O que são pré-moldados? Qual a diferença entre os pré-fabricados?

servir de imagem destaque para o artigo

A construção civil está sempre se modernizando e, com isso, o aumento da procura por materiais que agilizam as obras. Porém, além de agilizar, é importante procurar materiais com outros benefícios, como um desconto maior, mais praticidade etc.

Dessa forma, iremos falar sobre um tipo de material que tem popularidade em outros países e, agora no Brasil. Mas, enfim, que materiais são esses?

Carregando o assistente...

Aguarde, nosso assistente ajudará você a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio

Aguarde, carregando!

O Entenda Antes te ajuda a realizar o seu projeto.

Conte-nos o que você precisa e receba até 4 propostas de profissionais ou empresas próximos de você!

100% seguro
Cinco estrelas
Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu projeto fechando o melhor negócio!

Preencha algumas informações para realizarmos a indicação dos profissionais e empresas certas

Conheça os pré-moldados

É possível identificar uma estrutura com pré-moldados, pois geralmente são aquelas de concreto com elementos estruturais, como vigas, pilares e lajes. Além disso, os materiais pré-moldados não são tão rigorosos quanto ao seu controle de qualidade. E, também, é produzido fora do local em que é instalado.

No entanto, é indispensável que as empresas de construção tenham um maior aperfeiçoamento em relação ao nível de inspeção e fiscalização.

mostrar uma laje pré-moldada

A imagem acima mostra uma laje com materiais pré-moldados. Outrossim, clique aqui para ler o artigo que citamos brevemente os elementos pré-moldados. Inclusive, reutilizamos essa imagem apresentada, já que a mesma se encontra no artigo sobre lajes.

Conheça os pré-fabricados

Os pré-fabricados são semelhantes aos pré-moldados em alguns aspectos. Por exemplo, ambos os tipos são produzidos fora do local de produção, também chamado de local de instalação definitiva.

A produção dos pré-fabricados são feitas de maneira industrial e, durante as etapas de fabricação, são feitos testes de qualidade. Logo, o processo em si tende a ser mais rigoroso. Mas ainda, o produto é registrado com tipo de aço e concreto utilizado, data e assinatura dos responsáveis pelo produto.

mostrar materiais pré-fabricados

É importante ressaltar que, como os elementos pré-fabricados são produzidos e ambientes industriais, se torna de extrema importância que sua mão de obra seja especializada, e que suas etapas sejam feitas com acompanhamento de máquinas e equipamentos especializados.

As vantagens da construção modular

Bom, a construção modular nada mais é do que a construção com elementos pré-fabricados/pré-moldados. Ok, mas, de que forma esses materiais fazem parte da construção modular?

Resumidamente, os elementos pré-moldados e pré-fabricados são o que compõem esse tipo de construção, ou seja, os elementos principais. Dito isso, falaremos algumas vantagens deste tipo de construção.

  • Não gera tanto resíduo: por conta dos materiais serem pré-moldados ou pré-fabricados, ela não gera tanto entulho quanto o modo convencional. Aliás, clique aqui para conferir o que fazer com o entulho gerado na construção.
  • Maior contato com a sustentabilidade: a construção modular elimina a demolição, isso se dá ao fato de ela fácil realocação e as perdas são mínimas. Clique aqui para conhecer mais materiais sustentáveis de uma obra.
  • O tempo de obra é reduzido: a construção convencional gasta uma quantia de tempo mexendo com materiais, produzindo, formando alguns. Então, como a construção modelar não precisa passar por esse processo, ela tende a ser mais rápida.
  • Diferencial tecnológico: a construção conta com tecnologia BIM para visualização de peças, avaliação de desempenho e o reconhecimento de meios para aumentar economia e eficiência.
  • Economia na obra: com o seu tempo de obra e materiais reduzidos a construção acaba se tornando mais barata.

mostrar uma construção que usa materiais pré-moldados ou pré-fabricados

Não esqueça de sempre avaliar o projeto onde serão utilizados esses tipos de materiais, porque dependendo de sua obra, eles podem não ser os essenciais. Por exemplo, os pré-moldados geralmente são usados em pequenas obras, como obras residenciais e os pré-fabricados podem ser usados em grandes projetos, devido a sua maior durabilidade.

E aí, o que achou dos pré-moldados e pré-fabricados? Comente sua opinião e não esqueça de conferir mais artigos como esse acessando nossa Revista Digital.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário