Você sabe o que é um mezanino?

Atualmente, a busca por imóveis tem aumentado, em específico, os apartamentos. Logo, alguns tipos de apartamentos podem ser menores. E, o mezanino passa a ser procurado para expandir estes locais.

O que é um mezanino?

O mezanino pode ser considerado uma varanda ou sacada que fica no interior da casa. É bastante comum em lofts e apartamentos do tipo Garden. Isto se dá ao fato de sua praticidade e, sem se esquecer da sofisticação.

Então, há várias formas de usá-lo, ele é uma espécie de espaço que fica entre o andar térreo e o andar superior, ou seja, um andar intermediário entre ambos. É possível acessá-lo através de uma escadaria, ela pode ser exclusiva ou comum entre os outros andares.

Carregando o assistente...

Aguarde, nosso assistente ajudará você a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio

Aguarde, carregando!

O Entenda Antes te ajuda a realizar o seu projeto.

Conte-nos o que você precisa e receba até 4 propostas de profissionais ou empresas próximos de você!

100% seguro
Cinco estrelas
Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu projeto fechando o melhor negócio!

Preencha algumas informações para realizarmos a indicação dos profissionais e empresas certas

Apartamento com mezanino

Foto: Diego Revollo

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre a altura ideal para se ter um mezanino, mas isso varia dependendo do local. Algumas cidades podem delimitar uma altura mínima ou máxima para esse tipo de elemento. Mas, é recomendado que o imóvel tenha uma altura que dê para ter um pé direito duplo.

Portanto, se você está à procura de colocar um novo cômodo em seu imóvel, o mezanino pode ser a melhor escolha para você.

Lugares para usar o mezanino

O mezanino pode ser usado em alguns tipos de locais, abaixo citaremos dois:

  • Residencial: pode ser usado de diferentes formas nas residências. Além de dar um ar de sofisticação, o mezanino pode tornar o local mais inovador, já que garante um “cômodo” a mais na residência. Alguns exemplos de finalidades para mezaninos, são home offices, sala de estar, de TV, de jogo, espaço gourmet e sala de leitura. Mas, é bastante usado para adicionar um quarto ao imóvel. Além disso, existem pessoas que utilizam o mezanino como um ambiente de transição ou corredor.
  • Industrial ou Comercial: alguns comércios optam pelos mezaninos para usá-lo como depósito para alguns estoques de materiais. No entanto, é necessário o cuidado com a obra industrial, já que se o peso posto à cima do mezanino for maior do que o mesmo pode aguentar, poderá ocorrer acidentes ou até desabamento. Ademais, ele ainda pode ser usado para aumentar a área do ambiente e criar áreas vips ou camarotes em casas de show.

Materiais para fazer o mezanino

Como foi dito, o mezanino pode ser usado para diferentes razões, desde residenciais até comerciais. Então, tudo dependerá do tipo de construção que será feita. Além do tipo de decoração que será aderida na obra

Sendo assim, é importante mostrar os tipos de materiais que podem ser usados para a construção de um mezanino.

O concreto é um material que pode ser usado para o mezanino. Ele tem grandes vantagens, como: a harmonia com os materiais da casa e a durabilidade. Em contrapartida, utilizá-lo terá algumas desvantagens, como: os resíduos e o tempo prolongado de sua cura.

apartamento com mezanino de concreto

Foto: Graduatechic

O mezanino construído a partir da alvenaria de madeira possui uma vantagem em relação à anterior. Isto é, ela é a alternativa mais rápida para ser usada na construção. Além disso, sua aparência garante um ambiente mais clean ou rústico dependendo do tipo de madeira. Ainda, não produz tanto resíduos quanto o concreto.

Uma desvantagem que pode pesar na hora da decisão é o valor da madeira que, pode ter um custo maior para a compra.

casa com mezanino de madeira

Foto: Vidro Laser

apartamento com mezanino de madeira

As estruturas metálicas, passaram a ser usadas para deixar o ambiente mais leves e trazer uma simplicidade na execução do serviço. Além dessas vantagens, podemos citar a rápida montagem e a finalização. Também, sua ancoragem se torna mais fácil ao ser comparada aos materiais citados. Além disso, a estrutura metálica é a que menos gera entulho desses três, porque seus elementos são pré-moldados.

Alguns tipos de mezanino de estruturas metálicas, são combinados com a madeira, isso contribui para uma maior sofisticação. Inclusive, nossa imagem destacada é uma desse tipo, ela pertence ao escritório “Hype Arquitetura“.

escritório com mezanino com estrutura metalica

Foto: Une Arquitetura

casa pequena com mezanino de estrutura metalica

Contudo, podemos dizer que o mezanino é uma ótima alternativa para aumentar a amplitude de um imóvel. Desse modo, garantindo que novos ambientes sejam utilizados.

Mas, e você? O que achou dele? Nos diga nos comentários se você o construiria um em seu imóvel.

Acesse nossa Revista Digital para ficar por dentro de matérias como essa e vários outros temas relacionados a decoração, arquitetura, construção etc.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário