Como foi a Arquitetura ao longo da história? Entenda Antes!

A história da arquitetura é tão longa quanto a história da humanidade e provavelmente tão complexa quanto. À medida que as civilizações se desenvolveram e novos materiais foram disponibilizados, diferentes estilos de arquitetura tornaram-se possíveis.

Construções que antes eram feitas apenas para moradia e sobrevivência, agora são projetadas para impactar quem passa pelas ruas e proporcionar mais conforto para quem usufrui do local.

O fato é que desde as cavernas na idade da pedra, até o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo com modernos arranha-céus, cada edifício deixou sua marca na história. Para você conhecer sobre essas principais etapas, apresentamos um breve resumo com a história da arquitetura no mundo todo ao longo dos anos. Confira!

Veja também: Qual é o papel do Urbanista na sociedade? Entenda Antes!

Arquitetura neolítica

As estruturas pré-históricas construídas de 10.000 anos a.c. até os anos 2.000 a.c podem ser consideradas o nascimento da arquitetura. Esse período, conhecido como a Idade da Pedra. Foi quando as pessoas começaram a criar e organizar os espaços e lugares não apenas para sobreviver. Como também por causa do simbolismo.

Foi durante a arquitetura neolítica que foram construídas estruturas monumentais, como Stonehenge. Moradias nos penhascos das Américas. E estruturas de palha e barro perdidas no tempo.

Egito antigo

Um dos períodos mais marcantes para a história da arquitetura e da humanidade foi o Egito Antigo. Na época, a arquitetura era usada principalmente para refletir o poder de vários deuses. Governantes poderosos construíram pirâmides, templos e santuários monumentais.

Longe de serem consideradas primitivas, as construções enormes, como a Pirâmide de Gizé, impressionam até hoje. As técnicas de engenharia utilizadas na época, permitiram que as pirâmides atingissem grandes alturas. Materiais como tijolo de barro cozido, pedra e calcário foram os responsáveis pela construção de estruturas que continuam intactas.

Arquitetura clássica

A arquitetura clássica refere-se ao estilo e design dos edifícios na Grécia antiga e Roma antiga. Foi durante esse período que os edifícios começaram a ser construídos a partir de princípios matemáticos. Assim, os construtores conseguiam manter a simetria e proporção com perfeição.

As ordens clássicas definiam características essenciais de um projeto arquitetônico, como estilo das colunas e os desenhos usados na arquitetura da época.

Arquitetura medieval

Também conhecido como Idade Média, o período medieval é um termo usado para representar as várias formas de arquitetura comuns da Europa Medieval. O período abrange e era pré-românica, românica, gótica e renascentista.

Embora cada uma dessas fases tenha suas características próprias, é possível encontrar vários aspectos em comum.

As principais características da arquitetura medieval foram influenciadas pela religião (representada pelas igrejas imponentes) e impactos militares (representados pelos castelos e muralhas).

A Era Medieval é conhecida pela introdução de técnicas responsáveis pela qualidade e design das construções. Foram utilizados materiais modernos que permitiram a criação de um projeto arquitetônico ousado para a época. Além disso, a arquitetura européia era diretamente relacionada com movimentos artísticos, o que tornava as construções cheias de detalhes e significados.

Arquitetura neoclássica

Assim como na moda, algumas tendências antigas da arquitetura são repaginadas para criar um novo estilo compatível com a nova fase. Assim, o retorno das ideias clássicas deu início a uma “era do despertar”, onde arquitetos e construtores se inspiraram nos edifícios milimetricamente proporcionais da Grécia e Roma antigas para criar novos edifícios.

Arquitetura moderna

Com a chegada da Era Moderna, vários conceitos de arquitetura e urbanismo foram transformados. O início da arquitetura moderna foi caracterizado por uma série de estilos de construção com características semelhantes, principalmente o uso de formas mais simples e eliminação dos ornamentos.

As características e origens exatas da arquitetura moderna são recentes e ainda estão abertas à interpretação. Mas, o que é indiscutível, é o princípio de que os arquitetos devem se inspirar na funcionalidade de um edifício ao criar um projeto arquitetônico.

Arquitetura contemporânea

O contemporâneo parece estar em constante mudança. Assim, escrever sobre o momento atual em um contexto histórico pode ser complicado. Se você olhar a forma como os arquitetos utilizam o design hoje, encontrará várias respostas diferentes.

Mas, basicamente, podemos caracterizar a arquitetura contemporânea principalmente pela simplicidade do design. Até mesmo os arranha-céus parecem ter sido feitos sem muito esforço. Mas por trás disso, há técnicas e materiais de construção modernos que permitem que os arquitetos criem quase tudo que se imagina!

Veja também: Estilos de decoração: O estilo contemporâneo – Entenda Antes!

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário