Qual é a melhor tinta para cada ambiente da sua casa?

Qual é a melhor tinta para cada ambiente

Qual é a melhor tinta para cada ambiente da sua casa? Essa é uma tarefa desafiadora para todos, por isso fizemos essa matéria para lhe auxiliar nessa jornada.

Primeiramente, porque a cor das paredes pode interferir no seu humor, profundidade do ambiente e tipo de atmosfera que você terá em casa.

Em segundo lugar, porque existem vários tipos de tinta, cada um com suas especificações e maneira de aplicação.

Qual é a melhor tinta para cada ambiente

Qual é a melhor tinta para cada ambiente?

Por isso, antes que você faça o revestimento das paredes, precisa selecionar o acabamento de pintura e cor indicada para o cômodo que está pintando.

Para ajudar você nessa tarefa, aqui está uma análise geral dos principais ambientes da casa para que você entenda antes sobre tipos e cores de tintas e capriche no acabamento!

Cozinha

A cozinha é uma área altamente utilizada e que precisa de atenção especial na escolha da tinta. Nesse espaço você está lidando com respingos de alimentos, bebidas e gorduras, além de exigir uma limpeza mais pesada.

Por isso, na cozinha você precisa de um tinta durável e fácil de limpar. A tinta acrílica com é a mais indicada nesse caso por ser impermeável e resistente à limpeza.

A tinta acrílica com acabamento semibrilho resiste bem à lavagem, no entanto destaca as imperfeições da parede. Se você mora em uma casa mais antiga e com falhas na parede, é melhor optar pelo acabamento acetinado, que tem um aspecto mais fino e com pouco brilho.

Para pintar pisos e azulejos, opte pela tinta epóxi que é ideal para essas superfícies.

Em relação à coloração da tinta, as cores quentes, como laranja e vermelho são boas apostas pois estimulam o apetite. As cores mais neutras, como branco, bege e azul suave também ficam ótimas na cozinha. Apenas evite cores frias e escuras, como azul escuro, preto etc.

Qual é a melhor tinta para cada ambiente

Flávio Lima Arquitetura

Veja também: “A melhor forma de decorar um imóvel!”

Banheiro

Os banheiros e lavabos também precisam de tintas resistentes à umidade e que possam ser lavadas sem problemas. Por isso, a tinta acrílica com acabamento semibrilho ou acetinado também são as melhores escolhas.

Na hora de definir as cores, opte pelos tons suaves para criar um ambiente bem relaxante. Bege, branco, rosa, verde e azul são boas opções. Tenha cuidado com cores muito fortes e brilhantes pois em um espaço relativamente pequeno, o resultado por ser exagerado.

Quartos

Nos quartos, convém utilizar a tinta acrílica com acabamento fosco ou acetinado. Além de oferecer uma cobertura superior, essas tintas criam um efeito aveludado, adicionando muito mais elegância ao ambiente.

Já para a escolha das cores, é preciso levar em consideração a personalidade de quem vai ocupar o espaço.

Se você quer usar o quarto apenas para relaxar, aposte em uma paleta com as cores verde, azul, cinza ou outros tons neutros que proporcionam a sensação de tranquilidade.

Mas se o quarto também vai ter outra função, como um lugar de estudos, por exemplo, opte por uma cor mais estimulante, como o amarelo, laranja ou roxo.

Qual é a melhor tinta para cada ambiente

Qual é a melhor tinta para cada ambiente

Fundos Arquitetura

Sala

A sala é um ambiente de socialização para reunir a família e as visitas. Por causa do grande fluxo de pessoas no espaço, é preciso escolher uma tinta de boa qualidade.

Nesse espaço, você pode investir em uma tinta acrílica com acabamento semibrilho ou acetinado. Outra opção é a látex PVA, uma das mais tintas mais comuns e específicas para áreas internas.

Em relação à cor das paredes da sala, você pode escolher tons mais aconchegantes, como o amarelo. Cores neutras, como o bege e o cinza também ficam muito bem nesse espaço. Mas, se quiser ousar, escolha tons escuros que complementem a decoração do ambiente..

Qual é a melhor tinta para cada ambiente

INDESIGN ARQUITETURA

Veja também: “8 Truques para pintar sua casa igual um profissional – Entenda Antes!”

Fachada

Os ambientes externos precisam de atenção redobrada na escolha da tinta. Por ser uma área exposta à intempéries, o material precisa ser bem resistente.

A tinta acrílica elástica é ideal para fachadas e paredes externas. Esse tipo de tinta possui uma resina que cria uma superfície impermeável com maior durabilidade e proteção contra os efeitos climáticos, infiltrações e mofo.

Para escolher a cor certa para sua fachada, é preciso levar em consideração o estilo arquitetônico da casa e a sensação que deseja transmitir. Cores neutras, como branco, cinza e bege e os tons terrosos são algumas sugestões clássicas.

Qual é a melhor tinta para cada ambiente

Bruna Alvim Campos

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário