Azulejo português: saiba mais sobre esse tipo de revestimento – Entenda Antes!

É praticamente impossível pensar em Portugal e não citar os famosos azulejos ricos em detalhes e desenhos típicos do país. Os azulejos portugueses são enraizados na história e cultura de Portugal e agora também passaram a tomar conta da decoração de casas no mundo todo.

Veja também: Diferentes tipos de granitos para utilizar na decoração – Entenda Antes!

Cheios de história e estilo, esses azulejos são usados para o revestimento de pisos, paredes e para adicionar detalhes em diferentes ambientes. Se você quer saber mais sobre esse item, continue a leitura e Entenda Antes sobre a origem e as aplicações para o azulejo português.

Breve história do azulejo português

Embora os azulejos sejam uma parte importante da história e do patrimônio de Portugal, eles não foram criados no país. A palavra azulejo deriva do árabe – onde a produção foi iniciada no século XIII – e significa “pequena pedra polida”. Originalmente, eram peças de cerâmica bastante simples, em tons neutros e cortadas em formas geométricas.

As peças foram incorporadas na cultura portuguesa por volta dos séculos XVI e XVII quando ganharam uma decoração mais ornamentada e logo se tornaram verdadeiras obras de arte.

A variedade de desenhos, estilos e cores chama a atenção, sendo que os tons mais utilizados nos azulejos portugueses são amarelo, azul, turquesa, vermelho, rosa e verde.

A principal utilização dos azulejos era – e ainda é – carregar desenhos sobre a história, cultura e religião do país. Por isso, eram instalados em palácios e igrejas como um sinal de status. Hoje em dia, os azulejos portugueses são aplicados em fachadas, dentro de lojas, restaurantes e nas residências. A matéria-prima dos azulejos também mudou e agora é possível encontrar porcelanato que imita os padrões tradicionais.

Como usar na sua casa

Agora chega de história e vamos ao que realmente interessa: como incorporar os azulejos portugueses em sua casa? Por ter uma paleta de cores tão diversa, é possível incluir os azulejos como revestimento interno e externo em sua casa. Não importa qual seja o estilo da decoração da sua casa: moderna, vintage ou eclética. Esse tipo de azulejo é bem versátil e pode adicionar mais vida em vários cantos da casa sem parecerem excessivos e extravagantes.

Veja as principais aplicações e dicas para não errar com o azulejo português:

Para colorir a cozinha

Se você está cansado das mesmas e velhas paredes brancas em sua casa, talvez seja o momento de dar um pouco de cor ao ambiente. Cobrir as paredes com azulejo para cozinha com os desenhos e cores típicas de Portugal é uma ótima maneira de fazer isso!

Aqui, não há regra: você pode aplicar em uma parede do chão ao teto, em um balcão ou próximo à pia, por exemplo. Para isso, só tenha cuidado para manter um equilíbrio no ambiente. Azulejos com desenhos e cores fortes podem sobrecarregar o ambiente. Então, se for usar os azulejos para cozinha, escolha cores neutras nos armários e outros detalhes decorativos.

F & H Arquitetura e Engenharia

Heloisa Zarpelon Arquitetura e Interiores

Detalhe na área externa

Você não precisa limitar o uso dos azulejos portugueses para o interior. Use-os em ambientes externos, como varanda gourmet, sacada e jardim para dar um toque especial e clássico.

Karla Araujo Arquitetura e Interiores

Arqtª Thaís Gonçalves

Banheiro estiloso

Quer fazer uma grande transformação em um pequeno espaço como o banheiro? O azulejo português é um rico elemento de design, capaz de mudar toda a aparência de um ambiente sem ocupar espaço. O revestimento pode ser aplicado em todas as paredes, somente na parede principal ou, se quiser algo mais discreto, apenas em detalhes.

Veja também: Inspire-se: Os melhores banheiros para usar como inspiração. Entenda Antes!

Destaque o piso

Os azulejos portugueses também podem ser usados como revestimento no piso da sua casa. Isso é particularmente eficaz quando o restante da casa tem tons neutros e poucos detalhes, já que o chão vai roubar toda a atenção. Nesse caso, é importante ficar atento às características de acabamento e durabilidade para manter a qualidade do revestimento por bastante tempo.

Com tantas formas de incorporar o azulejo português dentro e fora de sua casa, você certamente encontrará o modelo ideal para aliar estilo e funcionalidade. Alguma das imagens acima inspirou você? Conte para a gente!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

 

Preencha agora:

Cep Inválido!

Em qual categoria o orçamento se encaixa?

Construção
Reforma
Decoração
Paisagismo e Jardinagem
Loteamento
Projetos em geral
Instalações e serviços
Pavimentação
Mudanças
Reparos e serviços
Outros

Qual o tipo de imóvel?

Quando pretende começar?

Adicione um título e descrição em seu pedido:





Deixe seu comentário