O que é uma penthouse, descubra e veja exemplos.

O que é uma Penthouse

Você sabe o que é uma penthouse? Então confira nesta nova matéria e Entenda Antes esta nova tendência na arquitetura que vem ganhando os topos dos edifícios.

O que é uma Penthouse

O que é uma penthouse

Penthouses são apartamentos localizados na cobertura ou nos andares superiores dos edifícios e possuem espaços de convívio ao ar livre.

O conceito surgiu nos Estados Unidos durante a década de 20, quando arquitetos perceberam que havia a possibilidade de explorar as coberturas que já existiam. A primeira penthouse foi construída no telhado do Hotel Plaza em Nova Iorque e fez tanto sucesso que foi copiada no mundo todo.

Sua maior característica que desperta tanto interesse é o fato de unir a infraestrutura de uma casa com a privacidade, segurança e conforto de um condomínio.

No Brasil a ideia não é muito divulgada, mas tem tudo para funcionar, especialmente entre aquelas pessoas que valorizam as áreas sociais, gostam de festas e confraternizações e admiram uma bela vista panorâmica.

Mas atenção! O pé-direito alto e a presença de um terraço têm sido associados ao termo penthouse por serem características desse tipo de construção. Dessa forma, apartamentos localizados nas coberturas que possuem essas características estão sendo nomeados de penthouses.

Porém, esse uso não é tecnicamente correto do termo, pois a penthouse de verdade é uma construção de cobertura. E ela não precisa ter terraço ou uma altura elevada.

Características da penthouse

  • Localizada totalmente na cobertura;
  • Luxuosa e ampla;
  • Possui área externa de lazer, coberta e/ou descoberta;
  • Pode possuir pé-direito alto ou até duplo, com mezanino no andar de cima;
  • Os ambientes internos são similares aos de um apartamento convencional;
  • A área externa lembra um terraço;
  • Pode também ser planejada como um duplex.

Suite penthouse e apartamento penthouse

Penthouse é uma construção na cobertura de um edifício. Se for uma suíte de hotel, será uma suíte penthouse e se for um apartamento, será um apartamento penthouse.

O que é uma Penthouse

Cobertura X Penthouse

A diferença de um apartamento penthouse para um apartamento de cobertura é que a penthouse fica toda ela acima da última laje do prédio.

Já no caso da cobertura, ela pode ficar no último andar do prédio, abaixo da última laje, com apenas o seu andar superior no ático do prédio.

No mais as penthouses típicas têm acesso independente e projeto diferente dos outros apartamentos do prédio.

Veja também: “Modelos de Piscinas Elevadas para você se inspirar!”

O que é uma Penthouse

Loft X Penthouse

É muito comum que os apartamentos penthouse tenham um pé-direito alto, grandes aberturas e ambientes integrados e por isso, serem confundidos com lofts.

No entanto, os lofts, têm estilo industrial e mais descolado. As tubulações costumam ficar aparentes e os materiais usados são mais rústicos, tais como concreto queimado e tijolos aparentes. No mais, não precisam estar localizados na cobertura.

O que é uma Penthouse

As várias possibilidades de uma penthouse

Sem dúvida alguma, a maior vantagem de morar em uma penthouse é a sua versatilidade.

Com amplos espaços ao ar livre é possível planejar várias áreas de convívio diferentes. Como espaço para as crianças, espaço gourmet, cantinho para leitura, área de trabalho. E, dependendo da estrutura do imóvel é possível ainda instalar um spa, uma piscina ou banheira, churrasqueira e forno de pizza.

Assim, se você gosta de exclusividade e espaços de convivência diferentes, a penthouse é perfeita. Só ela permite toda essa liberdade.

Veja também: “Dicas de decoração para apartamentos pequenos!”

O que é uma Penthouse

O que é uma Penthouse

O que é uma Penthouse

O que é uma Penthouse

O que é uma Penthouse

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário