Descubra o que é um loft e qual o seu conceito – Entenda Antes!

Descubra o que é um loft e qual o seu conceito – Entenda Antes!

Com a procura cada vez maior por imóveis pequenos e funcionais, em razão principalmente econômica, mas também pela diminuição constante de locais disponíveis para construção em grandes cidades, o termo “loft” vem se destacando gradativamente no mundo da construção.

Veja também: O que faz um Designer de Interiores? Entenda Antes!

Confira nesta matéria, um pouco sobre sua origem e se inspire nas características desse modelo para aderir à esta ideia de moradia.


Qual a origem do loft?

Com seu surgimento nos Estados Unidos nas décadas de 60/70, os lofts a princípio foram construídos para serem utilizados como galpões, armazéns, frigorífico ou depósito de fábricas. Em consequência da expansão industrial daquela época, esses locais foram sendo transferidos para outros lugares, fazendo com que os galpões não tivessem mais utilidade, o que acarretou na venda dos mesmos por preços muto baixos.

Havia muitos galpões desativados no bairro de Soho, em Nova York, sendo um dos primeiros a aderir à este estilo de moradia. O bairro tornou-se o pioneiro através da venda dos galpões para amantes da arte, arquitetos, músicos e diversos outros profissionais liberais, que encontraram ali a chance de unir a moradia com seu local de trabalho, fazendo dele também seu ateliê, estúdio, etc.

Com a procura por estes espaços cada vez mais recorrentes na época, os lofts começaram a se tornar gradativamente valorizados, mudado o cenário inicial e sendo procurados por diversas pessoas com alto poder aquisitivo, e até mesmo se tornando palco de grandes filmes Hollywoodianos, o que fez com que este estilo de moradia tivesse a chance de ser apresentado ao mundo.

Conceito de Loft

As principais características de um loft são facilmente identificadas, através dos ambientes que são todos integrados, sem paredes divisórias entres eles, com exceção do banheiro, seu alto pé direito, com altura mínima de 3,20 metros, sendo possível a utilização de um mezanino aonde comumente é disposto o dormitório, tornando-o então um único grande espaço.

Mas as características vão muito além de um espaço amplo com altura considerável. O “loft nova-iorquino”, local em que se deu sua origem, possui diversos traços decorativos industriais, umas vez que inicialmente seus espaços eram utilizados como depósito de fábricas. É possível notar estes traços através das paredes de tijolos à vista, intercalando com o concreto aparente, inexistência de piso e também as tubulações tanto elétrica como hidráulica e de ar condicionado que ficam à mostra.

A decoração industrial e moderna juntas, tornam os lofts conceituais, modernos e despojados, sendo atraído principalmente por muitos jovens.

Como planejar um loft

Antes de qualquer investimento independentemente do que se quer investir, é necessário dispor todos os pontos aos quais se referem o produto. Por esse motivo, abaixo é possível analisar as vantagens e desvantagens de obter um loft:

Vantagens:

O loft foi pensado principalmente para quem necessita de praticidade no dia-a-dia, sua limpeza é mais fácil, tendo em vista que o ambiente é apenas um.

Economia de energia elétrica, levando em consideração a amplitude do ambiente e a distância alcançada pela iluminação artificial quando se faz necessária, pois como característica de um original loft, as grandes janelas presentes no ambiente, facilitam a entrada de iluminação natural e ventilação, dispensando por muitas vezes o ar condicionado, por exemplo.

Considerando que não há divisões entre os ambientes, a residência pode ser personalizada de acordo com seu morador, levando em consideração seus gostos e necessidades, permitindo uma modificação de móveis sempre que se achar necessário, ou até mesmo para se sentir em um novo ambiente.

A sensação de amplitude que ele causa mesmo que o imóvel seja menor do que um convencional, também traz mais leveza ao ambiente, em virtude da ausência de divisão de ambientes.

Veja também: Quais são os diferentes tipos de lâmpadas? Qual a diferença entre elas? Entenda Antes!

Desvantagens:

Embora a integração entre os ambientes seja um diferencial nesse tipo de residência, existem alguns contrapontos que são necessários serem analisados antes de fechar a compra de um loft.

Apesar da ventilação se destacar como uma vantagem nesse ambiente, em razão de grandes aberturas, a mesma pode trazer em contrapartida algumas situações indesejadas, visto que os cheiros se propagam com maior facilidade no ar, especialmente àqueles provenientes da cozinha, ocasionados na preparação de refeições.

Ainda levando em consideração a ventilação do local, é possível que em dias mais quentes, as grandes aberturas não sejam suficientes para ventilar o ambiente, fazendo-se necessário a utilização do ar condicionado em determinados dias do ano, que ainda assim sofrerá uma certa dificuldade de resfriar totalmente o ambiente, tendo em vista sua amplitude.

Ainda que haja pontos negativos ao escolher um loft para morar, existe a possibilidade de fazer com quem essas situações sejam resolvidas através de adaptações condizentes com o problema, não deixando que eles te tornem um empecilho na hora da compra.

Os lofts têm se tornado cada vez mais valorizados nos grandes centros, o que acarreta em uma compra com valores extremamente consideráveis, não saindo por menos do que US$1 milhão em Nova York.

No Brasil a dificuldade de encontrar espaços que remetem à ideia de galpões industriais, faz com que arquitetos, design e apreciadores desse estilo, adaptem o ambiente para que ele se torne o mais parecido possível com os tradicionais lofts nova-iorquinos.

Desse modo, não é necessário desembolsar uma quantia tão elevada como nos lofts estadunidenses, para adotar este modelo de moradia, dado que a combinação da economia disponível para o investimento e um profissional qualificado para tal elaboração e execução do projeto, podem concretizar um desejo tido por muitos como inatingível.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Solicite um orçamento
×