Como combinar piso e revestimento?

Como combinar piso e revestimento

Como combinar piso e revestimento em qualquer ambiente da casa? Siga nossas dicas e você terá a melhor combinação! Entenda Antes de Decorar!

Duráveis, fáceis de limpar e simples de instalar, pisos e revestimentos são ótimas maneiras de adicionar cor e estilo a diversos ambientes. Por causa desses e outros motivos, os materiais de acabamento são uma grande tendência na arquitetura.

Mas, basta pesquisar na internet ou visitar lojas de materiais de construção que começam a surgir as dúvidas. Afinal, o mercado conta com diversos tipos, estilos e matérias-primas de pisos e revestimentos. Nesse sentido, combinar chão e parede pode se tornar um verdadeiro desafio. Será que é melhor usar o mesmo material nas paredes e pisos? Ou será que possível ousar e misturar padrões totalmente diferentes?

Já adiantamos que sim, você pode usar pisos e revestimentos diferentes em um mesmo ambiente. Nesta matéria, mostraremos como você pode escolher os materiais que combinam entre si para criar um ambiente harmonioso e cheio de estilo.

Como combinar piso e revestimento?

Materiais

Porcelanato, piso cerâmico, madeira, mármore, granito, ladrilho hidráulico, laminado e vinílico são apenas alguns exemplos de materiais de acabamento. Existe uma diversidade de piso e revestimento tão grande que, às vezes, fica difícil fazer a escolha certa. Mas, e se a gente disser que é possível misturar esses materiais?

A mistura de diferentes materiais de acabamento já é uma tendência na arquitetura de interiores. Então, em vez de escolher apenas um azulejo para todo o banheiro, por exemplo, por que não escolher mais? Aposte em combinações de dois a três tipos de materiais em um mesmo espaço.

Porcelanato no piso e tijolinhos nas paredes, piso de madeira e revestimento com pedra natural são apenas algumas possibilidades para inspirar você.

Como combinar piso e revestimento

ATPH Arquitetura engenharia e construção

Como combinar piso e revestimento

Géssica Fernandes Arquitetura

Como combinar piso e revestimento

F & H Arquitetura e Engenharia

Cores

A correspondência de cores é uma parte essencial em qualquer projeto de arquitetura. Entretanto, é justamente nesta etapa que muitas pessoas erram na combinação. Se você está executando o acabamento da sua casa, a nossa dica para não errar é: tenha uma paleta de cores limitada.

Você não precisa mesclar várias cores para projetar algo incrível. Mantendo uma única cor e misturando diferentes materiais no piso e revestimento, é possível ter um ambiente consistente e com interesse visual.

Veja também: “Decoração com cores neutras, você conhece?”

Por outro lado, quem quer ousar na escolha dos acabamentos pode apostar em uma paleta variada. Experimente, por exemplo, um piso claro de tonalidade neutra em contraste com revestimentos de cores vibrantes na parede. O contrário também é válido: usar pisos bem coloridos e um revestimento neutro na parede.

Como combinar piso e revestimento

Karla Araujo Arquitetura e Interiores

Como combinar piso e revestimento

Géssica Fernandes Arquitetura

Texturas e padrões

Fazer um mix de texturas e padrões é uma técnica valiosa ao combinar piso e revestimento. Vale combinar um revestimento 3D juntamente com um piso polido, misturar porcelanato que imita cimento no piso e um revestimento com efeito de madeira etc.

Mesmo com tamanha liberdade de combinação, é preciso encontrar um equilíbrio para evitar que o ambiente fique sobrecarregado. Em espaços menores, os revestimentos estampados ou texturizados funcionam melhor com pisos grandes e lisos. Já em espaços amplos, é possível ter mais liberdade para explorar pisos e revestimentos com diferentes padrões e texturas sem medo de errar.

Como combinar piso e revestimento

Flávio Lima Arquitetura

Como combinar piso e revestimento

GE Arquitetos

Como combinar piso e revestimento

Karla Araujo Arquitetura e Interiores

Formatos

Para dar mais personalidade e contraste em qualquer ambiente, ouse misturar os formatos dos azulejos. Existem peças quadradas, hexagonais, retangulares, em tamanhos grandes e pequenos.

Aproveite os formatos menos comuns para criar ousadia, mas mescle com os formatos tradicionais para permanecer elegante e sofisticado.

Como combinar piso e revestimento

Bruna Alvim Campos

Como combinar piso e revestimento

GE Arquitetos

Como combinar piso e revestimento

JANAINA CABRAL 

Veja também: “10 Fachadas de casas para você se inspirar”

Azulejos clássicos e modernos, revestimentos de madeira e concreto, ladrilhos coloridos e pisos de cerâmica…Todas as combinações são possíveis, desde que sejam feitas com equilíbrio.

E aí, gostou das nossas dicas para combinar piso e revestimento em qualquer ambiente da casa? Para se inspirar ainda mais, navegue pelas nossa coleção de ideias e confira as composições de piso e revestimento.

Confira mais matérias como essa acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário