Qual a diferença entre Granito e Mármore?

granito - entenda antes

Uma das dúvidas mais comuns entre quem está construindo ou reformando é sobre o melhor material para usar nas bancadas de cozinha e banheiro. Se você está pesquisando sobre pedras e revestimentos, já deve ter se deparado com o granito e mármore. Já que as duas opções mais populares no mercado.

Mas, apesar das duas opções serem pedras naturais, cada uma tem seus próprios atributos. Como estética, durabilidade, grau de dureza e resistência a manchas. Pensando nisso, reunimos as principais características de cada um para que você entenda antes a diferença de granito e mármore.

Granito

Qual a diferença de mármore e granito

 

O granito é uma rocha ígnea composta por vários minerais, incluindo quartzo, feldspato e mica. O resultado do encaixe desses minerais é uma pedra granulada com várias tonalidades, incluindo cinza, marrom, preto, amarelo, verde, creme e vermelho. Os tipos mais comuns de granito são:

  • Preto São Gabriel;
  • Verde Ubatuba;
  • Cinza Andorinha;
  • Amarelo Santa Cecília;
  • Vermelho Bragança;
  • Vermelho Itaipu;
  • Bege Dunas;
  • Branco Itaúnas.

 

Um dos maiores pontos positivos do granito é a sua resistência. A pedra tem uma dureza de 6 a 7 na escala de Mohs, o que torna o granito bastante duro e resistente.

O granito aguenta temperaturas elevadas, então pode colocar panelas quentes nele! Assim como cortar alimentos diretamente na bancada e os materiais que caem na pedra podem ser limpos com facilidade. Por isso, o granito é recomendado para áreas internas e externas e bastante utilizado em bancadas de cozinha e área de serviço.

 

granito - entenda antes

 

Para manter a aparência do granito, é recomendável fazer a impermeabilização da peça pelo menos uma vez a cada dois anos. A limpeza deve ser feita regularmente com água e sabão.

O preço do granito é determinado pela sua disponibilidade na natureza, ou seja, quanto mais raro, mais caro será. Geralmente, os granitos com tonalidade cinza são os mais baratos e os pretos e brancos são os mais caros.

 

Veja também: “Por que espaços integrados estão na alta? Como eles podem ajudar sua família? Entenda Antes!”

 

Não perca tempo com projeto para construir sua casa

Mármore

Qual a diferença de mármore e granito

 

O mármore, por sua vez, é uma rocha metamórfica, formada a partir do calcário sobre extrema pressão e calor. O material é predominantemente feito de calcita, um mineral mais suave. Como resultado, o mármore é uma pedra elegante, com beleza clássica e sutil e que pode ser encontrado em cores que variam do branco puro ao preto. Os tipos mais comuns de mármore são:

  • Carrara;
  • Branco Piguês;
  • Bege Bahia;
  • Crema Marfil;
  • Marrom Imperador;
  • Verde Alpi;
  • Nero Marquina;
  • Cinza Arabesco;
  • Breccia.

 

Por causa de sua composição mineral, o mármore é uma pedra mais porosa e, como tal, é mais vulnerável a manchas e corrosão. Além disso, o mármore tem uma dureza baixa na escala de Mohs (entre 3 e 4). Como o mármore não tem a mesma durabilidade que o granito, ele sofrerá danos causados por tarefas comuns na cozinha, como corte de alimentos e contato com pratos e panelas quentes.

Portanto, o mármore é uma opção mais adequada para áreas internas e com pouco tráfego de pessoas, como pias de banheiro, revestimento de paredes, bordas de lareira e detalhes decorativos.

 

granito - entenda antes

 

Em relação à limpeza e manutenção, o mármore precisa de uma atenção especial. Produtos abrasivos podem danificar o material, portanto, devem ser evitados. Mas apenas um pano úmido com sabão já é suficiente para limpar a superfície. Contudo, é recomendável fazer a impermeabilização do mármore pelo menos uma vez por ano para proteger sua superfície porosa.

Como a produção de mármore no Brasil é menor, o preço desse tipo de pedra é mais elevado do que o granito.

Granito e Mármore, qual escolher?

granito - entenda antes

granito - entenda antes

 

Independentemente da sua escolha, as duas pedras formam belas bancadas, revestimentos para parede, pisos e muitas outras coisas. Para escolher entre granito e mármore, você precisa considerar a estética da sua preferência e a quantidade de manutenção e cuidados que você está disposto a ter.

Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta e opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Compartilhe com as pessoas, isso pode ajudar quem está pensando em instalar lindas bancadas ou pias de mármore ou granito!

Veja também: Você NÃO precisa perder tempo com projeto para construir sua casa. Entenda o porquê!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário