. E suas características naturais sejam preservadas.

Os diversos itens que podem ser feitos com a madeira de demolição. Geralmente são mais caros do que aqueles produzidos com a madeira não reaproveitada. Mas o visual rústico e a durabilidade superior das peças. Muitas vezes, fazem valer a pena o investimento.

Como usar a madeira de demolição na decoração

As possibilidades para usar a madeira de demolição na decoração são imensas. O material funciona em ambientes internos e externos, em detalhes, em espaços residenciais e comerciais e onde mais sua criatividade mandar! Confira a seguir as principais peças que podem ser produzidas para utilizar a madeira de demolição na decoração da sua casa!

Mesas

As mesas são as peças de mobiliário que mais chamam a atenção e destacam qualquer espaço. Elas podem ser usadas na sala de jantar, de estar, área externa ou varanda gourmet. Além de ser um móvel funcional e durável, a mesa de madeira de demolição é um importante elemento decorativo, portanto, vale a pena usar este item em sua casa.

Veja também: Acha que o seu espaço precisa ser ampliado? Confira 9 de dicas para fazer isso!

Em alguns modelos, o tampo de madeira de demolição é bem rústico e irregular. Assim, cria-se a sensação de que um tronco de árvore foi colocado no espaço sem muita preocupação. Para quem não quer usar uma mesa grande, é possível encontrar também mesas de centro para dar uma aparência especial na sala de estar.

Marcio Erlim – Arquiteto

Marcio Erlim – Arquiteto

Painel de TV

Um cenário de fundo rústico para uma sala de TV pode ser o centro da decoração de um ambiente. Então os painéis de TV feitos com madeira de demolição geralmente são feitos com diversas tábuas em tons mesclados que facilmente se harmonizam com o restante da decoração do ambiente.

André Sell Arquitetura

Escadas

Uma parte que costuma ser deixada de lado na decoração de uma casa é a escada. Nessa estrutura, a madeira de demolição pode ser incorporada em degraus, corrimão e guarda-corpo. O material pode ser bem aproveitado em escadas já que o local recebe um alto tráfego e a madeira e é uma peça durável que vai resistir bem ao tempo.

Portanto, se você é admirador do estilo industrial, nossa dica é apostar em uma escada com degraus de madeira e corrimão de aço. O resultado é uma escada moderna e cheia de estilo!

Une Arquitetura

Suporte para jardim vertical

Um elemento natural como a madeira merece fazer parte do jardim da sua casa! Os suportes para jardim vertical feitos com a madeira de demolição são ideais para complementar o verde das plantas e, claro, decorar o espaço.

Veja também: Quais plantas usar no jardim vertical? Entenda Antes!

Decks

Ainda na área externa, a madeira de demolição pode ser usada para criar um deck ao redor da piscina. Como o material é resistente, o deck dura por mais tempo mesmo estando exposto ao sol ou chuva. Para complementar a decoração, aposte em bancos e outros objetos de madeira.

INDESIGN ARQUITETURA

Em outras palavras, é possível utilizar a madeira de demolição na decoração de diferentes maneiras!

Então se você gostou das ideias e pretende usar itens com o material, preste atenção se as peças são de madeira de demolição devidamente certificadas. Assim, você assegura que está levando para a casa um item sustentável.

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *