Decoração monocromática, como usar dentro de casa?

Decoração Monocromática

Como o próprio nome indica, uma decoração monocromática implica usar apenas uma cor em paredes, objetos e móveis. Um esquema de cores nesse estilo é uma das paletas mais fáceis de executar em projetos de design de interiores. Porém, a paleta com apenas uma cor pode ser uma das mais difíceis de acertar.

Quando é feito habilmente, um ambiente monocromático usa tonalidades variadas de uma única cor de forma harmoniosa enquanto mistura diferentes texturas para manter a decoração interessante. Feito da maneira errada, o monocromático pode ser monótono, deixando o ambiente chato, sem variedade ou interesse visual.

Nesta matéria, descreveremos por que optar por uma única paleta de cores é uma ótima opção para qualquer ambiente, além de mostrar dicas para você criar uma decoração monocromática em sua casa. Confira!

Decoração Monocromática

OTANNO ARQUITETURA DE INTERIORES

Por que usar uma decoração monocromática?

Se você é daquelas pessoas que se preocupam com boas combinações de cores, a decoração monocromática é para você. Com ela é possível fazer sua casa parecer elegante e sofisticada, além de conseguir um efeito harmonioso com facilidade. Isso porque você precisará simplesmente escolher uma cor básica e aplicar a teoria das cores para criar uma variedade de matizes e tons a partir da coloração original.

Decoração Monocromática

GE Arquitetos

Para aqueles que estão começando a experimentar o mundo do design de interiores, a ideia de colocar uma sala inteira com a mesma cor pode ser assustadora. Afinal, existem tantos elementos diferentes que precisam ser considerados: móveis, revestimento de piso, paredes, além de arte e decoração.

Mas pode acreditar: ir para o monocromático guiará suas decisões e reunirá todos os componentes perfeitamente. A decoração monocromática é moderna, versátil, fácil de recriar e, por tudo isso, é cada vez mais utilizada em projetos de design de interiores.

Como acertar na decoração monocromática?

Existem equívocos comuns sobre a decoração em uma paleta monocromática. Muitas pessoas acreditam que nesse estilo é permitido usar apenas uma tonalidade neutra e sem variação em todo o ambiente.

Na verdade, é possível usar qualquer cor – rosa, laranja, azul etc – e uma série de variações. Por exemplo, um sala monocromática pode ser obtida com azul-marinho, azul-petróleo, azul-claro e outras tonalidades. Ainda assim, a decoração será monocromática pois todos os tons são variações de azul.

Se você ainda não sabe como começar a decorar com apenas uma cor, não tem problema. A seguir, reunimos dicas valiosas para você acertar na composição ao criar uma decoração monocromática em sua casa.

Veja também: “O que é Arquitetura Sustentável? Como utilizá-la?”

Decoração Monocromática

Karla Araujo Arquitetura e Interiores

Comece pequeno

Um ambiente monocromático é o oposto de tímido. Na realidade, a decoração monocromática é ousada, atraente e cheia de personalidade. Então, se você está começando agora a decorar nesse estilo, recomendamos que comece por um espaço pequeno, como um banheiro.

Decoração Monocromática

OTANNO ARQUITETURA DE INTERIORES

O ambiente mais compacto é menos intimidante do que áreas maiores, como uma sala de estar ou de jantar, por exemplo. Além disso, as dimensões menores permitem criar um esquema monocromático mais limpo e com menos elementos.

Use texturas e padrões diferentes

Para alguns, o uso de uma única cor pode parecer um pouco limitante quando se trata de decoração. É aqui que as diferentes texturas e padrões são essenciais em um ambiente monocromático.

A variação na textura cria ritmo nos elementos e disfarça o lado muito liso da decoração monocromática. Se o seu interior é verde, por exemplo, você pode usar um tecido de veludo para cobrir o sofá e uma tinta fosca para as paredes. Além disso, as estampas e padrões diferentes criam interesse visual, realçando ainda mais a beleza do espaço.

Decoração Monocromática

Use cores neutras a seu favor

Fazer uma decoração monocromática não significa que você precisa usar apenas uma cor em todos os detalhes. As cores neutras, como branco, preto e bege podem ser suas melhores amigas para complementar a paleta principal.

Paredes e pisos brancos, sofás e poltronas pretos são excelentes opções de base para construir seu ambiente. Mas, se você não gosta de cores neutras, pode optar por materiais naturais que criam o mesmo efeito. Usar móveis de madeira para dividir um quarto ou um conjunto de cadeiras de metal para destacar seu espaço de jantar são sugestões para complementar a decoração e destacar ainda mais a cor principal.

Veja também: “A diferença entre Urbanismo e Antiurbanismo. Entenda Antes!”

Decoração Monocromática

Suelen Marafioti – Arquitetura e Interiores

Um design atraente e arrojado com uma pitada de sofisticação é a melhor maneira de descrever a decoração de um interior monocromático. O jogo sábio de cores neutras, a mistura de tonalidades e texturas criam um cenário incrível para qualquer ambiente!

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

 

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário