Cotação de materiais de construção, como fazer? Descubra agora – Entenda Antes!

Um dos aspectos mais importantes ao planejar seu projeto de reforma ou construção é a cotação de quanto vai custar a obra.

Existem muitos fatores e etapas a considerar ao estimar os custos de uma obra, entre eles, o preço dos materiais de construção.

Esses materiais têm um grande impacto nos custos de uma obra e, uma cotação de preços bem feita, pode poupar bastante dinheiro e evitar prejuízos.

Veja também: Mão de obra necessária para sua construção, quais são os profissionais? Entenda Antes

Descubra agora, quatro dicas para fazer uma excelente cotação do material de construção para sua obra!

1- Definindo a quantidade dos materiais

O primeiro passo para uma cotação de materiais de construção é definir a quantidade de material que será necessária na obra.

Assim, você se certifica de comprar a quantidade adequada e evita desperdício de material.

Faça um levantamento de materiais para todas as etapas da construção, como itens de alicerce, alvenaria, elétrica, hidráulica e acabamento.

Essa relação de materiais pode ser feita pelo engenheiro ou arquiteto a partir do projeto da sua obra.

O que define a quantidade de material são as medidas da obra, elementos estruturais, tipo de construção, medida das áreas que serão pintadas, entre outros aspectos.

2- Compare preços

É recomendável fazer pelo menos três cotações detalhadas. Dessa maneira, você consegue comparar os preços e vantagens de cada um dos fornecedores.

Uma dica importante nessa etapa é que você padronize as consultas. Por exemplo, faça a cotação da mesma quantidade de materiais da mesma marca ou de qualidade similar.

Isso vai ajudar a ter uma visão mais objetiva dos custos com materiais de construção.

Lembre-se também de considerar outros fatores além do preço ao escolher um fornecedor. Pesquise referências no mercado, consulte prazo de entrega, preço para o frete e outros benefícios que a empresa oferece.

3- Verifique a forma de pagamento

A forma de pagamento também tem influência no preço dos materiais de construção. Verifique quais são os métodos de pagamentos que cada fornecedor trabalha.

As taxas cobradas pelas operadoras de cartões de crédito ou débito podem encarecer os itens. Portanto, compare os preços para pagamento à vista, parcelado, em dinheiro, cartão ou cheque. Isso vai ajudar em seu planejamento financeiro e, quem sabe, economizar um bom dinheiro.

Veja também: Formas de Financiamentos de imóveis – Entenda Antes!

4- Quando comprar cada material

Ao comprar os materiais de construção, consulte o cronograma de obras. Não faz sentido ter todos materiais empilhados no canteiro de obra esperando para serem usados.

Isso pode acabar danificando os materiais e ainda chama a atenção de ladrões.

Por outro lado, você precisa ter certeza de que os suprimentos estarão disponíveis quando for preciso para não interromper a construção.

Os primeiros materiais necessários são para a estrutura do prédio que incluem cimento, argamassa, areia, brita, blocos de concreto, vergalhões, entre outros.

O próximo passo da construção é a alvenaria que demanda o uso de cimento, tijolos, areia, argamassa, materiais elétricos, hidráulicos etc.

A terceira fase da obra é a cobertura do prédio. Para fazer o telhamento é necessário usar telhas, madeiras ou treliças de aço, vigas, pregos, caixa d’água, calhas, caibros, manta térmica, entre outros materiais que cada projeto irá demandar.

Os itens para acabamento são utilizados na etapa final da construção. Revestimentos, pisos, rejunte, argamassa, tinha, metais e louças sanitárias, portas, janelas e interruptores podem ser comprados quando a estrutura da casa estiver bem encaminhada.

A chave para uma boa cotação de materiais de construção é ter muita disposição para pesquisar e comparar preços.

Lembre-se que a cotação mais barata nem sempre é a melhor. Observe com atenção fatores como a qualidade dos materiais, se todas as suas necessidades serão atendidas e se a empresa oferece algum tipo de suporte durante a sua construção.

Este post foi útil para você? Então continue acompanhando nosso site para receber mais dicas como essas!

Veja também: Como saber quanto irei gastar em minha construção? Entenda Antes!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Preencha agora:

Cep Inválido!

Em qual categoria o orçamento se encaixa?

Construção
Reforma
Decoração
Paisagismo e Jardinagem
Loteamento
Projetos em geral
Instalações e serviços
Pavimentação
Mudanças
Reparos e serviços
Outros

Qual o tipo de imóvel?

Quando pretende começar?

Adicione um título e descrição em seu pedido:





Deixe seu comentário