Acha que o seu espaço precisa ser ampliado? Confira 9 de dicas para fazer isso! Entenda Antes!

Está precisando de mais espaço em casa e está pensando em ampliar o espaço? Então não deixe de ler nossas dicas sobre como otimizar ambientes, conseguindo mais conforto e praticidade em casas e apartamentos cada vez menores.

Boa leitura!

Veja também: Por que espaços integrados estão em alta e como eles podem ajudar sua família?

Ingrid Tivanello Arquitetura

1. Desapego

Desapegar de coisas das quais que você não precisa mais é o primeiro passo para ganhar mais espaço. Com o tempo acabamos acumulando inúmeros objetos, utensílios e até mesmo móveis que não precisamos.

Faça uma lista com tudo o que é essencial em cada ambiente da casa e em seguida se desfaça de tudo aquilo que não estiver na lista. Com isso, você só terá o essencial e sua casa irá ganhar mais espaço de circulação.

2. Repense seu móveis

Por exemplo, você realmente precisa de uma mesa de jantar? Seja honesto consigo mesmo e torne tudo aquilo que está presente em sua casa útil de acordo com a sua rotina.

3. Invista em móveis planejados

E por falar em móveis, os planejados fazem toda a diferença na hora de otimizar e ampliar os espaços. Isso porque são feitos sob medida para se adaptarem aos cômodos e também ao estilo de vida dos moradores.

E a dica vale para todos os ambientes, até mesmo a cozinha, que pode ter eletrodomésticos maiores, como fogão e geladeira, embutidos.

Prefira ainda móveis baixos e/ou vazados, evitando assim barreiras visuais no ambiente que podem passar a sensação de espaço ainda menor. Além disso, dê preferência por portas de correr e evite peças móveis que fiquem no meio do caminho, como, por exemplo, as mesas de centro na sala.

Arquiteta Maria Júlia Migotto

4. Escolha móveis com múltiplas funções

Escolha móveis que tenham múltiplas funções e economize espaço. Boas ideias: cama box com baú na parte inferior, prateleiras para colocar objetos de decoração e livros, pufes que se transformam em baú, sofá-cama, escadas com gavetas, etc.

5. Calcule bem o seu espaço disponível e faça valer cada centímetro

Invista em móveis e eletrodomésticos que tenham o tamanho certo para cada ambiente. Planeje cada compra e ande sempre com a fita métrica nas mãos.

No mais, sabemos que uma das maiores dificuldades é encontrar lugares para guardar tudo o que queremos, por isso todo canto da casa pode se tornar muito útil. Por isso, armários nas quinas que vão até o teto ou prateleiras nos cantos podem ser uma boa pedida para armazenar itens que tomam mais espaço como panelas, produtos de limpeza ou jogo de toalhas.

Veja também: O que é um planejamento de obras e como fazê-lo?

6. Aproveite as paredes

Explore ao máximo as paredes. Além de quadros, coloque prateleiras, nichos e ganchos e objetos de decoração. Use a criatividade e não deixe a parede em branco.

Bruna Alvim Campos

7. Aposte em cores neutras

Para que o ambiente pareça ainda maior e mais iluminado, aposte em cores mais claras e neutras. Escolha uma cor predominante para todo o espaço em um tom neutro e utilize cores para a decoração em tapetes, almofadas ou quadros, por exemplo.

Veja também: Como equilibrar as cores em uma decoração? Entenda Antes!

8. Tenha espelhos

Espelhos, quando usados da maneira correta, podem dar muito mais amplitude aos espaços, criando jogos visuais bem interessantes.

Eles podem ser usados na vertical ou horizontal e não necessariamente precisam preencher toda a parede. Tente usá-los em posições estratégicas, como, por exemplo, ao fundo da mesa de jantar, portas de armários ou móveis.

9. Capriche na iluminação

Um ambiente bem iluminado passa uma sensação de amplitude, por isso aproveite o máximo que pude a iluminação natural com janelas grandes ou persianas e cortinas de cores claras.

Já quando o assunto é iluminação artificial, dê preferência para a indireta, que deixa tudo mais aconchegante.

Outra dica é fazer uso de luminárias embutidas para aproveitar melhor o espaço.

E aí, gostou das dicas que o Entenda Antes trouxe para você? Confira outras matérias de nossa revista online.

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *