Tipos de Arquitetura: Arquitetura Contemporânea – Se inspire e Entenda Antes!

ilustrar a arquitetura contemporânea

Atualmente, os tipos de arquiteturas tem sido cada vez mais procurados, seja para aplicá-lo em apartamentos ou até grandes imóveis. Sendo assim, resolvemos falar um pouco sobre a arquitetura, em específico, a arquitetura contemporânea.

Então, quando falamos de arquitetura contemporânea, lembramos das grandes edificações com modelos inovadores. Mas, neste artigo, falaremos sobre esse tipo de arquitetura ao todo, seu surgimento, suas características, construções mais famosas desse estilo etc.

Carregando o assistente...

Aguarde, nosso assistente ajudará você a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio

Aguarde, carregando!

O Entenda Antes te ajuda a realizar o seu projeto.

Conte-nos o que você precisa e receba até 4 propostas de profissionais ou empresas próximos de você!

100% seguro
Cinco estrelas
Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu projeto fechando o melhor negócio!

Preencha algumas informações para realizarmos a indicação dos profissionais e empresas certas

Como surgiu a arquitetura contemporânea?

Primeiramente, lembraremos que, a arquitetura contemporânea mescla diversas características, tendências e propostas. Dessa forma, não podemos dizer que ela tem estilo óbvio e único, ou que só pode ser aplicada em um determinado tipo de construção.

Apesar de ser considerada bastante atual, a arquitetura contemporânea surgiu por volta dos anos de 1980. Antes da mesma aparecer, poucos arquitetos resolveram testar novos tipos de arte em seus projetos. No entanto, após o seu surgimento, diversos profissionais resolveram se aventurar nessa arquitetura que vai muito além do modernismo.

Quartier Schutzenstrasse

O Quartier Schutzenstrasse foi projetado por Aldo Rossi e, concluído em 1997 em Berlim.

O que é arquitetura contemporânea?

Em primeiro lugar, podemos dizer que a arquitetura contemporânea tem como foco a funcionalidade das obras e, busca o melhoramento dos espaços. Desse modo, proporcionando uma sensação de fluidez que estimula uma ideia de liberdade.

Além dos projetos inovadores, esse tipo de arquitetura busca por soluções sustentáveis para as edificações. Ou seja, seus projetos são pensados de modo que consuma menos energia. Ainda, a estética é importante e buscada nos projetos, isso junto ao fato da sustentabilidade, cria-se uma interação entre a natureza e a estrutura, que contribui para a criação de designs inovadores e sustentáveis.

Alguns materiais que são usados para trazer essa sensação atualidade, são o concreto e o aço, por exemplo.

Um escritório contemporâneo e verde

Foto: SuperLimão Studio e Irmãos Campana

Em nossa revista digital, possuímos alguns artigos sobre sustentabilidade, como: materiais sustentáveis, energia solar etc. Clique aqui e confira todos eles.

A arquitetura contemporânea no Brasil

Assim como no exterior, a arquitetura contemporânea do Brasil começou a ser desenvolvida por volta dos anos 80.

Um grande exemplo de cidade com obras contemporâneas no Brasil é a capital do país, ou seja, Brasília. Ela é considerada um marco em nossa arquitetura, pois combina algumas características da arquitetura internacional com o território brasileiro e, ainda, é fortemente marcada pelo minimalismo.

Um dos maiores nomes da arquitetura brasileira foi Oscar Niemeyer, que por sua vez, contribuiu muito com a arquitetura contemporânea brasileira. Uma obra de suas maiores obras foi o Museu de Arte Contemporânea em Niterói e, ele também foi responsável por projetar Brasília (DF).

Museu de Arte Contemporânea

Características da arquitetura contemporânea

Algumas características desse estilo de arquitetura já foram supracitadas. No entanto, agora falaremos mais detalhadamente sobre essas características e como elas se encaixam nas edificações.

Tecnologia

A tecnologia é uma das ferramentas mais usadas em todos os tipos de arquitetura e, na contemporânea não seria diferente. Hoje em dia, grande parte dos projetos arquitetônicos criados são feitos por meio da tecnologia.

Algumas formas em que a tecnologia se mostra presente no processo de criação, é na elaboração de projetos. Entre os programas mais usados na hora de projetar podemos citar: AutoCad, Revit e SketchUp.

Com isso, a flexibilidade na hora de criar um projeto aumenta. Mas, deve-se lembrar que o conhecimento de um profissional é indispensável na hora de projetar seu imóvel.

Por último, se sua intenção é decorar um imóvel, clique aqui e confira uma matéria em que mostramos algumas apps que, ajudam nessa tarefa.

Sustentabilidade

A sustentabilidade está se tornando cada vez mais trabalhada em projetos atuais e, junto à tecnologia, ela proporciona obras únicas e eficientes.

A arquitetura sustentável ou arquitetura verde, é considerada uma característica muito importante em construções contemporâneas, já que os materiais naturais são os mais usados em nesses projetos. O paisagismo também é indispensável aos projetos, já que trazem uma sofisticação aos mesmos.

Entre os materiais mais usados podemos citar os pisos de bambu, materiais recicláveis, bancas de granitos e até o famoso telhado verde. Além desses materiais, a luz natural também é valorizada, isso nota-se através das grandes janelas presentes na maioria dos projetos da arquitetura contemporânea.

Minimalismo

O minimalismo pode ser considerado muito importante para a arquitetura contemporânea. Mas, quando o foco é o Brasil, ele se torna indispensável.

De acordo com Ludwig Mies van der Rohe, não são necessários tantos elementos para um ambiente ser considerado completo, como suas famosas frases diziam “menos é mais” e “Deus está nos detalhes”. O minimalismo segue essa ideologia. E, ainda, garante sofisticação e credibilidade aos ambientes.

Diferencial

O estilo contemporâneo é conhecido por chocar muitas pessoas, isso se dá ao fato de suas características futuristas. Essas características, contam com formas fragmentadas e distorcidas, ou seja, formas impactantes.

Arquitetura Moderna X Contemporânea

Atualmente, muitas pessoas se confundem na hora de identificar alguns projetos da arquitetura contemporânea, isso por causa da confusão na hora de diferenciar ambas.

A arquitetura moderna, foi um movimento criado por volta da primeira metade do século XX. Sua ideologia tinha como objetivo abandonar-se de tudo o que era considerado tradicional ou conservador.

Os idealizadores acreditavam que cada parte um projeto deveria de seguir um propósito. Sendo assim, eles passaram a adotar alguns aspectos minimalistas. Logo, suas formas também eram “simples”. Entre elas podemos citar: linhas simples que quase sempre eram retilíneas e, alguns dos seus materiais eram o concreto, o metal e o vidro.

O exemplo abaixo ilustra uma casa construída utilizando as técnicas da arquitetura moderna.

Casa Moderna

Em contrapartida, a arquitetura contemporânea é considerada um modelo mais recente de manifestação. Como mostramos, ela se baseia muito em tendências, formas, técnicas e elementos atuais.

Contudo, a contemporânea procura garantir o conforto das pessoas, desse modo, as rotinas, preferências e cotidiano são levados em conta na hora de fazer o projeto.

Uma fachada contemporânea

Foto: Gelker Ribeiro Arquitetura

Modelos de construções famosas da arquitetura contemporânea

Ao longo dos anos, surgiram diversos arquitetos que são considerados ícones em suas áreas por conta do seu trabalho com a arquitetura contemporânea, entre eles estão; Paulo Mendes da Rocha; Zana Hadid; Oscar Niemeyer e mais.

Então, mostraremos algumas das mais obras desses profissionais e outros.

  • Galaxy SOHO por Zaha Hadid (Pequim, China)

Galaxy SOHO

  • Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, Brasil)

Museu Oscar Niemeyer

  • Praça do Patriarca por Paulo Mendes Rocha (São Paulo, Brasil)

A Praça do Patriarca

  • Centro Heydar Aliyev por Zaha Hadid (Baku, Azerbaijão)

Centro Heydar Aliyev

  • Museu Real de Ontário por Daniel Libeskind, Frank Darling e John A. Pearson (Toronto, Canadá)

Museu Real de Ontário

  • Templo de Lótus por Fariborz Sahba (Nova Deli, Índia)

Templo de Lótus

  • Grande Teatro Nacional por Paul Andreu (Pequim, China)

Grande Teatro Nacional

  • Casa Dançante por Frank Gehry e Vlado Milunic (Praga, Tchéquia)

Casa Dançante

  • Museu Guggenheim por Frank Gehry (Bilbao, Espanha)

Museu Guggenheim

E aí, gostou de aprender mais sobre a arquitetura contemporânea? Acesse nossa Revista Digital para ler mais artigos como esse e muitos outros temas.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário