Conheça os Materiais Ecológicos para Construção!

Materiais Ecológicos

A construção civil está em constante mudança, devido as novidades que surgem todo ano no mercado. Além dessas novidades, as pessoas estão buscando cada vez mais alternativas para não prejudicar o meio ambiente.

Dessa forma, a procura por materiais de construção que sejam sustentáveis cresceu. Mas, grande parte dos cidadãos que estão planejando fazer uma obra não conhecem esse tipo de material de construção ecológico.

Sendo assim, listaremos alguns deles que podem ser usados para ajudar o meio ambiente.

Confira os 8 materiais ecológicos para usar na construção civil.

1- Telhado Verde

Materiais Ecológicos

O telhado ecológico ou telhado verde, é um tipo de telhado que permite o crescimento de vegetação em sua superfície.

Ademais, ela pode ser de desde gramas e plantas de pequeno porte até algumas árvores, isso varia já que o tamanho da obra influencia muito na hora do plantio.

Ele garante diversas vantagens, tanto para o meio ambiente quanto para a população, como a melhoria na qualidade do ar, redução de temperatura, equilíbrio ambiental, entre outras.

A Revista Digital do Entenda Antes já postou uma matéria falando de forma mais aprofundada sobre ele, sendo assim, confira para aprender mais sobre o que é um telhado verde e como fazê-lo.

2- Bambu

Materiais Ecológicos

O bambu tem se tornado cada vez mais comum na arquitetura mundial.

No Brasil ele é pouco utilizado, porém, os orientais já estão mais familiarizados com bambus em suas obras. Algumas características presentes no bambu são a durabilidade, resistência, leveza etc.

Um grande exemplo de que o bambu é um grande material sustentável é a Green School localizada em Bali na Indonésia, fundada por John e Cynthia Hardy em 2006, a “escola verde” como é conhecida, atrai a visita de diversos turistas todos os anos.

3- Tinta Ecológica

Ao contrário de grande parte das tintas convencionais que contém alguns materiais tóxicos, as tintas ecológicas utilizam apenas produtos naturais, como a argila, plantas e vegetais, a água etc. Dessa forma, ela não agride o meio ambiente.

Grande parte dessas tintas são livres de COV (Compostos Orgânicos Voláteis) e isso é uma grande vantagem, já que elas não influenciam de maneira negativa o ar e ainda preservam a camada de ozônio.

Materiais Ecológicos

4- Tijolos ecológicos

Muito utilizado no Brasil, os tijolos ecológicos são feitos a partir de alguns resíduos gerados na construção civil, permitindo o reaproveitamento desses resíduos de forma positiva.

Suas vantagens incluem a redução da demanda energética, geração de oportunidades locais, facilidade de execução, a diminuição de materiais em obras etc.

Além desse tipo de tijolo, encontra-se o REPLAST, um tijolo que também é ecológico.

No entanto, em sua criação são usados os plásticos retirados do oceano e desperdiçados.

Além disso, ele não emite o CO² e não precisa de argamassa, cola e adesivos para sua fixação.

Se interessou pelo tijolo ecológico? Confira nossa matéria onde vem falando mais a fundo sobre ele!! Clique aqui e Entenda Antes!

Materiais Ecológicos

5- Bioplástico

O bioplástico é produzido de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, batata, amido de milho e beterraba. Além disso, ele se decompõe muito mais rápido na natureza que o plástico sintético.

Além das qualidades sustentáveis já citadas, os bioplásticos garantem diversas outras, como por exemplo, a redução de emissão de gases poluentes e utilização de menos energia em sua criação.

E, devido a sua grande produção de cana-de-açúcar, o Brasil tem muita importância na criação desse tipo de material ecológico.

6- Telhas ECOTOP

As telhas ecotop são inteiramente compostas por materiais reciclados, sendo 75% de plásticos PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) fabricado com aparas de tubos de creme dental, resíduos pós-industriais etc. e 25% de alumínio.

Elas são leves, impermeáveis, isolantes termoacústicos e sua absorção do calor é baixa, esse material ainda pode ser reciclado

7- Argamassa de Argila

A argamassa de argila é totalmente sustentável e, tem como função assentar ou colar blocos, ela ainda pode ser aplicada sobre uma parede erguida e permitir que essa parede receba diversos revestimentos, como pintura ou cerâmica.

Essa argamassa, ainda garante um grande desempenho termoacústico e diminui o aumento excessivo da umidade nos ambientes.

Materiais Ecológicos

8- Bioconcreto

Por último, mas nem por isso menos importante, o bioconcreto é uma alternativa para evitar o uso do concreto convencional.

E, ele ainda conta com um diferencial muito curioso, ele se regenera sozinho.

Para conhecer esse tipo de material ecológico, acesse nossa matéria sobre BIOCONCRETO e conheça mais sobre ele.

Conta aí, você já conhecia algum dos materiais ecológicos citados? Então, acesse nossa Revista Digital e fique por dentro das novidades do mundo da construção civil.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

(1) Comentários

Deixe seu comentário