Por que espaços integrados estão na alta? Como eles podem ajudar sua família? Entenda Antes!

Por que espaços integrados estão na alta? Como eles podem ajudar sua família? Entenda Antes!

 

Hoje, a maioria dos novos imóveis disponíveis no mercado trazem a opção de espaços integrados. Além de otimizar imóveis pequenos, essa opção apresenta uma outra grande vantagem: ela se mostra uma excelente área de convivência para a família.

Confira neste post nossas dicas sobre como planejar e decorar esses espaços. Boa leitura!

OTANNO ARQUITETURA DE INTERIORES

Espaços integrados como locais de convivência

Os espaços integrados são aqueles ambientes que não são delimitados por quatro paredes, como os demais cômodos da casa. Por exemplo, A cozinha integrada, conhecida como aberta ou americana, aparece inserida em um ambiente maior, geralmente a sala de estar ou sala de jantar.

Ainda citando como exemplo as cozinhas integradas, podemos dizer que elas surgiram nos Estados Unidos por uma necessidade. Por não terem empregados domésticos, os pais precisavam ficar de olho na crianças enquanto executavam suas atividades diárias na cozinha. Então, daí, surgiu a ideia de fazer abertura na parede que dividia a cozinha do resto da casa.

Hoje em dia, os espaços integrados são uma tendência que refletem um estilo de vida moderno e que traz muita praticidade no dia a dia.

De longe, a maior das vantagens dos espaços integrados é a interação com outros ambientes da casa: sala de jantar, de estar, varanda e cozinha, formam uma unidade harmônica, funcional e moderna.

Veja também: O que é uma varanda gourmet? Entenda Antes!

E isso vem se firmando cada vez mais entre as jovens famílias. Se você gosta de interagir com os demais familiares durante a preparação das refeições. Gosta de curtir a casa, receber amigos e oferecer jantares, reunir a turma para assistir um filme ou evento esportivo, espaços integrados são perfeitos.

Devido a isso, esse modelo, espaços que antes eram restritos para poucos, como a cozinha, passam a fazer parte da área social da casa e funcionar como centro de convivência da família, um local onde todos se encontram após um dia cansativo de trabalho e estudos para conversarem e se divertirem.

PRIMORE Engenharia e Design

 


Outras vantagens dos espaços integrados

Entre as vantagens dos espaços integrados, além de facilitar a convivência familiar, podemos citar:

  • É ideal para imóveis pequenos, pois dá impressão de amplitude;
  • O balcão usado para separar a cozinha da sala de estar ou da sala de jantar pode ser usados para refeições rápidas ou para receber amigos com muito charme;
  • Maior luminosidade, pois um ambiente pode aproveitar da luz natural do outro.

Veja também: Qual é a importância de um designer de iluminação? Entenda Antes!

Karla Araujo Arquitetura e Interiores

A decoração dos espaços integrados

Quando você pensar em aderir à tendência dos espaços integrados não se esqueça que a decoração dos ambientes deve ser coerente, mesmo que você escolha por estilos diferentes misturados.

O segredo é delimitar sutilmente os espaços. Adotar alguns móveis em comum para conectar os ambientes e apostar em recursos visuais que tragam harmonia ao todo.

Por isso, não existe a obrigação de usar o mesmo piso em todos os ambientes integrados. Porém, se você escolher o mesmo piso isso garantirá a continuidade visual, algo muito interessante se o espaço for pequeno.

Já na hora de revestir as paredes, invista naquelas que ficarão atrás da pia e do fogão. Essas paredes precisam de um revestimento impermeável. No entanto, existem muitas opções de revestimento que podem ser usados tanto na cozinha, como na varanda e na sala. Como exemplo podemos citar o porcelanato, pedras e alguns tipos de madeira.

INDESIGN ARQUITETURA

Cuidados na hora da reforma

Se você gostou da ideia de ter espaços integrados para aumentar a convivência familiar e está pensando em reformar sua casa ou apartamento, saiba que antes de tudo é indispensável contar com a ajuda de um arquiteto, pois só assim você terá a garantia que seu imóvel ficará seguro, prático e bonito, do jeito que você desejou.

Antes de derrubar uma parede, é necessário saber se ela é estrutural   e se é composta por pilares ou vigas. E, no caso de apartamentos, o cuidado deve ser redobrado, pois uma reforma pode resultar em problemas, como a perda da garantia do imóvel ou danos no isolamento acústico entre os pavimentos, por exemplo.

Veja também: Reformar para vender vale a pena? Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

dasdasdasdasdas

 

[easy-budget]

Você é um profissional ou deseja construir ou reformar?Cadastre-se
×