Varanda, terraço, sacada. Qual a diferença? Entenda Antes!

Varanda, terraço, sacada. Qual a diferença? Entenda Antes!

Uma área externa agradável e bem organizada é o desejo de muitas pessoas. Seja para criar um ambiente relaxante, recepcionar as visitas ou complementar o visual da casa, é sempre bom aproveitar o ar livre em todas as estações do ano.

Entre as opções disponíveis para as áreas externas, algumas pessoas preferem um terraço, enquanto outras optam por varandas ou sacadas, dependendo de seus gostos, preferências e orçamento.

E por falar nisso, você sabe qual a diferença entre esses três espaços? Eles podem ser parecidos a ponto das pessoas trocarem os nomes frequentemente e, embora possam servir para os mesmos propósitos, existem diferenças bem definidas entre varanda, terraço e sacada.

Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, destacamos as características e especificações de cada um desses espaços para você não errar mais.

Veja também: Qual a função dos blocos de cobogó e como você pode utilizá-los em sua construção?


Varanda

IGOR HENRIQUE

A varanda pode ser considerada como um espaço intermediário entre o interior e o exterior de uma casa protegido por uma cobertura de telha ou laje. Na maioria dos casos, a varanda acompanha a parte da frente e as laterais da casa, permitindo o acesso à entrada principal e lateral, se for o caso.

Uma varanda serve para vários propósitos. O primeiro deles é como um ampliador de ambientes, oferecendo uma área externa para diversas atividades, como descanso e lazer.

Une Arquitetura

Outra funcionalidade ideal para quem gosta de receber visitas em casa é a varanda gourmet, um espaço equipado com itens, como churrasqueira, cooktop, geladeira, pia, utensílios de cozinha etc.

Terraço

O termo “terraço” é derivado do latim e significa “terra”, indicando o fato de que o ambiente é construído sobre um plano elevado. Basicamente, o terraço é um espaço totalmente aberto localizado no topo de um edifício ou residência.

O terraço pode ter diversas funcionalidades. Ele pode funcionar como jardim aberto, principalmente em prédios em que o terraço é uma área comum. Outra possibilidade para aproveitar o terraço em uma área privativa é instalando um jacuzzi ou até mesmo uma piscina para transformar o local em um ambiente de lazer e descontração.

Ao comprar uma casa ou apartamento com terraço, o preço pode ser mais elevado dos que os imóveis comuns, mas a vista privilegiada e o espaço amplo fazem o investimento valer a pena na maioria dos casos.

Sacada

A sacada, por sua vez, é uma plataforma que se projeta da parede de um prédio, criando um efeito visual como se a área estivesse “saltando” da casa ou apartamento. Esse espaço sempre é ligado a um cômodo, como salas ou quartos.

As sacadas são tipicamente pequenas e, por isso, não costumam ser usadas como espaços sociais ou para fins de entretenimento. Elas servem mais como extensões do espaço interior e um refúgio para melhorar a ventilação dentro do imóvel.

Muitas pessoas criam um ambiente relaxante, para ler um livro ou meditar, por exemplo. Outra possibilidade é incluir vasos de plantas na sacada, transformando o espaço em um pequeno jardim, ideal para apartamentos pequenos.

Veja também: Ideias de objetos que contribuem para ambientes criativos. Faça você mesmo – Entenda Antes!

Mas não se engane. Existem sacadas amplas onde é possível criar vários ambientes, como espaço para receber as visitas, descansar ou até mesmo fazer um churrasco com os amigos, como é o caso das sacadas gourmet.

Percebeu que a diferença entre varanda, terraço e sacada depende do seu posicionamento no imóvel, tamanho, propósito e outras características? Agora, você só precisa alinhar as suas necessidades e espaço disponível para decidir qual é o ambiente ideal para sua casa ou apartamento.

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

dasdasdasdasdas

 

[easy-budget]

Você é um profissional ou deseja construir ou reformar?Cadastre-se
×