5 Dicas INFALÍVEIS de como planejar a sua construção – Entenda Antes!

5 Dicas INFALÍVEIS de como planejar a sua construção – Entenda Antes!

O sucesso de uma construção está atrelado a um bom planejamento.

Infelizmente muitas pessoas podem achar que é perda de tempo e querem partir logo para a ação. Entretanto, já vi que você não é diferente e se está aqui é por que quer fazer as coisas da melhor forma possível, correto?

Essa etapa inicial de planejamento é fundamental para evitar erros durante a construção, gastos desnecessários, atrasos de entrega da obra e outros problemas que podem te tirar o sossego.

Marcio Erlim – Arquiteto

É por isso que separamos 5 dicas de como planejar uma obra. Entenda antes como funciona um planejamento e tenha sucesso na construção do seu sonho!


1. Defina um orçamento

O dinheiro é um dos maiores obstáculos e pode ser a peça mais complexa de uma obra. Ao mesmo tempo que ele permite construir tudo que você imagina, a falta de dinheiro pode resultar em uma obra parada por anos.

Então, comece agora a pensar em quanto você pode gastar e faça uma estimativa de quanto a construção custará. Pode ser que você queira fazer um empréstimo para a construção, por isso é sempre bom se planejar financeiramente para isso.

Além de saber os custos aproximados, esse orçamento ajudará a iniciar uma construção que levará em consideração o saldo disponível.

É importante você saber que, um engenheiro ou arquiteto podem te auxiliar no quesito orçamento, esses profissionais possuem experiência com levantamentos de custo e além disso, eles poderão te orientar se o que você pretendo fazer é viável com a verba disponível.

2. Selecione cuidadosamente os profissionais

Antes de contratar os profissionais que vão projetar e executar a sua obra, você precisa buscar referências. Conheça seus trabalhos anteriores, procure saber a opinião dos antigos clientes e veja se eles ficaram satisfeitos com o trabalho.

Aqui no Entenda Antes você pode fazer uma solicitação para te ajudarmos a cotar esses serviços… o mais legal é que serão profissionais próximos que irão te retornar. É muito rápido, cômodo e fácil.

Ao preencher apenas um formulário você poderá receber até 4 propostas, além disso, poderá ver quem aceitou sua solicitação e acessar sua página para ver suas avaliações e trabalhados realizados.

Nesse momento, o preço não deve ser a única métrica para tomada de decisão. Aquela história de que o barato sai caro faz todo o sentido aqui. Um profissional desqualificado pode prejudicar gravemente a sua obra te deixando de cabeça quente.

A nossa dica é contratar um arquiteto ou engenheiro para oferecer ajuda na hora de planejar sua obra e indicar quais serão os outros profissionais que você precisará contratar.

3. Faça cotação de materiais de construção

Você não precisa pegar a lista de materiais de construção e comprar tudo de uma vez na primeira empresa que encontrar. O planejamento de obras serve justamente para otimizar e programar seus gastos.

Separe um momento para fazer a cotação dos materiais em pelo menos três estabelecimentos. Assim, você consegue comparar os preços e decidir onde é melhor comprar.

Aqui vale a mesma dica para a contratação de profissionais: não leve apenas o preço em consideração. Certifique-se de incluir materiais de qualidade em sua construção, principalmente peças de acabamento, que ficam mais expostas.

Veja a matéria completa sobre: Cotação de materiais de construção, como fazer? Descubra agora. Entenda Antes!

4. Tenha um cronograma

Criar um cronograma é uma das partes mais importantes no planejamento e gerenciamento de construção.

Um cronograma bem feito ajuda a minimizar o tempo de inatividade na obra e garante que todas as partes do projeto sejam concluídas no prazo e dentro do orçamento.

Geralmente, os cronogramas de construção se concentram na divisão das etapas (fundação, alvenaria, laje e telhado, elétrica e hidráulica, acabamento), o tempo de duração de cada atividade e quem será o responsável por realizar cada uma delas.

5. Não se esqueça da documentação

Antes de começar a executar o projeto, é preciso se preocupar com as obrigações jurídicas. Essa etapa do planejamento de obras vai garantir que o seu projeto seja formalizado e a sua construção aprovada pelos órgãos públicos.

Entre a documentação que você precisa providenciar para começar uma obra estão as licenças e alvará da obra. A relação completa de documentos varia para cada município, portanto você precisa consultar o setor responsável na prefeitura da sua cidade.

Não se esqueça que toda parte burocrática também inclui gastos com taxas e prazos para a emissão dos documentos. Então, planeje-se para isso.

O tempo que você vai gastar fazendo o planejamento de uma obra, pesquisando, analisando materiais e ideias, vai ajudar a economizar dinheiro e problemas futuros. É melhor levar mais tempo antes de começar a construção do que ter pressa e se arrepender, concorda?

Fizemos uma matéria esclarecendo sobre as documentações necessários, acesse agora: Documentação necessária para começar a construção. Entenda Antes!

Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando nosso site e saiba tudo sobre construção, planejamento de obras e muito mais!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

dasdasdasdasdas

 

[easy-budget]

Você é um profissional ou deseja construir ou reformar?Cadastre-se
×