Muro de Arrimo, conheça mais sobre ele

servir de imagem destacada

Hoje em dia muito se sabe sobre a construção civil, inclusive, sobre os elementos essenciais que a compõem. No entanto, esse conhecimento pode ser limitado para algumas etapas da obra, como o Muro de Arrimo, por exemplo.

Sendo assim, hoje falaremos sobre o muro de arrimo, o que é, seus elementos, tipos etc. Confira!

Carregando o assistente...

Aguarde, nosso assistente ajudará você a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio

Aguarde, carregando!

O Entenda Antes te ajuda a realizar o seu projeto.

Conte-nos o que você precisa e receba até 4 propostas de profissionais ou empresas próximos de você!

100% seguro
Cinco estrelas
Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu projeto fechando o melhor negócio!

Preencha algumas informações para realizarmos a indicação dos profissionais e empresas certas

O que é o muro de arrimo?

O muro de arrimo é uma estrutura construída com blocos e seu objetivo é estabilizar as encostas ou taludes próximos as construções, isso em diferentes locais, como pontes, ruas, estradas e áreas urbanas.

O seu objetivo é conter as paredes verticais e/ou quase verticais. Para isso, o muro é construído próximo as paredes, que ficam apoiadas em seu alicerce. Lembrando que, pode ser tanto um alicerce raso quanto um profundo.

Tipos de muro de arrimo

Existem atualmente mais de um tipo de muro de arrimo, abaixo alistaremos alguns tipos, conheça:

Muro de gravidade ou peso

Muro de arrimo por gravidade, são os tipos de muros que seguram os empuxos de terra pelo seu peso. Por isso, não costumam conter grandes desníveis. Ou seja, são mais encontrados em terrenos com desníveis médios ou inferiores a 5 metros. Ainda mais, o muro de arrimo pode ter perfis regulares, escalonados (com degraus) ou trapezoidais (forma de trapézio).

mostrar um desenho do muro de arrimo

Desenho: guiadaengenharia

Existem diversas formas sobre como fazer esses tipos de muro. Entre elas, os muros de alvenaria, pneus, concreto, sacos de solo-cimento ou gabiões.

O muro de gabião é uma estrutura composta por pedras empilhadas em gaiolas, que se parecem com cestos, de arame galvanizado e revestido de PVC. A revista digital do Entenda Antes já falou mais sobre esse tipo de muro, clique aqui para conferir.

mostrar um muro de gabião

A alvenaria de pedra não é tão comum quanto as estruturas de concreto devido ao seu alto custo de obra, enquanto as estruturas de concreto são mais “acessíveis”, claro, isso dependerá do tamanho da obra, por isso que em obras mais simples sua aplicação não é tão comum.

uma imagem de um muro de arrimo feito de alvenaria de pedra

Muro de arrimo com alvenaria de pedra

Os muros considerados mais sustentáveis são os de pneus e os de sacos de solo-cimento, pois utilizam ou reutilizam – isso no caso dos pneus – materiais que seriam descartados. Lembrando que são recomendados para muros de até 5 metros de altura.

uma imagem de um muro de arrimo feito de alvenaria de pneu

uma imagem de um muro de arrimo feito de alvenaria de sacos de solo-cimento

Muro de arrimo com sacos de solo-cimento

Muro de arrimo por flexão

O formato das estruturas dos muro de flexão é diferente, ela contém um formato em “L” que, resiste aos empuxos por flexão. O equilíbrio é garantido através do próprio peso apoiado na base do “L”.

É importante ressaltar que, a altura recomendada para as estruturas com base de “L” é de 2 metros, clássicos ou especiais, isto é entre 2 e 4 metros.

O principal material utilizado nesse tipo de construção é o concreto armado, devido a isso, ele é chamado muitas vezes de muros de concreto armado.

Etapas da construção de um muro de arrimo

A construção de um muro de arrimo não é uma tarefa simples, ela exige muito cuidado e atenção. Sendo assim, colocaremos algumas etapas para a construção do muro de arrimo de concreto armado.

um muro de arrimo com concreto armado

É sempre importante relembrar que a ajuda e auxílio de um profissional é indispensável na obra. Então, nunca se esqueça de recorrer a um profissional antes de iniciar a obra. Vamos separá-las em três etapas principais.

A base do muro de arrimo

  1. A criação do projeto: o primeiro passo é sem dúvidas um dos mais importantes, já que nele serão avaliados o formato do terreno, geometria do muro, melhores materiais, drenagem indicada etc. O profissional indicará as melhores alternativas para o seu caso.
  2. Corte da encosta: as encostas ou vertentes são os lados do terreno a serem cortados. Este corte precisa ser bem executado para que não ocorra nenhum problema que cause danos a obra e a vizinhança. Se o seu muro for para conter um aterro não passará por essa fase.
  3. Abertura da base do muro: nesse passo será aberta ou escavada a base do muro de arrimo, ela é conhecida como sapata, sem ela o muro pode ficar desestruturado e possivelmente instável.

A estruturação do muro de arrimo

  1. Implementação da primeira camada de concreto: agora, será implementada a primeira camada de concreto magro com espessura de no mínimo 5 centímetros. Ela criará uma melhor superfície para as montagens das armaduras e concretagem.
  2. Armações da base: as sapatas serão montadas de acordo com o projeto de obra e elas serão responsáveis por resistir à tensão de tração que ocorrerá durante ao longo do tempo no muro. Junto a isso, monta-se as armaduras que conectarão a base com a parede do muro.
  3. Montagem da sapata: então, a montagem da forma da sapata do muro de arrimo será feita, ela conterá o concreto e dará forma correta à base do muro.
  4. Concretagem do suporte do muro: o concreto usado para a concretagem do suporte ou base, pode ser o feito na obra ou o usinado. Deve-se ter cuidado, o concreto precisa ser vibrado, para que não apareça imprevistos no futuro, como brocas ou outra patologia no futuro.
  5. Levantamento das armações da parede: assim que a base estiver pronta, será montada a parede do muro, isso será feito de acordo com a indicação do projeto.
  6. Levantamento das formas da parede: agora que as armações já estão feitas, o levantamento das formas terá que ser estanques e ainda garantir a perfeita geometria para o muro.
  7. Levantamento do sistema de drenagem: existem duas possibilidades para serem usadas nessa etapa. A primeira, é o uso de barbacãs, que são pequenos tubos de PVC ao longo da estrutura. O intuito dessa etapa é eliminar a água por seus furos. A segunda, é a utilização de um tubo de drenagem entre a encosta e a parede, protegido por uma mata geotêxtil e envolto em um material regular. Esse o tubo, levará a água drenada até o sistema de drenagem pluvial.

A finalização do muro de arrimo

  1. Concretagem da parede do muro: logo após, será a vez do muro ser concretado. Nesse passo, é necessário o cuidado com a quantidade de concreto usado, já que se o muro for alto, é possível que o mesmo perca qualidade durante a concretagem se não cuidado.
  2. Execução do aterro: por fim, será compactado o aterro e executado conforme a indicação do profissional. Ainda, é o ultimo passo caso o objetivo seja conter o aterro.

Essas são algumas das principais etapas para a execução de um muro de arrimo de concreto armado. Essas etapas, podem mudar, seja pelo tamanho do terreno, do muro e o tipo específico de muro escolhido.

Cuidados com o muro de arrimo

Além de buscar um profissional qualificado para o serviço, diremos alguns cuidados à serem tomados com o muro de arrimo. Entre eles estão:

  • Cuidado para que a escavação não cause instabilidade ao muro.
  • Verificar se o sistema de drenagem está sendo executado de forma adequada.
  • Analisar a estabilidade da estrutura e o contudo de talude-contenção.
  • Não é indicado que a construção dos muros de arrimo por gravidade seja em zonas superiores do talude ou encosta.
  • Colocar uma camada de brita entre a terra e os drenos para a tração da água não leve pequenas partículas de água para os drenos, já que isso pode fazer com que os mesmos entupam.

Então, gostou desse artigo? Quer saber mais sobre a construção civil, arquitetura e decoração? Confira a nossa Revista Digital para isso.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário