Descubra fatores que afetam a valorização do imóvel

Valorização do imóvel

Vender uma casa ou apartamento pode ser uma tarefa estressante para muitas pessoas. Nesse momento, é comum surgirem muitas dúvidas. Uma das principais é relacionada à valorização do imóvel. Afinal, por que alguns imóveis são mais caros que outros? Quais são os fatores que influenciam no preço final? 

Alguns aspectos são óbvios, como a metragem quadrada que é diretamente proporcional ao valor do imóvel. Entretanto, outros fatores não são simples assim. Começar a entendê-los é o primeiro passo para fazer um bom negócio no mercado imobiliário. Pensando nisso, reunimos os principais fatores que influenciam na valorização do imóvel, tornando-o mais caro ou mais barato. Confira! 

Localização e valorização do imóvel

No mercado imobiliário, a localização é rei. Só para você ter uma noção, a localização de um imóvel pode representar até 25% do valor final. Logo, quem pretende comprar uma casa ou qualquer tipo de propriedade deve considerar esse fator em primeiro lugar. 

Algumas regiões são tradicionalmente mais procuradas por serem bem desenvolvidas. Consequentemente, os imóveis nesses locais tendem a ser mais caros. Já as regiões que estão em desenvolvimento ou em loteamentos novos, os imóveis podem ser mais baratos. 

Valorização do imóvel - Entenda Antes

Acessibilidade

A valorização do imóvel também leva em conta as facilidades que a região proporciona para os moradores. Os seguintes aspectos devem ser considerados: 

  • Proximidade de lojas, supermercados, farmácias, locais de entretenimento e lazer etc;
  • Proximidade de hospitais;
  • Qualidade das escolas locais;
  • Oportunidade de trabalho;
  • Transporte público;
  • Facilidade de acesso a outras regiões da cidade.

Estrutura do imóvel

A estrutura do imóvel também interfere em sua valorização. Número de cômodos, quantidade de banheiros, existência de suíte, armários planejados, varanda e distribuição dos cômodos são os principais fatores que determinam o valor da casa ou apartamento. 

Além disso, a idade e condição do imóvel também deve ser considerada. O tempo de uma construção não necessariamente diminui o seu valor. No entanto, o seu estado pode fazer uma grande diferença no preço da propriedade. Assim, mesmo que um imóvel seja antigo, se ele estiver em excelente estado, é possível ter uma valorização equivalente a uma nova construção com especificações similares. 

O padrão de acabamento também faz muita diferença na valorização do imóvel. Revestimentos de qualidade, como mármore, porcelanato e madeira nobre, geralmente são mais valorizados. 

Se o imóvel é localizado em um condomínio, outras questões também precisam ser consideradas. Analise, principalmente, a área de lazer do condomínio, como piscina, playground, salão de festas, academia etc. 

Valorização do imóvel

Documentação

Muitas pessoas só pensam na documentação depois de colocar a casa à venda e acabam tendo dores de cabeça. Atrasos em impostos e taxas da prefeitura, falta de documentação ou pendências no inventário podem desvalorizar um imóvel. Isso porque o comprador terá que esperar a regularização e arcar com gastos além dos previstos. 

Veja também: “Documentação necessária para começar a construção – Entenda Antes”

Segurança

As pessoas preferem comprar casas que estão localizadas em regiões seguras. Então, se a casa está construída em uma área com muitos roubos e furtos, ela naturalmente será desvalorizada. 

Além disso, a segurança do imóvel também influencia no preço de venda. Construções com cerca elétrica, portão eletrônico, muro alto e outros aspectos ajudam a reforçar a segurança da casa e, consequentemente, aumentar seu valor de mercado.

Oferta e demanda

Esse princípio econômico básico interfere não apenas os preços de bens e serviços, como também na valorização dos imóveis. A lei da oferta e demanda afirma que, quando há uma alta procura por um bem, como habitação, o preço desse bem aumenta. No entanto, se houver uma grande oferta, mas o número de compradores for baixo, o preço cai. Com base nisso, é possível entender como o preço dos imóveis pode variar com o tempo.

Economia geral

A realidade econômica do país em determinado período também influencia no mercado imobiliário. Em um momento de crescimento econômico, quando as pessoas estão com maior poder aquisitivo, a procura por propriedades também é alta. Em contrapartida, durante uma recessão econômica, o poder de compra também diminui, reduzindo os preços das casas. 

É por isso que é importante acompanhar as notícias, principalmente quando você está avaliando o melhor momento para comprar ou vender um imóvel. 

Valorização do imóvel - Entenda Antes

Por fim, lembre-se que você consegue evitar muitos erros quando você conhece os fatores mais relevantes que influenciam na valorização do imóvel. Então, antes comprar ou vender qualquer imóvel, tenha os aspectos acima em mente para ajudá-lo a fazer um bom negócio.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário