Sistema construtivo a seco, conheça o Steel Frame – Entenda Antes!

Você sabe o que é steel frame, sistema construtivo a seco? Pois bem, muita gente ainda não sabe, mas vamos te explicar direitinho o que é nesta matéria. Acompanhe e conheça o steel frame e todas as suas vantagens.

O que é o steel frame?

Mais do que nunca é grande a procura por alternativas que ofereçam uma ótima relação custo-benefício e rapidez na execução da obra.

Assim, é sempre uma ótima ideia poder utilizar materiais pré-fabricados e um sistema de montagem capaz de erguer uma construção em um curto espaço de tempo e sem o uso de cimento. E, nesse contexto, um modelo se destaca: o steel frame.

O steel frame, já conhecido no mundo inteiro mas só agora ganhando espaço no Brasil, é um sistema construtivo industrializado formado por estruturas de perfis de aço galvanizado. Nele, o fechamento se dá por placas de cimento, madeira, drywall, etc.

Quando for necessária a construção de mais pavimentos, a separação entre um e outro é feita por lajes leves, que são perfis de aço galvanizado revestidos por madeira, placa de cimento ou outro tipo, e por forros.

A principal diferença do steel frame para o sistema tradicional de construção é a limpeza e organização do canteiro de obras, já que não há necessidade do uso de água proporcionando uma construção seca, por isso esse sistema também é conhecido como sistema de construção a seco.

Outra característica é que a geração de resíduos é praticamente zero, devido a precisão do sistema em calcular a quantidade de material que será utilizada. Consequentemente, isso gera uma construção mais barata, rápida e limpa.

Vantagens do steel frame

Rapidez na execução da obra: o sistema o steel frame possibilita que uma construção seja executada de forma ágil e muito prática, uma vez que grande parte dos seus componentes são pré-fabricados. É possível finalizar uma casa em 60 dias ou até menos.

Redução do peso da estrutura: os perfis de aço galvanizado utilizados são leves e não geram grandes esforços de carga na estrutura. Por isso, normalmente são necessárias apenas fundações superficiais.

Sistema construtivo confiável: os painéis são fabricados por meios industriais e por isso têm alta precisão o que acarreta na redução na hora da execução.

Sustentabilidade: o sistema não utiliza água e gera muito pouco lixo e resíduos na sua construção.

Veja também: O que é Sustentabilidade e como ela se encaixa na decoração? Entenda Antes!

Melhor isolamento térmico e acústico: esse tipo de estrutura é capaz de proporcionar bons níveis de isolamento térmico e acústico.

Várias opções de acabamento

Menor custo: quando comparado com o sistema convencional, o steel frame é mais barato, principalmente em edificações menores. O custo com materiais e mão de obra é reduzido devido ao curto tempo de execução da obra.

Um ponto que vale ressaltar é: esse sistema necessita de um maior planejamento antes de se iniciar a construção, pois a industria que irá fornecer os perfis e placas de fechamento precisa ter todo o projeto bem detalhado.

Mas isso fica tudo por conta do arquiteto/engenheiro e a industria;

Desvantagens do steel frame

Limite no número de pavimentos: embora já existam alguns exemplos de prédios de vários pavimentos sendo construídos, o mais comum é encontrar edificações térreas ou edifícios com até 5 pavimentos construídos em steel frame.

Dificuldade de encontrar mão de obra especializada: por ser um sistema ainda pouco conhecido no país, não é fácil encontrar mão de obra treinada para que o sistema seja realmente mais barato e rápido do que outros métodos de construção.

Porém, isso vem mudando no Brasil, principalmente nas capitais e cidades mais desenvolvidas.

Mais detalhes

O fechamento externo é composto pelos perfis de aço galvanizado, painel estrutural de OSB, isolante termo-acústico e placa de cimento. Após a aplicação da placa é possível aplicar o tipo de acabamento desejado.

Já o fechamento interno é composto pelos perfis de aço galvanizado, isolante termo-acústico, placa de drywall (gesso acartonado) e revestimento de acabamento (pintura, cerâmica, etc).

Veja também: Revestimento moderno que transforma, conheça o gesso 3D – Entenda Antes!

A fundação, normalmente, é do tipo radier já que o steel frame é uma estrutura leve. Porém, não se deve fazer nada sem a supervisão de um engenheiro, só ele pode analisar qual é o tipo de fundação mais adequado para a edificação.

Lembrando que, no radier, as tubulações das instalações elétricas e hidráulicas já são instaladas.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário